Aqui no nosso blog, já explicamos um pouco sobre o conceito de empreender e que isso vai muito além de somente abrir um negócio. Diante disso, se você está buscando por um intercâmbio, também significa que é um empreendedor.
Pensar em empreender em outro país pode ser assustador. Por se tratar de uma mudança de vida significativa e que envolve riscos, nem sempre calculados, muitas pessoas abandonam o sonho por temerem sair de sua zona de conforto. No entanto, isso implica na perda de muitas oportunidades profissionais e pessoais.
Mas se empreender parece um passo muito distante, por que não começar estudando? Já falamos um pouco sobre os colleges aqui no blog e, hoje, pensaremos em formas de maximizar seu aprendizado no intercâmbio, para que seja um tempo de aproveitamento genuíno. Continue a leitura!
Estude e conheça o país
Antes de começar um intercâmbio, você mesmo pode estudar e conhecer mais sobre o país, cultura e idioma que estará visitando. Afinal, o simples fato de ter familiaridade com a língua pode evitar muitos contratempos.
Então, comece estudando as questões mais básicas e usuais da língua e leia sobre lugares típicos e costumes da região e algumas histórias sobre as cidades e pontos turísticos que pretende visitar, entre outros. Dessa forma, a sua adaptação não será tão difícil e você mesmo já poderá montar um trajeto turístico e pontos estratégicos para se alimentar, por exemplo.
Fique próximo da cultura e das pessoas
Estando no Canadá, aproveite todas as oportunidades disponíveis para interagir com canadenses e outros estrangeiros, experimentar comidas típicas, visitar novos lugares e, claro, sempre falando com pessoas — ao menos para fazer seu pedido no restaurante!
Você verá que, ao terminar o seu intercâmbio, terá mais facilidade no idioma. Outra dica é pesquisar, com antecedência, os locais que outros estudantes e intercambistas costumam visitar.
Faça revisões semanais do conteúdo aprendido
Voltando ao Brasil, se empenhe com afinco para tirar do papel os planos que foram traçados e somados à experiência vivida durante o seu intercâmbio. Mantenha contato com pessoas que você conheceu no Canadá, faça vídeo chamadas e converse através de e-mails ou redes sociais.
Assim, além de manter seu vocabulário ativo, você também mantém as novas amizades! O networking com pessoas de outros países é um diferencial e tanto quando precisar de indicações e para ter acesso a excelentes oportunidades de vida e profissionais.
O mais importante para se ter em mente ao fazer ou terminar um intercâmbio é: não pare de estudar. Essa é o melhor caminho para se manter atualizado. Além disso, assim a sua a confiança para empreender surgirá com naturalidade e você terá mais foco e coragem para superar barreiras, desafios e sair da zona de conforto.
Agora, procure a Empreender no Canadá para alcançar o seu sonho de abrir um negócio fora do país e veja sua vida ser transformada em um lugar que abraça quem nele quer viver! Basta entrar em contato conosco no Facebook ou no Instagram para conhecer os primeiros passos!