Como usar o Express Entry para imigrar para o Canadá?

Pinterest LinkedIn

O Express Entry é um sistema do Canadá utilizado para gerenciar as solicitações de residência permanente com o objetivo de preencher a demanda de trabalho existente no país. Ele funciona por meio de pontuações obtidas de acordo com características pré-determinadas.

A cada três semanas, o Comprehensive Ranking System (CRS) é gerado e, uma nova rodada de convites e pontuação de corte são anunciadas. No sistema, quanto mais pontos obtidos, maiores são as chances. Quer saber mais sobre o processo? Continue a leitura e saiba como o exame funciona e o que ele avalia!

1ª etapa: criação do perfil

O primeiro passo é criar seu cadastro e preencher o formulário no site do governo canadense. Caso seja elegível, seu cadastro será colocado em um ranking, atribuindo uma pontuação e realizando uma classificação. Será necessário informar algumas informações como resultados dos testes de idiomas, cargo e código de Classificação Nacional Ocupacional (NOC).

Você terá 60 dias para preencher e enviar seu perfil, caso contrário, terá que começar novamente.

2ª etapa: análise do perfil

Depois de enviado, seu perfil é analisado e eles informam em qual programa de imigração dentro do Express Entry você se qualifica.

Quanto maior a pontuação, mais chances de ser selecionado. Eles também possuem um teste online em que você pode checar rapidamente se é elegível.

Quais são as características avaliadas?

O sistema utiliza o Comprehensive Ranking System (CRS) para pontuar seu perfil e obter sua classificação. Existem diversos critérios avaliados, entre eles:

  • idade;
  • nível de educação;
  • proficiência em inglês ou francês;
  • experiência de trabalho;
  • experiência de trabalho no Canadá.

Você também pode ganhar pontos adicionais caso tenha:

  • irmão ou irmã morando no Canadá (cidadão ou residente permanente);
  • domínio da língua francesa;
  • educação pós-secundária no Canadá;
  • emprego arranjado.

Confira a pontuação determinada para cada critério nesta página do site oficial.

Após enviar o seu perfil, ele fica ativo durante 12 meses e, durante este período, você poderá editá-lo.A No site do governo canadense, eles dão algumas dicas para que você possa melhorar sua pontuação:

  • obter uma oferta de emprego válida;
  • entrar em contato com províncias e territórios para concorrer em um Programa Provincial de Candidatos (Provincial Nominee Program);
  • melhorar sua pontuação no idioma;
  • melhorar sua educação;
  • ganhar experiência de trabalho mais relevante.

3ª etapa: ITA (Invitation to Apply)

Caso você seja considerado elegível, eles vão enviar um convite oficial conhecido como ITA (Invitation to Apply), para que você faça, de fato, a inscrição e concorra à vaga de residência permanente.

Enquanto aguarda o convite, é recomendado que você se prepare para caso seja aprovado, uma vez que será necessário enviar a documentação que comprove as informações preenchidas no formulário e você terá apenas 90 dias para isso. Lembre-se de verificar a validade do teste de idiomas (são válidos por 2 anos após o resultado do teste).

Para enviar os convites, o Governo faz uma “rodada de convites”, em que eles contam com um número de imigrantes que serão aceitos e avaliam, com base na pontuação, os candidatos usando uma nota de corte. Confira no site oficial as últimas notas de corte e outras informações.

4ª etapa: responda ao convite

Caso seja convidado a se inscrever para obter a residência permanente, você receberá um e-mail com a Confirmation of Permanent Residence (CoPR), informando o programa para o qual foi convidado e solicitando a documentação para comprovar as informações fornecidas anteriormente.

Atenção: caso você envie informações falsas ou omita detalhes, pode ser recusado, considerado inadmissível e impedido de se inscrever para ir ao Canadá por 5 anos.

Em alguns casos, a pontuação no momento do convite pode ser reduzida, como caso você não tenha mais uma nomeação provincial, se não tiver mais uma oferta de emprego válida ou se o seu teste de idioma tiver vencido.

Por isso, é importante recalcular a pontuação antes de aceitar o convite. Se insistir em concordar com o convite, ele pode ser recusado e sua taxa de inscrição não será reembolsada.

Recusa do convite

Caso você não possa aceitar o convite por algum motivo pessoal, pode recusar. Você será colocado de volta no ranking com outros candidatos e será considerado em futuras rodadas de convite, caso ainda seja elegível.

Em alguns casos, pode ser necessário melhorar sua nota ou atualizar o seu perfil para se inscrever novamente. Além disso, se você recusar um convite e não se inscrever em 90 dias, será removido do ranking e precisará realizar todo o processo novamente.

A imigração para o Canadá está mais facilitada do que nunca. Quer entender porquê? Confira!

**

Se o seu sonho é morar no Canadá, o primeiro passo para a sua jornada é o intercâmbio. Por meio dele, você pode desenvolver seu inglês, conhecer melhor o país, realizar um curso profissionalizante em uma instituição de ensino canadense e ainda obter experiência de trabalho no país.

Esses pontos são muito relevantes e facilitam a aprovação do processo de residência permanente. A Canada Ponto Intercâmbio, empresa do nosso grupo, oferece todo o suporte nessa jornada para que você comece agora mesmo. Confira os programas de intercâmbio disponíveis e outras informações!

Write A Comment