A imigração no Canadá pode chegar a cifra de 1 milhão até 2022! O crescente envelhecimento da população e a baixa taxa de natalidade afeta o número de trabalhadores na ativa, como também o seu crescimento econômico.
Somado a isso, o Canadá tem inúmeros programas de imigração, como na província de Alberta, por exemplo. Quer saber mais sobre a imigração no Canadá? Então, continue com a leitura deste post e entenda porque ela é tão facilitada!
Pós-pandemia no Canadá
A economia canadense vem enfrentando tempos difíceis devido à pandemia. Ainda em 2020, o primeiro-ministro, Justin Trudeau, lançou um plano de recuperação, na tentativa de contornar os prejuízos.
Diante desse cenário, a imigração no Canadá pode ser encarada como uma das formas de recuperação econômica, dado que os imigrantes preenchem vagas, ajudam na economia, circulação de moeda e criação de empregos, principalmente no setor privado.
Além disso, muitos dos imigrantes são empreendedores e criam novas oportunidades para os habitantes da região. Suas economias são bem expressivas e ajudam a estimular o crescimento da economia. Com isso, auxiliam na fomentação de mais empregos.
Pontos positivos da imigração no Canadá
A seguir algumas razões que apontam porque o governo canadense é tão receptivo e valoriza tanto a imigração no Canadá.
Economia
A imigração, há mais de um século, auxilia na expansão econômica do Canadá, mesmo os que detêm status de temporário, como os estudantes e os trabalhadores estrangeiros. Esse tipo de imigrante favorece o desenvolvimento de vários campos do mercado canadense.
Natalidade
Outro ponto positivo é o seu crescimento demográfico. Para os próximos anos, o governo espera um aumento significativo da sua população. Dessa forma, o consumo aumenta e, consequentemente, a economia também se fortalece.
Diversidade
O Canadá é uma sociedade pluricultural e condescendente à desigualdade. Tem uma grande diversidade de povos, culturas, linguagens, religiões e apresentações por todo o país.
Devido a isso, o Canadá vê todo esse cenário como uma característica muito positiva e benéfica à sociedade. Ao contrário de alguns outros países que são mais fechados aos imigrantes. Não é à toa que território canadense é visto como um país acolhedor.
Negócios
Os imigrantes com seus negócios, são relevantes para a introdução de novos produtos e inovação ao mercado de trabalho. Cada pequeno negócio que se instala, provém mais vagas e sustentam um crescimento econômico mais forte, criando novas empresas, startups e negócios promissores para o país.
Mercado de trabalho
Uma grande parcela dos funcionários no Canadá é formada por imigrantes. Eles, assim como os colaboradores temporários (incluindo aí os estudantes que se formam e ficam no país para trabalhar), é um expediente para a carência de mão de obra qualificada. Em algumas áreas representativas, como a área de TI e também a da saúde, são particularmente fortes.
Educação
Grande parte da imigração no Canadá que trabalha, tem diploma de ensino superior, contribuindo assim para um país mais escolarizado. Por outro lado, os filhos de imigrantes alcançaram altos níveis escolares e bons resultados no mercado de trabalho equivalentes aos nativos.
Liderança mundial
Todos os motivos relacionados acima fazem com que o Canadá se sustente na liderança mundial em imigração. O governo federal canadense labuta em estreita parceria com outros países para incrementar resultados eficientes aos desafios e oportunidades.
A imigração no Canadá possibilitou a construção do país que o mundo vê hoje, uma sociedade heterogênea com bases econômicas e sociais sólidas. Além de grande potencial contínuo de crescimento e prosperidade.
Também quer imigrar para o Canadá ? Saiba quanto custa e planeje-se!