Visto & Imigração

Você sabia que existem mais de 11 formas de imigrar para o Canadá?

Pinterest LinkedIn Tumblr

O Canadá é um país multicultural e muito receptivo aos imigrantes e, devido a sua baixa densidade demográfica e economia aquecida, tem investido em processos de imigração. Até o final de 2020 por exemplo, a meta é de 990 mil novos imigrantes. Embora há quem acredite que é difícil imigrar para o Canadá, a verdade é que existem diversas possibilidades e cada uma delas se encaixa em um tipo de perfil.

Abaixo vamos contar um pouco sobre quais são as formas mais comuns e qual é o objetivo de cada uma. Continue a leitura e confira!

1. Federal Skilled Trade

Esse processo de imigração para o Canadá é voltado para trabalhadores qualificados que desejam se tornar residentes permanentes por meio de ofertas de emprego ou com a certificação necessária para trabalhar em profissões específicas como açougueiros, chefs, trabalhadores da construção civil, entre outros. Você pode conferir todos os requisitos no site do governo canadense.

2. Federal Skilled Worker

Esse é um programa do governo federal do Canadá com foco em trabalhadores altamente qualificados com experiência de trabalho que desejam imigrar permanentemente para o país. Entre as ocupações típicas que se qualificam para este programa estão professores, contadores, profissionais da saúde, engenheiros civis, entre outros.

3. Canadian Experience Class

O objetivo desse processo de imigração é atrair trabalhadores qualificados que já possuam experiência canadense e que desejam se tornarem residentes permanentes. Os pedidos são processados pelo sistema de seleção do Express Entry, assim como os dois anteriores.

Entre os requisitos mínimos estão a experiência de ao menos um ano em trabalho qualificado, profissional ou técnico no Canadá nos últimos 36 meses desde a data da inscrição.

4. Self-Employed

Esse programa permite que os profissionais que tenham experiência em atividades culturais ou atletismo imigrem permanentemente para o Canadá como trabalhadores independentes. É necessário que a pessoa queira continuar exercendo a sua profissão no Canadá, contribuindo para a cultura ou esporte do país. Entre os requisitos está a necessidade de uma experiência de no mínimo dois anos, dentro dos cinco últimos anos antes da data da aplicação.

5. Start-up Visa

O Start-up Visa é uma excelente opção para quem deseja empreender no Canadá. Nós já até falamos dele mais detalhadamente em outro artigo. Ele tem como alvo empreendedores imigrantes que desejem abrir no país negócios inovadores, que gere empregos para canadenses e possa competir em escala global. Também será necessário realizar um teste para comprovar fluência no inglês e/ou francês.

6. Caregiver

Esse é um programa piloto voltado para profissionais da saúde com foco em cuidados domiciliares e que tenham interesse em imigrar para o Canadá. Há uma grande demanda por trabalhadores que realizam cuidados com idosos, crianças, deficientes físicos e pessoas com grandes necessidades médicas.

É possível realizar o programa para conseguir a residência permanente ou se qualificar para trabalhos temporários. Os requisitos e outras informações podem ser encontradas no site do governo canadense.

7. Family Sponsorship

Esse processo de imigração é indicado para cidadãos canadenses ou residentes permanentes que se enquadrem nos requerimentos básicos e desejem se responsabilizar legal e financeiramente por parentes como pais, filhos e cônjuges. Sendo assim, se você tiver um parente direto no Canadá, pode tentar realizar a imigração por este caminho.

8. Processos Provinciais

As províncias do Canadá também possuem seus próprios processos e, apesar de seguirem padrões, elas possuem autonomia para estabelecer características específicas.

Alguns dos programas provinciais são o British Columbia Provincial Nominee Program (BCPNP), o New Brunswick Provincial Nominee Program (NBPNP), o Newfoundland and Labrador Provincial Nominee Program (NLPNP), o Ontario Immigration Nominee Program (OINP) e o de Quebec, que é separado dos outros e possui diversos programas dentro dele.

9. Atlantic Immigration Pilot

Esse programa é destinado a quem deseja viver em províncias como New Brunswick, Newfoundland and Labrador, Prince Edward Island e Nova Scotia. Ele possui três categorias diferentes (Atlantic High-Skilled Program, Atlantic Intermediate-Skilled Program e Atlantic International Graduate Program). Cada um deles conta com requisitos diferentes que podem ser consultados no site do governo canadense.

10. Rural and Northern Immigration Pilot

Este programa tem o intuito de espalhar os benefícios da imigração para as comunidades menores, abrigando residentes permanentes que sejam trabalhadores qualificados para morar nas comunidades participantes. Cada comunidade tem seus próprios requisitos e processos de qualificação. São algumas delas:

11. Agri-Food Pilot

O setor alimentício e de agricultura necessita de mão de obra experiente para trabalhar em indústrias e ocupações específicas e por isso, foi criado este programa com duração prevista até maio de 2023. Para se candidatar é necessário ter experiência de trabalho canadense nas ocupações elegíveis, oferta de trabalho em período integral e não sazonal, entre outros requisitos.

Como pudemos ver, há um leque muito grande de oportunidades para quem deseja morar e trabalhar no Canadá. Com certeza existe um programa que se encaixe com o seu perfil.

A Empreender no Canadá está aqui para te ajudar a encontrar a melhor maneira de realizar o sonho de viver em um dos melhores e mais seguros países do mundo. Para uma consultoria personalizada entre em contato conosco e teremos o maior prazer em junto com você a tirar o plano de imigrar para o Canadá do papel!

Write A Comment