O Canadá é um excelente local para morar, com uma qualidade de vida incrível, além de muitas oportunidades de trabalho para profissionais qualificados. Ao contrário de outros países que não gostam de receber estrangeiros, a meta do Canadá é levar até 1,2 milhões de imigrantes até 2023.
O motivo é simples: o país é grande e há muita demanda por força de trabalho que não consegue ser preenchida somente com canadenses. Quer saber como você pode ser um desses sortudos? Continue a leitura e confira alguns dos melhores programas de imigração para brasileiros que desejam morar no Canadá!
Programas de imigração federais
A vantagem dos programas de imigração federais é que, uma vez que você consegue ser aprovado, pode escolher qualquer província e cidade para morar. Além disso, eles são mais simples de aplicar e, normalmente, exigem uma comprovação de renda menor. No entanto, é preciso atender aos requisitos e competir com outros potenciais imigrantes.
Express Entry
O Express Entry é um dos mais famosos entre os programas de imigração do Canadá. Isso porque ele engloba diversos processos diferentes, que são divididos entre três programas:
- Federal Skilled Trade: voltado para trabalhadores qualificados que desejam se tornar residentes em ocupações que eles classificam em grupos de NOC (Classificação Nacional de Ocupações) específicos. Alguns exemplos são chefs e cozinheiros, açougueiros, padeiros, operações de manutenção e equipamentos, entre outros. Confira mais na página do site oficial.
- Federal Skilled Worker: voltado a trabalhadores qualificados que já possuem experiência de trabalho no exterior e desejam imigrar permanentemente para o Canadá. Os cargos devem estar nos grupos da NOC 0, A ou B. Confira mais na página do site oficial.
- Canadian Experience Class: se você já trabalhou no Canadá com autorização durante, no mínimo, 1 ano, nos últimos 3 anos antes de se inscrever, e é um profissional qualificado, este é o programa mais indicado. Saiba mais sobre ele no site oficial.
Self-employed
Você também pode imigrar para o Canadá como autônomo, desde que tenha experiência relevante em atividades culturais e atletismo e esteja disposto a contribuir com a vida cultural ou atlética do Canadá. Confira melhor os requisitos.
Start-up
O Canadá gosta de empresas inovadoras e quer trazer mais delas para o país. O Programa Start-up Visa faz justamente isso. Porém, é preciso que o empreendedor comprove que o seu negócio é inovador, pode gerar empregos para canadenses e competir em escala global. Entenda melhor na página do programa.
Spouse/Child Sponsorship e Parents Sponsorship
Se você for elegível para se tornar um residente permanente ou um cidadão canadense, também pode patrocinar seu cônjuge, parceiros ou filhos dependentes, pais e avós para que eles se tornem residentes permanentes no Canadá também. Para isso, é preciso comprovar que pode apoiá-los financeiramente e que eles não precisam de assistência social do governo. Saiba mais.
Caregivers
Nós já falamos aqui no blog sobre este tipo de trabalho, que é destinado a pessoas que desejam cuidar de idosos, pessoas com deficiência ou crianças. Por meio dele você pode trabalhar por até 5 anos e depois obter residência permanente. Confira nosso artigo sobre caregiver no Canadá.
Observação:
O Canadá também tinha um programa para investidores, mas ele foi encerrado em junho de 2014.
Programas de imigração provinciais
Nos programas de imigração provinciais (Provincial Nominees), você aplica para um dos processos disponíveis em uma província específica e, ao ser nomeado pela província, aplica para o pedido de residência permanente. É como se você solicitasse primeiro a autorização da província que, ao aprovar, libera o seu perfil para solicitar a residência permanente no país.
A vantagem desses programas é que eles são menos concorridos, mas é preciso ressaltar que você deve se estabelecer na província que aplicou. Além disso, alguns desses programas são atrelados ao Express Entry, o que significa que você precisará atender aos requisitos deste programa para receber o convite da província.
O Canadá tem 10 províncias atualmente e cada uma delas conta com programas diferentes, principalmente Quebec, que tem regras e especificações bem distintas das demais províncias. Conheça os programas de cada uma delas nos links abaixo:
- Alberta (AINP)
- Columbia Britânica (BC PNP)
- Manitoba (MPNP)
- Nova Brunswick (NBPNP)
- Terra Nova e Labrador (NLPNP)
- Nova Escócia (NSNP)
- Ontário (OINP)
- Ilha Príncipe Eduardo (PEI PNP)
- Saskatchewan (SINP)
- Quebec
- Territórios do Noroeste, Nunavut e Yukon
Existem mais de 80 programas de imigração no Canadá. É importante conhecê-los para saber em quais deles você tem uma chance maior de conseguir a aprovação.
Alguns artigos que achamos que você pode gostar:
Conheça os programas de imigração para Alberta!
Quer imigrar para Ontário? Conheça o OINP!
Self-employed no Canadá: o programa de imigração para autônomos
Já pensou em abrir sua startup no Canadá? Saiba como isso é possível!
Você também pode contar com o apoio da Empreender no Canadá, que conhece os programas e te ajuda, por meio de uma análise de perfil e objetivos a realizar as melhores escolhas e ainda instrui e acompanha você em todo o processo. Entre em contato conosco!
***
Se o seu sonho é morar no Canadá, o primeiro passo para a sua jornada é o intercâmbio. Por meio dele, você pode desenvolver seu inglês, conhecer melhor o país, realizar um curso profissionalizante em uma instituição de ensino canadense e ainda obter experiência de trabalho no país.
Esses pontos são muito relevantes e facilitam a aprovação do processo de residência permanente. A Canada Ponto Intercâmbio, empresa do nosso grupo, oferece todo o suporte nessa jornada para que você comece agora mesmo. Confira os programas de intercâmbio disponíveis e outras informações!