Visto & Imigração

Como conseguir a residência permanente no Canadá usando o PGWP

Pinterest LinkedIn Tumblr

O Post-graduation Work Permit (PGWP) é uma permissão de trabalho que possibilita ao estudante permanecer no Canadá trabalhando após o término do curso. Com isso, são obtidas algumas vantagens que facilitam a obtenção do status de residência permanente.

Para conseguir o PGWP é necessário cumprir uma série de regras, algumas relacionadas às instituições de ensino e outras ao aluno. Para entender melhor sobre essa permissão e como ela facilita o seu visto de residência permanente, confira o artigo abaixo.

Quem pode ter acesso ao PGWP?

Para obter o PGWP é preciso estudar em colleges ou universidades que estejam na lista de Designated Learning Institutions (DLI). Algumas universidades privadas também possuem cursos que habilitam ao PGWP, mas é necessário confirmar essa possibilidade antes.

Além disso, o curso precisa ser full time, ter no mínimo oito meses de duração e não pode ser um curso de aprimoramento de língua estrangeira, como inglês e francês.

Como ele funciona e por quanto tempo vale?

Assim que você receber a sua carta de conclusão (transcript) pode solicitar o PGWP. Desde 2019, o prazo para a solicitação é de 180 dias (seis meses), sendo que agora é possível solicitar um visto de visitante para aguardar o resultado ou deixar o Canadá até que a permissão possa ser concedida.

Durante a validade da permissão de estudos, é possível trabalhar no máximo 20 horas semanais. Já com o PGWP você pode trabalhar full time, durante 40 horas semanais. A duração dessa permissão varia conforme o tempo que você passou estudando, mas a validade máxima é de 3 anos.

Em alguns casos especiais, os estudantes podem se qualificar para o PGWP ao concluir um um programa de aprendizado acelerado ou à distância, ou se tiverem solicitado uma licença dos estudos. No entanto, é importante verificar antes quais os requisitos para essas exceções.

Qual sua relação com o visto de residência permanente?

Quem planeja estudar no Canadá com o objetivo de imigrar no futuro, pode utilizar o PGWP para facilitar a entrada por meio do Express Entry. Ele é um sistema de gerenciamento de aplicação de três programas de imigração: o Federal Skilled Worker Program, o Federal Skilled Trades Program e a Canadian Experience Class.

Para ser elegível ao Express Entry é necessário se classificar por meio de uma pontuação do Sistema de Classificação Global (CRS) que é baseada em uma série de fatores que incluem idade, proficiência no idioma oficial, educação, experiência de trabalho, entre outros.

Quanto maior a pontuação no CRS, maior a probabilidade de obter o visto de residência permanente. Ao optar por um curso que habilita no PGWP, o candidato consegue pontos por ter estudado e trabalhado no país, além da fluência no idioma que é obtida durante esse período.

No site do CIC há uma ferramenta que ajuda a contabilizar a sua pontuação para o Express Entry. Por meio dela você pode conferir sua nota e verificar se é elegível no momento para aplicar, ou não. Basta comparar as notas de corte dos últimos selecionados. Em janeiro de 2020, por exemplo, ela foi de 473 pontos.

A Empreender no Canadá realiza consultoria para brasileiros que desejam imigrar para o Canadá e podemos auxiliar em todo o processo para obter o PGWP. Entre em contato conosco e informe-se!

Write A Comment