Já pensou em morar em um país seguro, com transporte que funciona bem, acolhe imigrantes e tem um bom sistema de saúde e educação? Então morar no Canadá pode ser sua melhor opção.
Existem várias formas de realizar este objetivo. Você pode vir passar um ou dois anos estudando, trabalhar por algum tempo ou mesmo tentar a residência permanente. Varia muito com o seu objetivo de vida.
Considerado um dos 15 melhores países para se viver no mundo, ele ainda conta com a necessidade de receber estrangeiros para movimentar a economia, facilitando cada vez mais a vinda de mão de obra capacitada para o país. Quer saber como aproveitar essa oportunidade? Confira o artigo abaixo!
Morar no Canadá por meio de estudos
Uma das maneiras de morar no país um tempo e ver se consegue se adaptar é fazendo um intercâmbio. Você pode fazer um curso de idiomas, universitário ou profissional. Lembrando que o curso de idiomas não permite que você trabalhe enquanto estuda, já o profissionalizante, conhecido como College permite.
Alguns cursos inclusive possibilitam que você obtenha o PGWP e consiga permanecer no país durante o mesmo período que estudou. Se o seu curso teve dois anos de duração, por exemplo, você pode ter permissão para ficar trabalhando no país por mais dois anos.
Porém, é preciso conhecer as regras para escolher um curso que esteja dentro dos parâmetros para o PGWP.
Morar no Canadá a convite de uma empresa
Outro meio de morar no Canadá é recebendo um convite de uma empresa canadense. Neste caso, é a empresa que providencia muito da parte burocrática e você pode ter um visto de residência temporária e uma autorização de trabalho enquanto estiver empregado naquela instituição.
Devido a falta de mão de obra, muitos empregadores procuram estrangeiros para preencher as vagas. É possível aplicar para elas por meio de sites canadenses de emprego e até no LinkedIn.
Imigrar por meio do Express Entry
O Express Entry é um programa que abrange diversas categorias de programas de imigração. Você pode aplicar para ele estando dentro ou fora do país. Precisa preencher alguns formulários com informações pessoais, então o governo avalia sua pontuação, que leva em consideração experiências e habilidades acadêmicas e profissionais. Quanto mais pontos, maiores as chances de conseguir imigrar. Saiba mais sobre o Express Entry aqui.
Morar no Canadá com a família
Uma das principais dúvidas de quem quer morar no Canadá é a possibilidade de levar a família. Atualmente existem muitas configurações de família, mas a imigração canadense considera como família os dependentes diretos do aplicante ao visto, como filhos e cônjuges.
Vale lembrar que a união estável não é muito relevante, portanto será preciso comprovar de outras maneiras a constituição familiar, como contas bancárias conjuntas, um imóvel no nome de ambos, entre outros.
Para conseguir o visto, o aplicante principal é o mais importante. Ele deve se enquadrar em um dos programas e comprovar a maior parte da renda. O cônjuge pode estudar ou trabalhar no país e as crianças podem ter um visto para estudar.
Se os pais são separados e ambos têm a guarda do filho, mas somente uma das partes vai morar no Canadá, a outra deve assinar uma autorização para que o filho possa imigrar com o outro progenitor.
Agora que você já sabe como morar no Canadá, conheça as principais cidades do país e escolha o seu destino!