Comunidade

Construção civil no Canadá: conheça a composição das casas de madeiras

Pinterest LinkedIn Tumblr

[Por Pedro Frohlich] – A construção civil no Canadá não é como no Brasil. Para começar, as casas de madeiras são as mais comuns por lá, assim como em toda América no Norte e em muitos países na Europa. Isso acontece por diversos motivos que incluem cultura, disponibilidade de material, menor custo benefício, menor tempo de construção e  melhor isolamento contra o frio.

A primeira vista, as casas de madeira não tem muita diferença das casas de concreto, além do tipo de material usado. Em ambos os casos eles têm o mesmo o objetivo, que é construir uma estrutura segura e confortável para os seus moradores.

Mas muitos os elementos que compõe uma casa de madeira não são exatamente os mesmos de uma casa de concreto. Neste artigo nós explicaremos de maneira mais técnica a composição de uma casa de madeira, se você é interessado ou trabalha na área, não pode perder. Confira!

Fundação

As fundações  de casas de madeira geralmente são feitas de 3 formas, mas todas utilizam concreto ou concreto armado.

Para uma casa com porão é preciso utilizar uma parede de concreto para contenção do subsolo. Neste caso, o tipo de fundação usado é footing and foundation wall que é uma sapata (footing). Ela serve como base para uma parede de concreto (concrete wall) e percorre todo o perímetro externo da estrutura, servindo de base para os pilares e as paredes da construção. em casas que tem porão.

Uma casa sem porão pode ser feita utilizando somente  o footing/footing wall ou utilizando o tipo de fundação Radier (Slab Foundation) que consiste em uma laje de concreto que cobre toda a área da estrutura e serve de base para ela.

A profundidade das fundações de casas de madeiras e a quantidade de concreto/aço são menores que as de uma casa com estrutura de concreto/aço, pois o peso específico da madeira é bem menor do que o do concreto+aço, resultando em uma estrutura com o peso final menor e que, por isso, precisa de uma fundação com menos material.

As respeito das dimensões mínimas para a sapata, a norma determina que elas devem ter uma profundidade mínima de 12 polegadas abaixo do solo anteriormente não perturbado e também devem se estender pelo menos 12 polegadas abaixo da frost line (a profundidade em que o solo congela no inverno) ou devem ser frost-protected. Largura: os rodapés devem ter uma largura mínima de 12 polegadas.

–––

Projeto de uma casa com porão, utilizando como fundação sapata contínua e parede de concreto ( concrete wall and continuous wall footing)
Casa sem porão, utilizando somente sapata (footing) como fundação
Fundação tipo Radier (concrete slab) para casas sem porão

Piso

Embora alguns pisos sejam construídos sobre uma laje de concreto no chão, a maioria deles é elevada acima do solo.

Esses pisos elevados são mais resistentes aos pés e fornecem um melhor acesso a equipamentos de aquecimento, isolamento, encanamento, fiação e outros equipamentos mecânicos.

Um piso elevado é construído com uma estrutura de madeira, que faz a ponte de uma parede externa para outra. Essa estrutura pode ou não ser apoiada de forma intermediária por vigas, vigas ou paredes.

Nos níveis superiores de uma casa, a parte inferior da estrutura do piso geralmente serve para apoiar os materiais do teto. Os tetos geralmente são construídos como pisos, apenas eles podem ser construídos com materiais mais leves, porque não se destinam a transportar as mesmas cargas.

Estrutura do Piso

A estrutura de um piso é composta principalmente de vigas horizontais de madeira (Joists) que correm paralelas umas às outras em intervalos regulares. Os Joists do piso são tipicamente:

  • 2×8 polegadas
  • 2×10 polegadas
  • 2x 12 polegadas

Já as vigas de teto geralmente são de 2×6 polegadas ou 2×4 polegadas, se for uma casa mais antiga.

As vigas do piso(Joist), espaçadas em intervalos regulares, abrangem as áreas entre suportes, como paredes, fundações, e vigas principais (beam or girder). O espaçamento normal é de 16 polegadas “no centro” (de centro para centro), embora alguns pisos possam ter vigas em centros de 12 ou 24 polegadas.

O dimensionamento e o espaçamento das vigas são determinados pelos códigos de construção, que são baseados nos requisitos de engenharia. Os cabeçalhos das vigas são perpendiculares às vigas, tampando suas extremidades.

Outros componentes da estrutura do piso

  1. Fundação(Foundation)
  2. Folha de asfalto(Asphalt sheet): Isola as vigas do aumento da umidade do solo
  3. Bloqueio (Blocking): Usado como suporte para vigas individuais do piso
  4. Vigas múltiplas (Multiple joist) – essa estrutura distribui as cargas diretamente para as fundações do edifício
  5. Ripas de arame(Wire lath): Separam o isolamento térmico do ambiente externo, impedem a entrada de roedores etc. Outros materiais podem substituir o OSB, como compensado ou outro material adequado, mas devem ser permeáveis ​​para facilitar a eliminação de vapor, o que pode ser alcançado, por exemplo. fazendo furos nas placas
  6. Material de barreira de ar permeável ao vapor(Vapour-permeable air barrier material) : Evita que a umidade externa entre na estrutura enquanto deixa a umidade sair da estrutura para o exterior
  7. Barreira contra vapor(Vapour barrier): Impede que a umidade interior entre no isolamento térmico, deixando a umidade indesejada passar na direção oposta. Também impede que pequenas partes do isolamento térmico entrem no ambiente interior do edifício
  8. Trave de madeira (Wood floor joist ): Tem como função o suporte de carga
  9. Base (Base board ): Apoia toda a estrutura do piso, distribui as cargas nas paredes e atua como base para a camada de acabamento
  10. Acabamento de pisos(Finish flooring) :Essa camada de piso tem principalmente uma função estética, melhorando o conforto do usuário no ambiente.

 Estrutura

Toda estrutura de estrutura de madeira é composta por alguns componentes básicos:

  • Column ou Bearing Walls – São elementos de madeira verticais frequentemente usadas para apoiar vigas ou arcos sobre os quais repousam as partes superiores das paredes ou tetos.
  • Studs – são membros verticais de madeira dentro das paredes.
  • Joists e Beams – são as vigas de madeira horizontais que sustentam os pisos.
  • Wall Framing and Isulation – inclui os membros verticais e horizontais das paredes externas e divisórias internas. Esses membros, chamados de studs, wall plates and lintels e servem como base de pregos para todo o material de cobertura e suportam os pisos superiores, telhado e teto. Em seu interior a parede é usualmente preenchida com material para isolamento térmico e sonoro.
  • Rafters – são as vigas de madeira inclinadas que sustentam o telhado.
  • Sheathing – são as folhas pregadas sobre os prisioneiros para conectá-los com segurança e formar as superfícies da parede.
  • Siding – é o revestimento externo que cobre as paredes do lado de fora, e podem ser feito de tijolos,madeira,metal,pedra,estuque e vinil.

Vantagens de estrutura de madeira

Entre os motivos das casas de madeiras serem utilizadas na construção civil no Canadá estão as vantagem que elas oferecem. Para começar, elas são leves e permitem uma construção rápida, sem ferramentas ou equipamentos pesados.

Além disso, cada componente pode ser facilmente transportado à mão – uma casa torna-se essencialmente um grande trabalho de carpintaria. A ferramenta principal é uma pistola de unhas.

É capaz de se adaptar a qualquer forma geométrica e pode ser revestido com uma variedade de materiais e há uma enorme variedade de produtos e sistemas adaptados a esse tipo de construção

Desvantagens de estrutura de madeira

No entanto, nem tudo são vantagens e as casas de madeiras também apresentam alguns problemas. Obviamente elas não são à prova de fogo, pois são de madeira. Além disso, não são fortes o suficiente para resistir a grandes ventanias, tornados e furacões.

 

Cobertura

Como muitos aspectos de uma casa, o telhado é bastante complexo. Existem várias partes de um telhado uma casa, incluindo diferentes camadas e recursos.

Os principais componentes da cobertura de uma casa de madeira (Roof Covering) são:

    1. Rafter: o primeiro de uma série de membros diagonais da treliça que se encontram no ápice para apoiar o convés do telhado e suas cargas.
    2. Collar Beam (Viga de colarinho): viga horizontal que conecta duas vigas que se cruzam na crista.
    3. Ridge Board (Placa de cumeeira): uma madeira ou metal horizontal repousando no auge do telhado. As vigas e treliças são conectadas à placa de cumeeira para uma estrutura coesa.
    4. Solid Decking(Deck Sólido): um deck composto de materiais sólidos. Assemelha-se a madeira real e é particularmente forte e estável para suportar cargas pesadas.
    5. Felt Underlayment (Cobertura de feltro): é uma camada de impermeabilização feita de feltro comum, empilhada acima da tábua de deck sólida e depois completamente coberta pelas telhas ou outros materiais de cobertura.
    6. Shingles ( Telhas): cobertura de telhado tipicamente de formas planas e retangulares e feita de vários materiais, como ardósia, madeira, laje, plástico, metal e materiais compostos.
    7. Vent Pipe Flashing (Tubo de ventilação intermitente): instalação externa no telhado que usa o sistema de tubo de ventilação para impedir a entrada de água e causar danos.
    8. Chimney Flashing (Chaminé intermitente): selo de impermeabilização instalado na interseção do telhado e da chaminé, usado para impedir a penetração de umidade.
    9. Gutter: (Calha): duto para o sistema de descarga de água.
    10. Downspout: o canal que transporta a água da chuva da sarjeta.
    11. Splash Block(Bloco de respingo): encontrado embaixo da calha, usado para transportar a água da chuva da calha em uma direção longe da casa.
    12. Rake
    13. Lookout(Vigia): a trave horizontal projetando-se no cantilever da wall plate.
    14. Fascia: A bainha que cobre as extremidades das vigas.
    15. Ridge Board
    16. Valley Underlayment: camada de impermeabilização que protege os vales do telhado contra vazamentos.
    17. Valley Flashing: selo de impermeabilização instalado ao longo da linha do vale do telhado.
    18. Spaced Sheathing(Revestimento espaçado): Também chamado de deck ignorado, refere-se à instalação dos painéis planos por espaços separados e resulta em uma aparência do tipo escada.

A construção civil no Canadá é um setor em crescimento e tem procurado por mão de obra estrangeira para dar conta da demanda interna.Confira esses dois vídeos que fizemos em nosso canal do YouTube:

Se você é da área e tem vontade de trabalhar no Canadá, podemos te ajudar. Entre em contato conosco!

Write A Comment