Empreender

Quer imigrar para Ontário? Conheça o OINP!

Pinterest LinkedIn Tumblr

Ontário é um destino muito procurado por imigrantes. Além de ser a região mais populosa, é também o centro econômico do país. Sua capital, Toronto, é a maior cidade do Canadá, com mais de seis milhões de habitantes e diversas oportunidades de trabalho, estudo e ótima qualidade de vida. Se você tem vontade de se estabelecer na província de Ontário, saiba que há um programa de imigração que pode facilitar o processo, que é o Ontario Immigration Nominee Program (OINP).

Neste artigo falaremos sobre as categorias existentes dentro do programa e como você pode se preparar para iniciar o processo. Confira!

O que é o OINP?

Apesar de ter algumas regras em comum por conta das estipulações do governo federal, cada província do Canadá possui um programa de imigração diferente. Eles costumam ser direcionados conforme a necessidade de cada região. No caso de Ontário, é possível utilizar o Ontario Immigrant Nominee Program (OINP).

Este programa é controlado pelo governo de Ontario em parceria com o federal, através do Immigration, Refugees and Citizienship Canada e tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento econômico e no mercado de trabalho da província.

Ele possui três categorias que se diferenciam, além de várias subdivisões dentro delas e, por ser uma das províncias mais procuradas, a maioria das categorias do OINP não ficam abertas o ano todo. É preciso estar atento, pois alguns deles se encerram muito rapidamente.

Quais são as categorias do programa de imigração de Ontário?

Como dito, é preciso estar atento as oportunidades para quando uma categoria abrir e também é necessário preparar-se. Sabendo como elas funcionam e quais são os requisitos fica bem mais fácil se planejar. Verifique abaixo as categorias.

Human Capital

Com cinco fluxos, o Human Capital tem duas categorias, a Ontario’s Express Entry streams e o International Graduates streams. A Ontario’s Express Entry é subdividida em três grupos:

  • Human Capital Priorities Stream: destinada a quem tem perfil ativo no Express Entry e 400 pontos ou mais. Neste caso, quem coloca no cadastro o interesse em imigrar para Ontário, dependendo das qualificações, é possível ser convidado pela província para aplicar para o programa.
  • French-Speaking Skilled Worker Stream: candidatos que tenham habilidades na língua francesa e inglesa, além de experiência de trabalho qualificada, educação e outros requisitos que permitam integrar-se ao mercado de trabalho à comunidade de Ontário.
  • Skills Trades Stream: para participar deste programa é necessário ser um profissional do comércio e possui experiência profissional recente em Ontário.

Já o International Graduates Streams é voltado a estudantes internacionais que fizeram metrado ou doutorado em uma universidade elegível de Ontário. Ele tem dois fluxos, o Masters Graduate Stream (para quem fez mestrado) e o PhD Graduate Stream (para quem fez doutorado). Em ambos os casos não é necessário ter recebido uma oferta de emprego.

Employer Job Offer Category

Nesta outra categoria do OINP é necessário que uma empresa oferte uma oportunidade de emprego em Ontário. Você pode, ou não, estar morando no Canadá no momento da inscrição. Existem três subdivisões desta categoria:

  • Foreign Worker Stream: a empresa canadense oferece a oportunidade de trabalho em um cargo qualificado. O profissional precisa ter, no mínimo dois anos de experiência comprovada no cargo e a empresa tem que cumprir com os requisitos também. Lembrando que é considerado como qualificado os cargos com NOC Skill Type 0 ou Skill Level A ou B.
  • International Student Stream: estudantes internacionais que possuem um diploma ou degree também podem receber ofertas para trabalhar na província de Ontário e se estabelecer como residentes permanentes com o suporte do empregador.
  • In-Demand Skills Stream: este fluxo é destinado a estrangeiros que possuam a qualificação em ocupações específicas por demanda, como construção, T.I., agricultura, entre outras.

Business Category

Esta categoria é destinada a empresas e empreendedores e se divide em dois tipos: Corporate Stream e Entrepreneur Stream. No Corporate Stream podem ser aplicadas empresas que desejam expandir para Ontário ou para quem deseja comprar uma empresa existente. Nele, todos os funcionários principais podem ser elegidos para receber um certificado de nomeação provincial, que facilita a residência permanente.

Já o Entrepreneur Stream é votado para atrair pessoas que querem implementar uma nova iniciativa comercial ou comprar uma empresa existente. Quem é aprovado recebe uma carta de apoio temporário e permissão de trabalho, além de um contrato de desempenho. Se todos os requisitos estipulados são cumpridos, o candidato tem a oportunidade de obter o status de residente permanente.

Se você tem vontade de imigrar para Ontário por meio do OINP, nossa primeira dica é: faça uma consulta conosco. Podemos ofertar mais vantagens ou indicar outras opções que se adequam melhor, conforme a situação. Entre em contato conosco!

Fonte: Canada Ponto

Write A Comment