Visto & Imigração

Por que o Canadá é um país tão acolhedor com imigrantes?

Pinterest LinkedIn Tumblr

Quando se trata do Canadá, uma das características mais ressaltadas por estrangeiros que moram no país é a de que os imigrantes são muito bem recebidos. Se você quer compreender os motivos dessa hospitalidade, nós trouxemos os principais motivos pelos quais o país não somente acolhe como também estimula a vinda de imigrantes para as terras canadenses. Leia o artigo abaixo e confira!

Sempre foi um país multicultural

O Canadá primeiro foi encontrado pelos vikings, há mais de 1000 anos, em que ocuparam, por um curto período, a “Ilha de Terra Nova”. Depois, foi colonizado pelos ingleses em 1497, que se estabeleceram na Bahia de Hudson e ao longo da costa Atlântica, e pelos franceses, que foram para a região dos Grandes Lagos, perto do St. Laurence River. 

Em 1867 ocorreu a unificação das províncias e, na segunda metade do século XX, após a Segunda Guerra Mundial, o Canadá teve sua economia aquecida e, juntamente com políticas sociais e sua reputação por defender a paz mundial, o país se tornou muito atrativo para imigrantes.

Desde 1971, foi estabelecido pelo governo canadense que todas as formas de manifestação cultural são toleradas e respeitadas, sejam dos imigrantes ou dos povos nativos. Pessoas de vários países foram acolhidas desde então. Confira abaixo os 10 principais países de origem de pessoas que obtiveram o RP nos primeiros meses de 2020:

  1. Índia
  2. China
  3. Filipinas
  4. EUA
  5. Nigéria
  6. Paquistão
  7. Síria
  8. França
  9. Irã
  10. Brasil

De acordo com o Portal Consular do Brasil, estima-se que 36.600 brasileiros vivam no Canadá. Sendo que os principais destinos são Toronto, Montreal, Vancouver, Calgary, Ottawa e Edmonton.

Tem poucos habitantes

O Canadá tem poucos habitantes e é a segunda maior nação do mundo em extensão territorial. Para se ter noção estima-se 38 milhões de habitantes, um número menor do que há no estado de São Paulo, que em 2019 contava com 46 milhões de habitantes. É muito espaço e potencial e pouca gente para explorá-lo. 

Precisa de força de trabalho

Além de ter poucos habitantes, de acordo com a Statistics Canada, o departamento governamental do país que faz estatísticas sobre a população, 16,9% da população canadense são idosos e estão fora do mercado de trabalho.

Com isso, o desenvolvimento econômico do país sofre um grande impacto e precisa tomar atitudes para reverter a situação. A imigração de profissionais é uma das principais medidas, sendo que já existem mais de 60 programas governamentais para atrair estrangeiros.

Regularmente são aprovadas mudanças para estimular e facilitar a chegada de imigrantes. Em 2019 os estrangeiros representaram 80% do crescimento da população, mas, por conta da pandemia, em 2020 houve um déficit. 

Para compensar isso, o governo canadense já divulgou um novo relatório de imigração, que prevê a distribuição desse déficit nos próximos três anos. São esperados mais de 1,2 milhões de imigrantes entre 2021 e 2023. Quem sabe um deles é você?

Imigrantes estimulam a economia

Os imigrantes vão para o Canadá não somente para trabalhar, mas também para gerar empregos. Em 2016 o Canadá tinha 600.000 imigrantes autônomos no país e eles criaram 260.000 novas vagas de trabalho. Os pequenos negócios trazem consigo a introdução de novos processos, produtos, inovações no marketing e no mercado de trabalho.

Mesmo os estudantes internacionais auxiliam na economia, uma vez que eles passam um tempo aqui no país e consomem produtos, utilizam serviços e contribuem ao visitar e gastar dinheiro em pontos turísticos.

Como você pode perceber, os canadenses aceitam imigrantes não apenas por serem gentis e hospitaleiros (o que também são), mas porque precisam de pessoas para fazer a economia girar e fortalecer o país. Considerando as condições de qualidade de vida do Canadá, podemos dizer que isso é uma vantagem para quem deseja morar no exterior. 

Que tal escolher o Canadá como destino para a sua imigração? Nós podemos ajudar! Estamos sediados aqui no país e temos experiência em facilitar o processo para que você venha com tranquilidade, preparo e segurança. Entre em contato conosco!

Write A Comment