Visto & Imigração

Será que morar no Canadá é a decisão certa para você? Descubra!

Pinterest LinkedIn Tumblr

Com a crise aumentando no Brasil, cada vez mais recebemos mensagens de pessoas interessadas em morar no Canadá. Muitas vezes os motivos incluem a violência, corrupção, inflação e problemas já bem conhecidos no país. Porém, mudar de país é uma atitude bem drástica e requer uma boa análise e planejamento.

Por isso, trouxemos alguns fatores que você precisa observar para entender se morar no Canadá é realmente uma boa opção para você. Confira!

Você está preparado para o clima canadense?

A América do Norte tem as quatro estações bem definidas, mas, embora o verão possa ser bem quente em algumas cidades, o inverno também é rigoroso e pode atingir baixas temperaturas que não estamos acostumados no Brasil.

Além do frio, é preciso se acostumar com as botas de neve, as roupas térmicas que podem ser colocadas em camadas, além dos acessórios como luvas, toucas e muitos outros. Se você utilizará o carro, prepare-se para os pneus para neve, líquido para não congelar o pára-brisa e outros itens que são usados.

Não é algo que faça muitas pessoas desistirem, afinal, as cidades são preparadas para suportar as baixas temperaturas, assim como as casas e apartamentos. No entanto, é bom lembrar-se desse fator, pois será algo a que você precisará se adaptar.

Está ciente de que estará longe de todos os que conhece no Brasil?

Muitas pessoas vêm para o Canadá afirmando que estão acostumados a ficar longe da família, mas é bem diferente estar distante em outro estado do Brasil e estar em outro país. São horas de voo, além de pontes aéreas e o valor mais salgado que acaba fazendo com que as viagens sejam mais raras.

A tecnologia pode auxiliar, mas não é o mesmo. A saudade chegará e somente tendo a certeza dos motivos para ter tomado essa atitude é que você poderá lidar com a situação.

Sabe que estará recomeçando a sua vida?

O Canadá realmente tem uma grande demanda em alguns setores e existe procura por mão-de-obra especializada. No entanto, como imigrante, você precisará regulamentar a sua profissão no Canadá, passando pela regulamentação do país para validar o diploma e exercer sua profissão.

Pode ser necessário retornar a sala de aula, realizar cursos profissionalizantes e até entrar em uma área de atuação que não é a sua no início. Os conhecidos “entry level jobs” ajudam a adquirir experiência no mercado canadense e a criar uma rede de contatos profissionais e muitos precisam optar por eles em um primeiro momento.

Entende que a cultura e os hábitos são diferentes?

O Canadá é um país multicultural, que não tolera comportamentos conservadores como machismo, homofobia e racismo. Além disso, por aqui serviços básicos como empregada, babá, diarista, jardineiro, manicure, pedreiro (área da construção civil no geral), eletricista e outros que no Brasil costumam ser desvalorizados, por aqui custam bem mais.

Basicamente, é muito raro ter uma empregada ou diarista no Canadá e isso não somente entre os imigrantes, mas sim de modo geral.

Também é importante lembrar que existem costumes diferentes, a alimentação muda e encontrar alimentos brasileiros não é tão fácil, nem acessível. Enquanto no Brasil muitas pessoas chegam a pular o café da manhã, por aqui ele é a refeição mais substancial, enquanto o almoço é um lanche rápido e o jantar costuma acontecer às 18:00.

São vários os desafios, mas também existem muitas vantagens em morar no Canadá, como a qualidade de vida, um bom futuro profissional, expandir a visão de mundo e aprender sobre uma nova cultura em um país cheio de oportunidades e com alto nível educacional, segurança e um bom sistema de saúde.

Se você tem vontade de imigrar, saiba que existem mais de 11 formas diferentes de fazer isso. Saiba agora mesmo quais são!

Write A Comment