Empreender no Canadá não é um sonho distante como muitos acreditam. Contanto com os profissionais e a ajuda certas, é possível tirar os seus projetos do papel. Foi exatamente isso que os empreendedores de sucesso no Canadá fizeram.
Para dar a você uma dose de inspiração, separamos três histórias de pessoas que tiveram a coragem de dar um passo à frente e agora representam empresas e negócios promissores. Veja!
1. Cristina Dias, fundadora da Mogiana Coffee
Cristiana morou no Canadá dos 14 aos 16 anos, pois seu pai era professor. Em 1993, eles voltaram e ela teve a oportunidade de fazer um ano de curso de administração, na UBC (University of British Columbia) e, depois disso, voltou ao Brasil.
No entanto, o Canadá a conquistou e decidiu voltar para ficar em novembro de 1995. Durante e após os seus estudos, Cristina trabalhou por 11 anos em um hotel, no qual tinha uma função semelhante a de um gerente.
Mais tarde, começou a conversar com um primo que era proprietário de uma torrefação no Brasil e teve a ideia de vender esse café no Canadá. Entretanto, ela ainda tinha um full-time job e filhos pequenos, sendo por essas e outras razões que não deu muito certo por ela não ter tanto tempo a dedicar.
Incentivada pelo irmão, já que a família era dona de uma torrefação no Brasil, Cristiana começou a Mogiana Coffee em sua garagem, que hoje é um comércio de atacado e varejo de produtos de café Arábica no Canadá. A principal dica que ela dá é para conhecer os concorrentes e a aceitação do seu produto no país.
2. Christianne Barreto, fundadora da NuTree Importing and Wholesale
A NuTree é uma distribuidora exclusiva de algumas marcas de alimentos brasileiras no Canadá. O foco é na alimentação saudável e na qualidade de vida dos cidadãos. Com sede em Vancouver, a ideia da empresa no Canadá nasceu quando um dos sócios, John, viajou para o Brasil e ficou impressionada com a variedade dos produtos exóticos.
Christianne é uma brasileira que vem de uma família de empreendedores. Sua mãe sempre foi habilidosa com trabalhos artesanais e manuais. No entanto, ela decidiu ir além. Aprimorou o seu inglês e fez um curso de Business Management e hoje está na nossa lista de empreendedores de sucesso no Canadá.
Com os conhecimentos da graduação e muita pesquisa de mercado, ela e seu marido decidiram vender frutas brasileiras no Canadá. A partir daí, a gama de produtos foi aumentando, mas sempre mantendo a linha da alimentação saudável.
3. Marcelo Vilhena
Como sempre dizemos aqui no Portal, empreender não se trata somente de abrir uma empresa. O empreendedorismo também trata de investir no sonho de morar e estudar em outro país. Marcelo é o fundador da Target multimídia, que é sediada em Belo Horizonte.
O foco do negócio é o uso de tecnologias na área da comunicação e treinamento. Mesmo tendo a empresa, ele resolveu empreender mudando para o Canadá. Seus objetivos eram o de estudar e imigrar para o país. Atualmente, ele reside em Alberta e é sócio na empresa My Land Productions, que também utiliza a tecnologia e outras mídias na comunicação e treinamentos de seus clientes.
Os empreendedores de sucesso no Canadá têm todos uma coisa em comum: a persistência. Por meio de estudo e ajuda profissional, eles tiraram ideias e sonhos do papel, mesmo que, em um primeiro momento, não tenha dado certo, como no caso da Cristina Dias que antes de ter um negócio promissor, precisou fechar outra empresa. Então, inspire-se e qualifique-se e busque apoio no seu negócio.
Ficou inspirado e quer saber por onde iniciar? Confira o nosso post e saiba como começar a empreender.