Empreender

Como abrir uma empresa no Canadá? Descubra agora mesmo!

Pinterest LinkedIn Tumblr

O Canadá é um país com grande qualidade de vida e também muito bom para quem deseja empreender. Inclusive, há um ranking anual elaborado anualmente pelo US News & World Report e, em 2020, o Canadá ficou na sexta posição entre os melhores países para empreender.

Entre os motivos pelos quais ele é considerado uma ótima opção, estão: grande poder de compra dos canadenses, mercado mais amistoso para novas empresas, política nacional de valorização dos imigrantes e vários outros. Você se interessou e quer saber como abrir uma empresa no Canadá? Confira agora mesmo as principais informações sobre esse tema no artigo abaixo!

Conheça as possibilidades

Para quem deseja descobrir como uma empresa no Canadá: trazemos boas notícias. Existem várias maneiras de iniciar um negócio no país, incluindo o Start-up Visa, que é um programa voltado para imigrantes.Porém, vale ressaltar que no Start-up Visa é preciso ter o patrocínio de uma empresa nomeada pelo governo canadense.

Se você já tem uma empresa no Brasil e deseja abrir um negócio no Canadá, o processo é diferente e segue outras normas. Já para começar um negócio do zero e imigrar para o país, existem dois tipos de visto: um para empresários e outro para pessoas que trabalham por conta própria.

E ainda há a opção de iniciar um negócio no Canadá sem viver no país, estabelecendo uma sociedade ou uma corporação com um ou mais cidadãos canadenses ou imigrantes. Abaixo falaremos sobre a opção mais procurada, que é a do Start-Up Visa.

Encontre patrocínio

Se você quer abrir uma empresa no Canadá pelo Start-up Visa, deve consultar a lista de organizações que são licenciadas pelo governo e aceitam investir em projetos inovadores. Caso alguma aceite, é possível verificar o valor concedido para investimento, que varia de 75 a 200 mil dólares canadenses.

Também é possível fazer parte de programas realizados por designated business incubators. Nós fizemos um artigo com 6 empresas desse tipo, como a Invest In Canada, e você pode ler e verificar as possibilidades em cada uma delas.

Escolha o tipo de negócio

Depois de conseguir o patrocínio e o visto, chega o momento de definir a área de negócios. É possível optar por uma entre as 5 modalidades disponíveis. São elas:

  • Sole proprietorship – empreendimentos que são geridos apenas pelo dono;
  • Partnership – quando há mais de um sócio;
  • Corporation – o empresário é um acionista que presta serviços, investem dinheiro e transferem propriedades em troca de ações;
  • Society – não tem fins lucrativos e os serviços são parecidos com os realizados por ONGs;
  • Cooperation – é gerenciada por aqueles que cooperam com o empreendimento.

Entenda o Program Account

O program acount é o programa usado para lidar com a Canada Revenue Agency, ou seja, a Receita do Canadá e enviar informações sobre taxas e impostos. Um número de 15 caracteres é atribuído ao empregador e, dentro dele já o número comercial com nove dígitos (BN), que falaremos a seguir.

O número do acount program também tem um código de duas letras que identifica o tipo de programa, além de um número de referência com quatro dígitos para identificar cada uma das contas da empresa. Isso porque, dependendo do tipo de empresa, pode ser necessário registrar outros tipos de contas de programas. Você pode conferir mais informações no site do governo canadense.

Registre o Business Number

O Business Number (BN) é como o CNPJ aqui do Brasil. É essencial registrá-lo, pois é como os órgãos governamentais identificam as empresas e ele é único, não tem inscrição municipal e estadual como no Brasil. O processo é simples e pode ser realizado via telefone, e-mail e até pela Internet.

Estude sobre as taxas

As taxas que as empresas precisam pagar no Canadá variam de acordo com diversos fatores como:

  • província;
  • porte da empresa;
  • faturamento;
  • número de funcionários;
  • tipo de negócio escolhido;
  • entre outros.

Com um plano de negócios em mãos é possível ter uma noção de quanto pagará durante o mês ou o ano.

Procure por programas de incentivo na província de destino

As províncias também costumam ter programas para ajudar empreendedores, mas existem diversos tipos e é preciso pesquisar em cada uma delas quais os tipos de negócios que podem se beneficiar deles.

Em Alberta, por exemplo, é possível obter apoio em programas como o “Financing your business” e obter informações para abrir uma empresa no Canadá e como conseguir patrocínio e empréstimos. Em British Columbia há o “Small Business”, que tem o objetivo de prestar suporte a pequenas empresas.

Além desses dois exemplos, existem muitos outros programas que podem ajudar a resolver a questão de como abrir uma empresa no Canadá. Por isso, o ideal é contar com uma consultoria especializada que auxilie em todas as etapas e indique as melhores opções de acordo com o seu negócio. Nós podemos te ajudar com isso!

E, se você quiser obter mais informações sobre como abrir uma empresa no Canadá, precisa ler o e-book em que o CEO da Empreender no Canadá, Jorge Pinto, dá 9 dicas muito valiosas para que você possa empreender sem riscos no país. Confira!

Write A Comment