Visto & Imigração

Cidadania canadense: o que você precisa saber

Pinterest LinkedIn Tumblr

O Canadá tem uma qualidade de vida incrível e a cidadania canadense oferece privilégios importantes para quem deseja se estabelecer de vez no país. Porém, se você não tem um pai ou mãe canadenses, não nasceu no Canadá, nem seus pais trabalham para o Governo canadense, precisa primeiro passar pelo processo de residência permanente e depois se tornar elegível para solicitar a cidadania canadense. 

Continue a leitura do artigo e aprenda informações importantes como as diferenças entre ser residente permanente e cidadão canadense, como funciona o processo para obter a cidadania, o que é necessário e os benefícios de conquistá-lo!

Como conseguir a residência permanente?

Existem muitos processos diferentes para obter a residência permanente. Um dos mais utilizados é o Express Entry, que unificou os processos Federal Skilled Worker, o Federal Skilled Worker Trades, o Canadian Experience Class e o Provincial Nominee e, com isso, deixou o processo mais simples e menos burocrático.

Além disso, quem inicia a jornada de imigração estudando no país também pode contar com a ajuda do PGWP, pois ele ajuda a somar pontos para o Express Entry.

Quais as diferenças entre residência permanente e cidadania canadense?

Quando se fala em imigrar para o Canadá, muita gente confunde a residência permanente com a cidadania canadense, mas esses são status diferentes de permissão. 

A residência permanente é obtida através do processo de imigração. Ela permite que a pessoa escolha em qual província e cidade morar, trabalhar sem limite de horários. Além disso, também possibilita pagar um tuition (uma espécie de taxa) mais barato em colleges e universidades. Por fim, ela proporciona benefícios como plano de saúde provincial e mais opções de investimentos bancários.

Já a cidadania é o topo da jornada de imigração, acima da residência permanente. Isso porque, ao obtê-la, você se torna um cidadão canadense completo, com direito a passaporte canadense, voto nas eleições e elegibilidade para cargos políticos.

Como conseguir a cidadania canadense?

Se você é apaixonado pelo Canadá e quer obter a cidadania canadense, precisará cumprir com alguns requisitos, além da residência permanente. Nós os listamos abaixo:

  • você precisa ter morado por 3 anos no Canadá nos últimos 5 anos, um total de 1095 dias;
  • fluência em inglês ou francês, os idiomas oficiais do país;
  • declarar e pagar imposto de renda por pelo menos três dos cinco anos anteriores à data da inscrição (caso se enquadre a declaração obrigatória do imposto);
  • ser aprovado no teste de conhecimentos sobre o Canadá — que inclui, além da cultura, história, geografia, economia, governo, conhecimentos sobre os direitos e deveres de um cidadão canadense;
  • participar de uma cerimônia e fazer o juramento para oficializar a cidadania canadense.

O teste de conhecimentos gerais é feito em inglês ou francês e tem 30 minutos de duração, nos quais você deverá responder a 20 perguntas e obter, ao menos, 15 acertos. Mas não basta passar no teste, você só será considerado um cidadão canadense após essa cerimônia. 

São liberados da cerimônia apenas candidatos com idade inferior a 14 anos . Porém, ainda assim, eles devem ser representados por seus pais. Ela é presidida por um juiz de cidadania ou um funcionário presidente e vários candidatos comparecem para jurar a cidadania juntos. 

Você está pensando em se mudar para o Canadá? Confira também nosso artigo em que falamos tudo o que você precisa saber antes de tomar essa decisão!

Write A Comment