Comunidade

Reciclagem de lixo no Canadá: como funciona a separação e o descarte?

Pinterest LinkedIn Tumblr

A reciclagem é um tema que tem sido discutido constantemente no mundo todo. A sustentabilidade não é mais opcional, tornou-se essencial para a sobrevivência humana e com isso, medidas foram tomadas em diversos países. A reciclagem de lixo no Canadá tem algumas diferenças da que ocorre no Brasil.

Confira o artigo que fizemos e prepare-se caso vá passar um tempo, estudar ou imigrar para o país!

Veja como é realizada a separação dos lixos

Existem quatro lixeiras (bins): azul, verde, preta e lixeira (baldão). É importante saber o que pode colocar em cada uma delas, caso contrário, você pode até levar uma multa. Veja agora como os lixos podem ser separados:

  • Green bin: destinada para lixos orgânicos como restos de comida, filtro de café, cascas de frutas e ovos, etc. Eles são reprocessados e revendidos para serem utilizados em jardins e produções agrícolas.
  • Black bin: são lixos recicláveis como caixas de papelão, jornais e revistas, latas, potes de vidro (sem tampa), embalagens vazias, caixa de ovos, entre outros.
  • Blue Bin: são lixos recicláveis para eliminar vidros, metais e plásticos de aterros sanitários como garrafas de vidro, latas de refrigerante, recipientes de alumínio,  vasos de flores, garrafas plásticas e frascos,
  • Lixeira: os detritos que vão para o lixão, como sacos de leite, lâmpadas, cerâmicas, embalagens de isopor, pedaços de madeira, bem como qualquer tipo de sacos plásticos.

Outros tipos

Existem outros tipos de lixo, como o yardwaste resíduos de jardins como folhas de árvores, terras, galho) e botijões de gás de churrasqueira, por exemplo, que são coletados em dias específicos.

Pilhas, lâmpadas, CD’s, eletrônicos e outros objetos que podem contaminar o solo, precisam ser descartados em coletas especiais. Grandes varejistas como o Ikea e o Home Depot aceitam alguns desses itens, basta verificar.

Para descartar móveis e outros lixos maiores, basta agendar a coleta ligando para a prefeitura. Uma curiosidade referente a este ponto, é que muitas vezes, os imigrantes conseguem encontrar bons móveis que seriam jogados “no lixo” e é comum que os utilizem em suas casas. Uma excelente maneira de economizar, certo?

Saiba como é feita a coleta da reciclagem de lixo no Canadá

A reciclagem de lixo no Canadá é feita conforme as especificidades de cada província, mas geralmente os caminhões passam uma vez por semana. É preciso seguir o calendário disponibilizado pelo governo para poder entender quando colocar o lixo certo no dia certo.

Em Ottawa, por exemplo, o lixo orgânico é coletado toda semana, enquanto o lixo comum é coletado semana sim e semana não.

Por aqui também existe a coleta separada entre os lixos recicláveis, em uma semana  são coletados materiais como papeis, papelão e na outra semana coletam latas, potes de vidros, plásticos e etc.

Curiosidades sobre a reciclagem no Canadá

1 – Cerca de 30% do lixo produzido no Canadá é orgânico. Eles realizam a compostagem desse lixo e utilizam como fertilizantes para as fazendas, agricultura e cultivo de plantas.

2- Em Ontário cada casa tem direito a 4 caixas (uma para lixos orgânicos, um cesto pequeno de cozinha também para colocar os lixos orgânicos, uma para lixo comum e uma para recicláveis). Você faz uma requisição no site da prefeitura, e após 5 dias recebe os cupons para ir na loja e pegá-los, sem custo adicional!

3 – As latas de cerveja, garrafas de vinho, whisky e etc, podem ser tanto descartadas junto aos demais materiais recicláveis, como também podem ser vendidas nas lojas que realizam a venda de bebidas alcoólicas. Ex: LCBO (Ontario) e Beer Store.

4 –  É bem comum nos dias de coleta de lixo, encontrar móveis esperando para serem levados pelo lixeiro. E acredite, muita gente já conseguiu mobiliar suas casas com móveis deixados na frente da casa.

5 –  Existem coletas especiais para itens de festas e datas comemorativas como árvores de natal naturais, abóboras de Halloween, folhas secas e muito mais. Eles são levados para a compostagem.

Veja só esse vídeo que fizemos:

Agora que você já sabe como funciona a reciclagem de lixo no Canadá, está um pouco mais preparado para viver no país. Veja também como funciona o sistema de saúde do Canadá!

Write A Comment