Visto & Imigração

Express Entry: entenda como funciona e encontre seu NOC

Pinterest LinkedIn Tumblr

Existente desde 2015, o Express Entry é um dos meios mais rápidos e eficientes para imigrar para o Canadá. Para participar dele, é necessário utilizar o sistema NOC, que é a Classificação Nacional das Ocupações, e verificar se a experiência de trabalho  e qualificação são válidas para imigrar para o país.

No artigo de hoje explicaremos sobre o Express Entry e mostraremos os principais grupos do NOC para que você verifique se pode participar de um dos programas do sistema. Continue lendo e confira!

O que é Express Entry e como ele funciona?

O Express Entry é um sistema online que gerencia candidaturas a residência permanente em três programas federais que são indicados para imigrantes que sejam qualificados profissionalmente.

Para aplicar a ele, é preciso realizar um teste de elegibilidade no site do governo canadense e, caso aprovado, preencher os formulários. Depois todas as informações terão de ser comprovadas, inclusive a proficiência de idioma, por meio de testes. Conheça agora um pouco sobre cada um dos programas do Express Entry.

Federal Skilled Worker Program

Indicado para profissionais do NOC 0, A ou B que tenham uma proposta de trabalho em período integral, permanente e com LMIA. Além disso, é necessário comprovar proficiência em inglês e/ou francês e obter ao menos 67 pontos nos fatores classificatórios do processo.

Federal Skilled Trades Program

Já o Federal Skilled Trades Program é voltado para profissionais que já tenham a proposta de emprego ou certificação de profissões preestabelecidas pelo NOC B ( grupos 72,73,82,92,632 e 633). Mais a frente falaremos mais a respeito dessas classificações.

Canadian Experience Class

Se você já tem experiência de trabalho no Canadá e deseja se tornar um residente permanente, essa é a melhor opção. Porém, é preciso que essa experiência seja em algumas das áreas pré-estipuladas do NOC 0, A ou B.

O que é NOC e qual sua funcionalidade?

Se você chegou até aqui, deve estar um pouco confuso com os requisitos dos NOC’s mencionados acima. Como dissemos, o NOC é a Classificação Nacional das Ocupações, utilizada no Canadá para categorizar cargos e funções. Ele é muito utilizado em diversos programas de imigração, incluindo o Express Entry. Como você viu, são designados grupos específicos de NOC para cada programa e é preciso checar se o setor profissional em que você atua está listado nos permitidos. Confira agora a classificação dos grupos utilizados no Express Entry:

  • NOC 0 – Cargos de gerência: gestores de restaurantes, gestores de minas, capitães de terra (pesca);
  • NOC A – Cargos profissionais: cargos que normalmente demandam diploma universitário como médicos, professores, dentistas, arquitetos;
  • NOC B – Cargos técnicos e especializados: é necessário ter diploma ou experiência anterior e as ocupações incluem chefs, eletricistas, encanadores.

Para encontrar seu NOC, você pode acessar o site oficial, encontrar a caixa de pesquisa próxima da lista de ocupações e escrever um termo em inglês que tenha relação com a sua ocupação. Vale ressaltar que, em alguns casos, sua função pode se encaixar em mais de um grupo. É preciso verificar em qual deles ela mais se aproxima.

Quer se tornar residente permanente no Canadá? Nós realizamos uma consultoria personalizada e podemos, inclusive, te ajudar a encontrar seu NOC e o melhor programa de imigração para o seu perfil. Deixe conosco a parte mais burocrática e foque em seu sonho de morar no Canadá!

Write A Comment