Empreender

Um novo pensar sobre empreender

Pinterest LinkedIn Tumblr

 Atualmente, a palavra empreender é usada em vários contextos e seu conceito tem se tornado cada vez mais popular e amplo. Porém, muitas pessoas ainda não sabem o que isso significa. Afinal, o que é empreender e quais as aplicações práticas desse conceito?

O mais comum é que as pessoas associem o empreendedorismo a abertura de uma empresa. Entretanto, essa é uma palavra que vai muito além disso, apesar de essa ser uma de suas aplicações. Sendo assim, hoje, explicaremos as infinitas possibilidades que estão por detrás desse tema. Veja só!

Em·pre·en·der

De acordo com o dicionário Priberam, empreender é:

em·pre·en·der |ê|(latim *imprehendo, -ereou *impraehendo, -ere, do latimprehendo, -ere, agarrar, tomar, segurar, surpreender, prender)

verbo transitivo

1. Ter intenção ou tomar a decisão de realizar uma tarefa, uma.açãoou um empreendimento, geralmente difícil (ex.: os navegadores empreenderam uma notável empresa). = INTENTAR, PLANEAR, PROPOR-SE, TENTAR

2. Pôr em execução ou dar início a uma tarefa, uma.açãoou um empreendimento (ex.: a nova gestão empreendeu mudanças importantes). = LEVAR A EFEITO, REALIZAR

verbo transitivo e intransitivo

3. Pensar continuadamente em alguma coisa, geralmente com preocupação; ter apreensões (ex.: ficou a empreender nos problemas; ele empreende demasiado). = APREENDER, CISMAR

“empreender”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/empreender [consultado em 28-01-2020].
Como pode-se perceber, empreender é ter a iniciativa para usar as melhores competências e habilidades, criando algo diferente através da dedicação de tempo e esforço necessários, assumindo os riscos financeiros e sociais. Em outras palavras, significa executar um projeto ou tarefa.

Entretanto, muitos aplicam esse conceito apenas no campo profissional ou para remeter à abertura de um negócio. Empreender vai muito além disso, é fazer acontecer, é inovar, é criar uma nova rota na vida. A atitude empreendedora é mais do que criar negócios, mas também é acrescentar valor à sociedade através da criatividade.

As inúmeras possibilidades do empreender

Homem de negócios com sua camisa social branca 

Empreender, portanto, pode ser uma mudança, uma nova página na sua vida e um novo projeto, como a mudança de país, a troca da sua profissão por outro campo de atuação e até mesmo a decisão de buscar um intercambio.

Ser um empreendedor é ir em busca dos seus objetivos, dos seus sonhos. É estar intensamente comprometido com a sua causa, o que a tornará relevante para o coletivo. É ouvir um “NÃO” sem desistir do sonho, é se levantar e encontrar uma nova estratégia para atingir o seu objetivo.

As características de um empreendedor

Quem empreende com a mentalidade correta tem ou desenvolve diversos aspectos que o transformam em um indivíduo único. A partir disso, podemos descrever um empreendedor em três principais adjetivos. Conheça quais são. 

Corajoso

Aquele que decide empreender não teme as circunstâncias, apesar de muitas vezes elas estarem presentes durante o seu percurso. Ele acredita que é possível realizar, que é necessário agir e ser forte perante os possíveis percalços.

Resiliente

Ele transpõe os obstáculos e concretiza seus planos e sonhos. Mesmo se nas primeiras tentativas nada acontecer como o planejado, o empreendedor ajusta suas estratégias e tenta mais uma vez.

Alguém que assume riscos 

É necessário conhecer os possíveis imprevistos que a empreitada oferece, mas isso não tem potencial para desanimar um verdadeiro empreendedor! O empreendedor assume os riscos e, com isso, aprende e evolui durante todo o processo. A maioria dos aprendizados se originaram de tentativas que não deram certo, gerando, a partir daquele evento, um conhecimento que será usado em situações futuras.

Por onde começar a empreender

A atitude empreendedora está presente tanto na transformação de carreira quando em uma mudança de emprego e até mesmo de país. Quando vemos um indivíduo que após anos trabalhando em uma profissão, decide mudar completamente de área, voltar a estudar para recomeçar sua vida, fazendo algo totalmente diferente, por exemplo, estamos vendo ali um empreendedor.

mulher empreendedora no seu estabelecimento

O imigrante que enfrenta os desafios de recomeçar a vida em um outro país, com um novo idioma e outra cultura, também é um empreendedor. Por natureza, ele é alguém que olha para o futuro e vê as oportunidades, apesar de também haver dificuldades, ele acredita no seu potencial e que com o devido planejamento, tudo dará certo.

Todos nós podemos ser esse tipo de pessoa e empreender em algum sonho. Não existe idade ou momento certo para se aperfeiçoar e mudar de vida. Basta ter um sonho, uma ideia ou um objetivo, trabalhar nele fazendo um bom planejamento e agir.

A ação é o que diferencia as outras pessoas do empreendedor, ele age independentemente dos fatores externos, já que seu sonho é muito maior do que qualquer dificuldade ou adversidade que possa surgir.

 

Sobre nós – A Empreender no Canadá, empresa que atua hoje, ensinando e informando como empreender não só no âmbito profissional, mas de maneira prática, na vida. Através desse trabalho, vem executando planos de ação, junto dos futuros empreendedores que buscam o tão sonhado viver no Canadá. Seja para procura sobre trabalhar no Canadá, profissões através de sites de emprego no Canadá,  ou imigração no Canadá, nosso portal oferece informação através de noticias e parcerias. Tem duvidas? Fale conosco

 

Write A Comment