Nós já falamos aqui no blog sobre o Au pair, que é um programa similar ao Caregiver no Canadá, com a diferença de que o Au Pair é um intercâmbio cultural, proporciona o visto de estudando. Já o Caregiver tem o visto de trabalho, é regulamentado e pode ser o caminho para você obter a residência permanente. Quer conhecer melhor este programa? Continue a leitura!
O que é Caregiver?
O Caregiver é um programa em que você se torna um cuidador, seja de idosos, pessoas com deficiência ou crianças. Nos últimos anos o programa canadense passou por algumas mudanças importantes, tanto para estimular a vinda de estrangeiros para trabalhar como Caregivers no Canadá, como para facilitar o processo de aplicação e processamento do visto.
Home Child Care Provider / Home Support Worker Pilot
Em junho de 2019 o programa Home Child Care Provider Pilot, também conhecido como Home Support Worker Pilot passou a funcionar. Quando ele passou a ser aceito, o programa antigo, Live-in Caregiver Program, deixou de receber aplicações. Assim como seu antecessor, este programa é voltado para pessoas que desejam ser residentes permanentes no Canadá.
No entanto, para obter o visto de residência permanente, você precisará acumular as horas necessárias. Pode-se dizer, portanto, que este é um caminho para a sua imigração.
Vale ressaltar também, que este programa não é válido para Québec, uma vez que esta província conta com programas de imigração diferenciados. Caso seu sonho seja morar em Quebec, uma opção é fazer o processo em outra província e só após obter o status de residente permanente, se mudar.
Requisitos para ser Caregiver no Canadá
Tanto homens como mulheres podem participar deste programa e não há um limite de idade. No entanto, você precisa ser qualificado na área em que está se dispondo a trabalhar, por meio de um curso superior, e comprovar a habilidade de realizar o serviço.
O governo solicita documentos para essa comprovação que podem incluir carteira de trabalho assinada, carta de recomendação do último empregador, comprovante de pagamento, cópias das certificações na área e documentos extras que comprovem suas habilidades na área, como documentações de trabalhos voluntários.
Não pode ter passagem na polícia e precisa passar no exame médico e no teste de inglês ou francês. Veja o guia de aplicação do site do governo canadense.
Diferenciais deste programa
Se você atender os requisitos de elegibilidade e tiver uma oferta de emprego para uma ocupação de Caregiver, recebe uma autorização de trabalho de até 5 anos e, depois, pode obter a residência permanente.
Esta permissão é restrita às ocupações relacionadas ao setor de Caregivers para cuidados infantis domiciliares e apoio domiciliar, sendo elas definidas pelos seguintes NOCs:
- provedor de cuidados infantis domiciliares – NOC 4411 (experiência como pai adotivo não conta)
- trabalhador de apoio ao domicílio – NOC 4412 (experiência como dona de casa não conta)
Como vantagem, você não precisa apresentar a LMIA (Avaliação de Impacto no Mercado de Trabalho) como ocorre em outros programas de imigração. Além disso, pode trazer seus familiares para o país e eles podem estudar ou trabalhar enquanto estiverem aqui. No site eles informam o procedimento para:
Quem nunca trabalhou em tempo integral como cuidador no Canadá;
Está trabalhando ou trabalhou recentemente, mas por menos de 24 meses;
Tem mais de 24 meses de experiência como cuidador no Canadá nos últimos 36 meses.
Encontrando as famílias
Além de se inscrever no programa, você vai precisar procurar famílias que estejam procurando por este tipo de profissional. Não é obrigado morar com a família, mas é preciso considerar também o valor do aluguel da região e o salário recebido.
Verifique também se a família solicitará que você realize tarefas domésticas e se a proposta do trabalho ofertado lhe agrada. Alguns sites ajudam na busca, como o Canadian Nanny. Você também pode entrar em grupos de Facebook das regiões em que você pretende morar e verificar os anúncios de vagas do setor.
Apesar destas serem as características principais deste programa, existem ainda outros pormenores que precisam ser avaliados. Por isso, é sempre recomendado que você procure ajuda especializada para realizar o processo.
Veja aqui também outras informações sobre o programa.
Se você trabalha nesta área e quer imigrar como Caregiver no Canadá, nós podemos auxiliar no processo e indicar as melhores maneiras para que você conquiste este objetivo. Entre em contato conosco!