Comunidade

Descubra como funciona o sistema de saúde no Canadá!

Pinterest LinkedIn Tumblr

O sistema de saúde no Canadá frequentemente é usado como modelo. Isso acontece porque é um setor organizado e que recebe incentivos e investimentos do governo, sendo que isso o torna um dos melhores do mundo. Há muitas diferenças no sistema do Brasil, para começar, os médicos não são funcionários do governo, mas sim autônomos.

Além disso, apesar de sempre nos referirmos ao sistema, existem cerca de 15 diferentes modelos, já que cada província tem as suas regras. Se você pretende se mudar para o território canadense para empreender na sua vida profissional e pessoal, confira como funciona a saúde no país!

Como funciona o sistema de saúde no Canadá?

O sistema de saúde é, na verdade, um conjunto de planos que oferecem diferentes coberturas a exames, consultas e procedimentos aos cidadãos. Ele é financiado pelo dinheiro público, mas administrado por cada uma das províncias, sendo que elas precisam seguir algumas normas e diretrizes do Governo Federal.

A Lei que orienta os territórios é a Canada Health Act. Essa norma determina principalmente quais são os requisitos para que as províncias possam receber dinheiro para financiar esse serviço.

Para utilizar os serviços da saúde pública no Canadá você precisa ter um cartão de seguro-saúde da província onde mora. Sempre que for fazer qualquer procedimento, marcação de consulta ou exame precisará apresentá-lo.

Além disso, somente existem hospitais públicos, então, em casos de emergências, o melhor a ser feito é ir a um pronto-socorro, mas sempre apresentando o seu cartão. Se não for nada urgente, o seu atendimento será feito em uma das diversas clínicas que são chamadas de Walk-In Clinics.

Quem tem direito ao sistema de saúde no Canadá?

Todos os cidadãos canadenses e aqueles com residência permanente podem ser segurados do sistema de saúde canadense. Essa cobertura é estendida também aos refugiados, pessoas protegidas pelo governo e requerentes refugiados. Porém, nesses últimos casos o serviço é disponibilizado de maneira temporária, pois é subsidiado pelo Programa Federal Interino de Saúde (IFHP).

Intercambista podem ter cobertura?

O sistema de saúde do Canadá segue a premissa de equidade. Ou seja, não importa a sua classe social, condição econômica ou cor, pois, na prática, você será atendido com o mesmo padrão dos demais.

Mas e os intercambistas? Tudo dependerá da província em que o estudante está. Em alguns territórios, pessoas com visto estudantil, turismo ou visitante não têm acesso ao serviço de saúde, enquanto em outras podem ser segurados. Por isso é importante que busque por um bom seguro-saúde privado e pesquise as particularidades e regras da cidade que pretende ficar.

Existe carência?

Isso também dependerá da província, já que em algumas é necessário esperar até três meses antes de conseguir o seu cartão do seguro-saúde para o sistema público. Então, antes de contratar o seu seguro privado, verifique se ele poderá atendê-lo durante essa carência.

Quais são as coberturas?

Normalmente, o serviço de saúde no Canadá cobre serviços básicos. Caso não tenha direito a outros serviços, precisará pagar por eles. É importante ressaltar que até mesmo os anticoncepcionais somente são vendidos mediante receita médica. Os planos mais básicos oferecem:

  • diagnóstico simples;
  • tratamento de lesões e doenças que não sejam graves;
  • prescrições médicas;
  • encaminhamentos para especialistas.

Se você trabalhar no país, a sua empresa poderá oferecer coberturas extras, que são planos chamados de Extended Care. Com isso, terá acesso a outros serviços, como:

  • receita e exames para óculos de grau;
  • procedimentos e cuidados odontológicos;
  • fisioterapia;
  • serviços de ambulância.

O serviço de saúde no Canadá é a o destino de cerca de 70% dos recursos públicos do país, sendo que os indicadores de saúde canadense estão acima da média dos países que fazem parte do Organization for Economic Co-Operation and Development (OECD). Em outras palavras, são planos de grande eficiência e organização. Portanto, pesquise bastante sobre as regras e coberturas que a sua província oferece para o seu tipo de visto.

Esse post ajudou a tirar as suas dúvidas? Compartilhe nas suas redes sociais e ajude seus amigos e seguidores a conhecerem o sistema de saúde canadense.

Write A Comment