Comunidade

Casas no Canadá x Casas no Brasil: quais são as diferenças?

Pinterest LinkedIn Tumblr

Se você está pensando em imigrar, precisa saber que as casas no Canadá são diferentes das casas do Brasil. Já contamos aqui no blog que elas são construídas com madeira, mas não é somente neste aspecto que elas se diferenciam. Para se ter noção, você não precisará levar geladeira, fogão, nem guarda-roupa. Quer saber mais sobre o tema? Continue a leitura!

Nada de guarda-roupa: você terá um armário na parede

Enquanto no Brasil você precisa comprar um guarda-roupa ou mandar fazer um embutido, aqui no Canadá as casas costumam ter armários que ficam nas paredes. Não chegam a ser closets, pois o tamanho é menor.  A vantagem é que, além de economizar dinheiro, você também ganha uma boa área útil no quarto e não precisa se preocupar com esse móvel na hora de se mudar.

Cozinha semipronta: praticidade e economia

Outras coisas que você não precisará comprar são alguns móveis e eletrodomésticos. As cozinhas costumam vir com fogão, geladeira e armários. Algumas também vêm com outros itens, tudo depende de como o proprietário disponibiliza.

Com isso, na hora de mobiliar a sua casa no Canadá, você não precisará se preocupar em comprar diversos móveis e nem precisará pensar em como vendê-los quando for se mudar. Além disso, também falamos aqui sobre como os canadenses costumam deixar móveis em ótimo estado para reciclar e você pode usá-los.

Quase todos os banheiros tem banheira: mas você talvez não goste disso

Você já deve ter visto ao menos um filme norte americano em que o personagem está relaxando em sua banheira e por aqui isso é comum, pois os banheiros vêm com ducha e banheira na mesma peça. Mas, ao contrário do que muitos pensam, nem sempre isso é uma vantagem, ainda mais porque eles não utilizam box blindex e sim cortinas, que acabam grudando no corpo e molhando o banheiro.

Além disso, a banheira também dificulta o banho para idosos e pessoas que estão com dificuldades de locomoção, já que você precisa entrar nela de qualquer maneira para tomar banho. Obviamente existem exceções e você pode procurar por banheiros sem banheira ou com box blindex, mas será um pouco mais difícil de encontrar.

Não tem área de serviço: no inverno essa é uma desvantagem

Como no Canadá os invernos são muito rigorosos, a maior parte das casas não têm área de serviço. Eles utilizam máquinas de lavar e secadoras e elas não costumam ter uma área separada apenas para elas. Podem ter tanques na garagem, mas só tem como utilizá-los fora do inverno, caso contrário, a água congela — literalmente.

Você vai ter um porão: livre de assombrações (provavelmente)

Brincadeiras a parte, no Canadá quase todas as casas têm um porão (basement). Eles têm o tamanho da casa inteira e podem ser utilizados de diversas formas. Muitas pessoas usam como depósito, enquanto outras fazem um “family room” e colocam TV, videogame, brinquedos e algumas bagunças. O conceito é de que o porão é um local que pode ficar bagunçado, ao contrário de outros cômodos da casa.

Janelas que não abrem e portas duplas: você se acostuma

Enquanto no Brasil o costume é abrir as janelas e deixar o ar puro entrar, as janelas no Canadá são adaptadas para aguentar o rigoroso inverno e, por isso, a maior parte delas são duplas e não abrem.

As que abrem, abrem somente uma parte pequena. Toda a ventilação é realizada por aquecedores e ar-condicionado. As portas são duplas e mais pesadas. Tudo para que o local fique fechado durante as temporadas mais geladas do ano.

Aquecedores: uma parte importante da escolha do prédio

Os aquecedores são um alívio para o inverno, mas, se você for morar em prédios, é importante verificar se o aquecedor é central ou individual. Isso porque, caso ele seja central, você não irá controlar a temperatura, nem quando ele ficará ligado ou desligado. Além disso, nem todas as casas do Canadá possuem também o ar-condicionado e o verão pode ser bem quente em algumas partes do país. É sempre bom checar.

Mudanças exigem adaptação e é normal ficar apreensivo no início. No entanto, o Canadá é um país tão incrível, com excelente infraestrutura, segurança e qualidade de vida, que as diferenças das casas no Canadá acabam sendo apenas meros detalhes. E se você tem planos de imigrar para o Canadá, aproveite que é um bom momento!

 

Write A Comment