Empreender

Self-employed no Canadá: o programa de imigração para autônomos

Pinterest LinkedIn Tumblr

São elegíveis para imigrar como self-employed no Canadá os trabalhadores autônomos independentes que tem experiência relevante, pretendem e são capazes de trabalhar de forma independente no país. Eles também devem contribuir para a economia do Canadá em uma das áreas elegíveis, que são relacionadas a atividades culturais ou atletismo.

Se você se encaixa nessa descrição e tem interesse em imigrar para o Canadá, entenda melhor sobre esse processo abaixo!

Experiência necessária para imigrar como self-employed no Canadá

Como dito acima, para imigrar para o Canadá como self-employed, você precisa trabalhar em uma área relacionada a atividades culturais ou atletismo. Veja os requisitos iniciais:

Atividades culturais – dois períodos de um ano trabalhando por conta própria em atividades culturais ou participando em atividades culturais de nível mundial. Se você também tiver um ano em cada uma dessas modalidades também serve.

Atletismo – dois períodos de um ano sendo autônomo no atletismo ou participando de atividades de atletismo em nível mundial. Também serve uma combinação de um ano em cada modalidade.

Seleção

Além da experiência comprovada, existem alguns critérios usados para a seleção. Para ser elegível é preciso completar no mínimo 35 pontos e cada critério tem uma pontuação máxima. Aqui estão eles:

  • Educação – 25 pontos
  • Experiência – 35 pontos
  • Idade – 10 pontos
  • Habilidades em inglês e/ou Francês – 24 pontos
  • Adaptabilidade – 6 pontos

O total máximo da pontuação é 100. Na idade, por exemplo, quem tiver entre 21 e 49 anos ganha a pontuação máxima da categoria. Já na categoria de experiência, a pontuação máxima vai para quem tiver 5 anos de experiência relevante.

No quesito de adaptabilidade, contam pontos para quem trabalhou ou estudou no Canadá ou tem um cônjuge, acompanhante ou parceiro que realizou essas atividades. Portanto, se você ainda não tem a pontuação necessária, um intercâmbio pode te ajudar bastante.

Você pode conferir todos esses dados no site oficial. O próprio site avisa que essa pontuação pode mudar, portanto, é bom conferir antes de iniciar o processo. Também pode ser necessário que você passe por uma entrevista, caso as informações não estejam claras ou existam lacunas nos documentos que você forneceu.

Outros requisitos

Você e a sua família também precisarão realizar alguns exames médicos, comprovar a renda e apresentar um histórico criminal, por questões de segurança. Também é indicado escrever uma carta de intenção, informando a trajetória profissional dos últimos 5 anos.

Inclua os projetos que participou, atividades desenvolvidas, motivos de imigrar para o Canadá e outras informações que possam convencer que suas atividades são necessárias para a cidade que pretende ir.

Observações

Quebec tem seu próprio processo de imigração, para conferi-lo você pode acessar o site oficial.

Antigamente era permitido que outra categoria utilizasse o programa self-employed, que eram os administradores de fazendas. No entanto, de acordo com uma nota do site oficial, desde março de 2018 eles não estão mais aceitando novos inscritos desta categoria.

Empreendedor x self-employed

Embora muita gente se confunda, há uma diferença nos programas de imigração de empreendedores e self-employed. Como autônomo, você precisa demonstrar interesse e capacidade de exercer sua função no Canadá, mas não precisa trabalhar nela obrigatoriamente.

Já como empreendedor, você terá de demonstrar a capacidade de montar um negócio no seu segmento. Também terá de comprovar que ele deu certo para que o processo de imigração seja finalizado.

Se você não se encaixa no programa Self-employed, nem é empreendedor, verifique a possibilidade de se encaixar como Skilled Workers, que são escolhidos de acordo com fatores semelhantes, mas têm outros requisitos e passam pelo processo Express Entry.

Embora a Empreender no Canadá não realize processos governamentais como imigração, nossas parcerias podem ser um adicional no seu plano de decisão. Seja para utilizar o programa self-employed no Canadá ou alguma outra forma de imigração, nós temos um time de profissionais que podem te auxiliar neste processo!

Fonte: Canada Ponto

 

Write A Comment