Cidades do Canadá: um guia sobre as principais cidades canadenses

Pinterest LinkedIn

Você já conhece as cidades do Canadá? Se você tem planos de morar no país, precisa estar atento para as características de cada uma e realizar a escolha baseando-se em seus objetivos.

Caso queira abrir um negócio, por exemplo, será que a melhor opção é uma cidade mais metropolitana ou uma cidade mais interiorana? O segmento do negócio seria mais atrativo para pessoas que gostam do estilo de vida saudável ou de vida noturna?

Se você procura por oportunidades de emprego, em quais cidades terá chances de encontrar mais oportunidades? E o custo de vida de cada uma?

São questões que precisam ser respondidas e as respostas servirão de apoio, juntamente com o conhecimento sobre as cidades do Canadá, para realizar a melhor escolha. Confira agora as principais cidades canadenses e suas características!

Índice

  1. Vancouver
  2. Toronto
  3. Ottawa
  4. Victoria
  5. Quebec
  6. Montreal

1. Vancouver

Se você gosta de beleza natural, praias, ilhas e atividades ao ar livre, Vancouver é a mais indicada entre as cidades do Canadá. Ela também conta com a vantagem de ter um clima agradável, pois raramente fica abaixo dos zero graus e neva pouco.

Por outro lado, também é popularmente conhecida como “Raincouver”, por chover muito. O guarda-chuva precisa estar sempre por perto.

Quanto às oportunidades, Vancouver é conhecida por sua veia cinematográfica, não sendo estranho esbarrar com equipes de gravações de filmes e seriados em suas ruas. Muitas das cenas de “Supernatural” foram gravadas lá, o mesmo ocorre com “Once Upon a Time” e o filme “Deadpool”.

A cidade também tem grandes programas inovadores na área de sustentabilidade ambiental, inclusão, acessibilidade e T.I.

Sistema de Transporte

O sistema de transporte de Vancouver é incrível. Ele integra a região chamada de Metro Vancouver, que atende também as cidades adjacentes. O sistema de transporte conta com ônibus, SkyTrain (metrô) e Seabus (barcos). Morar mais distante do centro não é um problema, pois há o West Coast Express que transporta os trabalhadores e funciona durante a semana.

Para pagar pelo transporte, você pode utilizar o CompassCard e usar quantas vezes quiser os meios de locomoção de acordo com o plano adquirido.

Pontos Turísticos

Quanto às opções de lazer, não faltam opções para você se divertir. Para começar, você consegue explorar o centro a pé. É que a cidade é grande, mas o centro é bem compacto.

As atrações turísticas locais incluem passeios em lindos parques, como o Stanley Park. Nele você encontra o Vancouver Aquarium e duas praias. Pode pedalar, mergulhar no mar e ainda dar uma volta para conferir a beleza estonteante do local.

Além disso, um ponto muito famoso entre os turistas é o Canada Place. Construído para abrigar a World Fair de 1986, hoje ele é um marco da cidade. Além de estar localizado em frente ao mar, ele abriga o Centro de Convenções de Vancouver, um hotel e a FlyOver Canada (um simulador que proporciona a experiência de voar pelo Canadá).

Também recomendamos que você conheça o bairro de Gastown, conhecido pelo famoso relógio a vapor de 5 metros de altura, construído na década de 70 — o Steam Clock. Ela também é considerada uma região alternativa e boêmia, com cafés, restaurantes e bares.

Em Granville Island você encontra um mercado público muito bom, além de ateliês, cinemas, e muito mais. Como ela é uma pequena península, você consegue chegar por terra ou usando os False Creek Ferries, pequenas embarcações que percorrem áreas da cidade e circulam entre as ilhas.

Custo de vida

O custo de vida de Vancouver não é tão elevado, quando comparado a outras cidades do país e até mesmo de capitais brasileiras. Mesmo que você opte por viver longe do centro, que são áreas mais econômicas, terá a possibilidade de usar transporte público de qualidade, além de segurança e infraestrutura.

De acordo com o site Numbeo, o aluguel mensal de 1 quarto no centro da cidade é 1.999,39 C$ e fora do centro o valor é de 1.585,13 C$.

2. Toronto

Toronto é uma grande metrópole, sendo a cidade canadense mais populosa do país. Ela é a que tem a maior variedade de restaurantes, shows e casas noturnas, muito também por conta da quantidade de imigrantes, que cria uma mistura multicultural muito interessante.

O ritmo da cidade é bastante acelerado e ela abriga o maior centro de negócios de todo o Canadá. Isso significa uma vida mais corrida, mas também mais oportunidades de trabalho.

Sistema de Transporte

Em Toronto o sistema de transporte é feito pela Toronto Transit Commission (TTC), ele é considerado um dos melhores da América do Norte. Ele conta com metrô, ônibus e bondes elétricos e é integrado a diversos aplicativos parceiros, incluindo o Google Maps.

O pagamento é feito por meio do PRESTO card. Com ele é possível se locomover por toda a área metropolitana de Toronto, além de Hamilton (GTHA) e em Ottawa.

Pontos Turísticos

Toronto é uma das grandes cidades do Canadá e tem muitas atrações e atividades. A CN Tower é o edifício mais alto do país e tem impressionantes 553 metros de altura. O mirante fica a 342 metros do chão e você o acessa em um elevador panorâmico. Lá em cima, a vista é deslumbrante.

Mesmo nos dias mais frios do inverno, a cidade não para. O PATH é um centro subterrâneo de quatro pisos que abriga inúmeras opções de comércios e lazer. Ele é conectado a estações de metrô e é completamente climatizado.

No verão você pode aproveitar para visitar a Toronto Islands, um pequeno arquipélago a 20 minutos de balsa do centro de Toronto. Ele conta com atrações como Centreville Amusement Park, Farol de Gibraltar, praias, jardim e uma loja que faz aluguel de bicicletas.

Também é em Toronto que está localizado o Ripley’s Aquarium of Canada, o maior aquário do país. Ele fica ao lado da CN Tower e é realmente muito bonito.

Além desses ainda podemos citar o Royal Ontario Museum, a Casa Loma, o St Lawrence Market (ótimo para fazer compras e se deliciar com o sanduíche de Peamel Bacon), o Rogers Centre e praias muito legais para passar um tempo e relaxar.

Custo de vida

O custo de vida em Toronto não é dos mais baratos, pois é uma cidade muito movimentada e procurada por canadenses e imigrantes. De acordo com o Numbeo, o aluguel de um apartamento com 1 quarto no centro da cidade custa, em média, 1.999,53 C$ e, fora do centro, 1.728,66 C$.

Por isso, muitas pessoas que vêm morar por aqui dividem o apartamento com amigos. Além disso, é válido ressaltar que o salário líquido é de, em média, 4.098,49 C$. O aluguel é maior, mas o poder de compra também é. No início, pode ser difícil se estabelecer em Toronto, mas com o tempo, você pode ter mais chances de morar na cidade.

3. Ottawa

Ottawa é a capital do Canadá e conta com muitos edifícios modernos, além de prédios históricos e parques. Ela tem o título de maior nível educacional do país, com centros de pesquisas, diversas instituições de ensino, além de museus e galerias de arte.

Está em 24º lugar nos melhores índices de qualidade de vida do mundo e tem taxas de desemprego muito baixas. Também é palco de festivais e shows, sendo que no inverno há diversas atividades gratuitas, sendo uma delas a patinação no Canal Rideau que se torna a maior pista de patinação de gelo do mundo.

Sistema de Transporte

Em Ottawa existem duas empresas que administram o transporte público: a OC Transpo e a La Société de Transport de l’Outaouais (STO), sendo que esta última faz fronteira com Quebec. Elas funcionam de forma integrada e juntas disponibilizam ônibus e lightrail (um veículo leve que anda sob trilhos).

Por lá não tem metrô, mas tem os O-Train, que são trens rápidos e frequentes e percorrem duas linhas ferroviárias. Assim como em Toronto, também é possível realizar o pagamento das passagens por meio do PRESTO card.

Pontos Turísticos

Ottawa é uma cidade repleta de atrações turísticas e opções de lazer. O Fairmont Château Laurier é um dos hotéis mais luxuosos e tradicionais do país. Ele foi construído a beira do Canal Rideau e tem uma vista incrível para o Parliament Hill e para o rio Ottawa. Sua arquitetura é inspirada em clássicos castelos franceses.

E por falar no Parliament Hill, esta também é uma atração turística. Lá estão localizados os prédios do parlamento e a sede do governo nacional. As visitas guiadas são gratuitas, confira a programação.

O ByWard Market conta com restaurantes de diversos lugares do mundo, além de lojas de artesanato e lembrancinhas, lojas de roupas e muito mais. Em seu entorno estão localizadas diversas opções de lazer e pontos turísticos, é possível parar para um almoço e seguir conhecendo mais da cidade.

Não há como deixar de fora o Canal Rideau. Considerado patrimônio da Unesco, antigamente era utilizado para o transporte das pessoas entre Ottawa/Montreal e Kingston. Agora ele é um local de lazer, onde as pessoas praticam exercícios físicos e relaxam. Alguns eventos também ocorrem por lá e, de dezembro a março (inverno), ele vira uma enorme pista de patinação no gelo, com quase 8 km de extensão.

Custo de vida

O custo de vida em Ottawa é um dos menores da área metropolitana do Canadá. De acordo com o Numbeo, o valor mensal do aluguel de 1 quarto no centro da cidade custa em torno de 1,596.15 C$ e 1,241.85C$. Menor que o de Toronto e Vancouver, por exemplo.

Nossos parceiros da Canada Ponto têm um artigo bem legal sobre o custo de vida de um casal em Ottawa, confira aqui.

4. Victoria

Localizada na Ilha de Vancouver está a cidade de Victoria, a capital de British Columbia. Ela é uma das cidades do Canadá cujas belezas são estonteantes. Tem belos jardins, arquitetura histórica, clima agradável e vistas incríveis, além de águas claríssimas, que chegaram a dar o status de um dos melhores destinos do mundo para mergulho.

É uma cidade mais tranquila e sua principal renda vem do turismo. Por lá as atrações turísticas são marinas, complexos para observação de orcas, além de museus e zoológicos.

Sistema de Transporte

O sistema de transporte público de Victoria é administrado pela BC Transit e opera com várias linhas e horários de ônibus, mas não tem trem, nem metrô. Um dos diferenciais é a possibilidade de enviar um SMS com o número da Stop ID, que fica na placa do ponto de ônibus e o número do ônibus que espera para saber quando ele vai passar.

Existem diversos meios de pagamento, com diferenciação para estudantes, passes diários e passes mensais. Todas as informações sobre como pagar estão no site da BC Transit.

Pontos Turísticos

Victoria é a cidade mais antiga do noroeste do Pacífico e as construções históricas são, por si só, pontos turísticos muito legais para se conhecer. Um exemplo é o British Columbia Parliament Buildings, construído entre 1893 e 1897 e tem tamanho e estilo deslumbrantes. As visitas guiadas são gratuitas.

Victoria também é conhecida como a “cidade dos jardins” e parques como Beacon Hill e Butchart Gardens são ótimas opções para desfrutar de áreas verdes, lindas flores, playgrounds e muitos jardins.

Visite também a Chinatown, o Museu Real da Colúmbia Britânica, a Christ Church e o Craigdarroch Castle. Você não vai se arrepender.

Custo de vida

O custo do aluguel em Victoria é mais em conta do que nas grandes metrópoles. O site Numbeo informa que a média do aluguel mensal em um apartamento de 1 quarto no centro é de 1,632.66 C$ e, fora do centro é 1,349.03 C$.

5. Quebec City

Quebec é uma cidade canadense que alia o passado e o futuro em perfeita harmonia, uma vez que é muito moderna, mas ainda conserva a arquitetura medieval de séculos passados. Também é conhecida pelo estilo de vida francês, sendo que 80% da cidade fala o idioma e não é raro encontrar placas, menus de restaurantes e outras informações em francês.

O turismo é muito forte justamente por conta dos prédios históricos como o castelo Château Frontenac (hoje um hotel de luxo) e a cidadela de Quebec, um museu onde você pode conhecer ainda mais sobre a história da cidade.

Já o clima tem seus extremos, com um inverno rigoroso e um verão bastante quente e úmido. A economia é baseada em setores como o farmacêutico e de biotecnologia, conhecimento e o aeroespacial. Lá também está localizado um dos pólos tecnológicos mais expressivos do Canadá. Realmente é uma junção da modernidade e do passado histórico, não é?

Sistema de Transporte

O transporte da cidade de Quebec é pontual e moderno, oferecido pela A Réseau de transport de la Capitale (Rede de Transportes da Cidade de Quebec). A cidade conta com ônibus e métrobus (uma mistura de ônibus com metrô), além da bicicleta ser um meio de transporte popular na cidade.

Além do pagamento em dinheiro, o cartão usado para pagamento é o OPUS. Existem passes diferenciados também para pagamentos mensais e até alguns voltados para turistas. Confira no site oficial da empresa.

Pontos Turísticos

O principal ponto turístico de Quebec é a “Old Quebec”. O local foi ponto de partida para a fundação da cidade em 1.608 e as construções ao estilo francês são um charme à parte. As pequenas ruas são repletas de restaurantes, bares, cafés, praças, igrejas, museus e muito mais.

Um passeio na região já vai proporcionar que você conheça diversos pontos turísticos como as Fortificações de Québec, a Catedral Notre Dame, o Chateau de Frontenac, o Hotel Fairmont, entre outros.

Ainda em Quebec você pode conhecer as Cataratas de Montmorency (Parc de La Chute-Montmorency). Elas são cercadas de trilhas, vegetação nativa e fauna típica. Também recomendamos um belo piquenique nas Planícies de Abraham, um parque ao estilo do Central Park, em Nova York.

A Basse-Ville (Cidade Baixa) também é um famoso ponto turístico que é praticamente uma imersão à França do século XVIII. Podemos citar ainda o Museu de la Civilisation, o Observatoire de la Capitale e a Literary and Historical Society of Québec (Morrin Centre).

Custo de vida

De todas as cidades que falamos até então, Quebec é a que tem um menor custo de vida. Consultamos novamente o Numbeo e o custo para alugar um apartamento de 1 quarto no centro da cidade é apenas 851.47 C$ (quase metade do valor da cidade de Victoria, por exemplo). Fora da cidade o valor ainda cai para 670.69 C$.

6. Montreal

Está localizada na província de Quebec e é considerada a segunda cidade mais populosa do Canadá. Também é conhecida como a Europa canadense, resultado da colonização francesa e inglesa. Ela conta até com uma Catedral de Notre-Dame idêntica à de Paris.

Tem um sistema de ensino de alta qualidade, além de parques, museus e diversas outras áreas de lazer. É ainda lar de mais de 100 companhias inglesas e francesas de teatro, tendo uma área cultural muito movimentada e um dos maiores centros de moda do mundo.

Sistema de Transporte

O sistema de transporte público de Montreal é feito pela STM (Société de Transport de Montréal) e conta com ônibus e metrô. Eles funcionam de modo integrado, então você consegue usar o mesmo ticket por 120 minutos para realizar o trajeto tanto de ônibus, como de metrô.

As 4 linhas de metrô atendem a muitos bairros, inclusive as que estão ligadas à cidade subterrânea RESO. A passagem também pode ser paga com o Opus Card, um cartão recarregável que pode ser usado em Montreal e também na cidade de Quebec.

Pontos Turísticos

O principal ponto turístico da cidade é o RÉSO, uma cidade subterrânea com mais de 30 km de extensão. É um dos maiores complexos subterrâneos do mundo! Completamente climatizada, ela conta com lojas, restaurantes, hotéis e até empresas, fazendo com que mesmo no inverno, quando as temperaturas chegam a -15 °C, você possa se locomover com conforto. Veja o vídeo abaixo:

Em Montreal você encontra o Marché Jean-Talon, um dos mais conhecidos e importantes mercados da América do Norte. São vendidas por lá frutas, legumes e verduras, além de ter um andar com restaurantes.

Na Praça das Armas (Place D’Armes) é possível conhecer três pontos importantes: a escultura do fundador de Montreal, Paul Chomedey, além da Catedral de Notre-Dame e o Banco de Montreal.

No antigo porto da cidade (Old Port of Montreal) é possível se divertir nas atrações, restaurantes e bares, inclusive no Science Centre e no parque de diversões com roda gigante e tirolesa. Costumam acontecer shows e eventos no local também.

Custo de vida

O custo de vida em Montreal é um pouco mais elevado do que em Quebec, sendo que o apartamento de 1 quarto no centro da cidade custa 1,265.85 C$ mensais e, fora do centro, 871.21 C$ mensais. No geral, os valores de transporte, necessidades básicas e transporte são bem parecidos, sendo às vezes um pouco mais barato viver em Quebec.

Estas são algumas das principais cidades do Canadá, sendo que também existem diversas outras opções para escolher como Calgary, Halifax e até cidades menores, basta procurar pelas opções e conhecer melhor sobre elas.

Se o seu sonho é morar no Canadá, o primeiro passo para a sua jornada é o intercâmbio. Por meio dele, você pode desenvolver seu inglês, conhecer melhor o país, realizar um curso profissionalizante em uma instituição de ensino canadense e ainda obter experiência de trabalho no país.

Esses pontos são muito relevantes e facilitam a aprovação do processo de residência permanente. A Canada Ponto Intercâmbio, empresa do nosso grupo, oferece todo o suporte nessa jornada para que você comece agora mesmo. Confira os programas de intercâmbio disponíveis e outras informações!

Write A Comment