Visto & Imigração

Guia rápido: aprenda a tirar o visto canadense

Pinterest LinkedIn Tumblr

O visto canadense é necessário a todos os brasileiros que desejam viajar, trabalhar ou estudar no Canadá. A boa notícia é que ele tem uma aprovação bem mais rápida do que o americano, levando até apenas seis meses para ser aprovado. 

Se você teve o visto canadense nos últimos 10 anos ou tem o visto americano válido, pode usar uma autorização que é emitida em questões de minutos completamente online. Quer saber como tirar o visto canadense? Explicamos de maneira rápida neste guia. Confira!

Quem já teve o visto canadense ou tem visto americano

Se você teve um visto válido pelos últimos dez anos ou tem um visto americano ainda válido, pode utilizar o  eTA (Electronic Travel Authorization). Veja o passo a passo:

  • Entre no site do governo do Canadá
  • Informe os dados do passaporte e do visto já obtido
  • Preencha os formulários solicitados.
  • Pague a taxa (cerca de C$7.00)

Normalmente, dentro de alguns minutos você recebe a eTA aprovada e confirmada via e-mail. Após a provada, essa autorização tem duração de até 5 anos ou até que o passaporte expire. Eles têm um manual em português e você pode conferi-lo para compreender melhor como funciona o processo.

Visto de turista

Caso você não tenha o eTA e vai viajar para o Canadá para conhecer o país, precisa solicitar o TRV (Temporary Resident Visa). O visto canadense de turismo é válido para entradas marítimas, aéreas e terrestres.No entanto, ele tem restrições: não é possível trabalhar ou estudar, a menos que se obtenham as permissões necessárias.

É preciso comprovar que tem dinheiro para se manter no Canadá e para voltar para casa, não pode ter antecedentes criminais e precisa estar em bom estado de saúde. Veja o passo a passo:

  • Reúna a documentação necessária (consulte aqui);
  • Preencha os formulários;
  • Pague as taxas no site do governo (precisa de um e-mail válido e cartão de crédito);
  • Submeta a aplicação.

Online

O governo canadense já disponibiliza a aplicação online, mas será necessário um scanner ou câmera para fazer cópias do documento. Se o visto for aprovado, será preciso enviar a documentação e cadastrar sua biometria em um CVAC (Canadian Visa Application Centre), que no Brasil é representado pela VFS Global. Há também uma taxa de transmissão e uma taxa da biometria. Mais informações aqui.

Presencialmente

Você pode tirar um visto diretamente em um CVAC, pagando uma taxa de serviço. Eles enviam a documentação e o passaporte juntamente com os formulários preenchidos. 

Em ambos os casos, o passaporte retorna e você pode pagar uma taxa para receber em casa ou ir até o CVAC buscar. O tempo de processamento do visto é de cerca de 12 dias, mas também é acrescentado o tempo de envio e retorno dos passaportes e da biometria. 

A validade desse visto é de 6 meses a 10 anos, de acordo com a validade do passaporte. Lembrando que, se você tirar um novo passaporte, terá que solicitar um novo TRV.

Visto de trabalho

Você pode conseguir um visto de trabalho caso: receba um convite de uma empresa, consiga uma permissão de trabalho pós-graduação (PGWP) ou tenha um visto de residência permanente. Saiba um pouco sobre cada opção.

PGWP

Se você fez um curso superior em uma instituição credenciada, pode solicitar o PGWP e trabalhar no país. O tempo de validade deste visto depende da duração do seu curso. Se estudou um ano, pode ficar mais um ano, se estudou dois, pode trabalhar por mais dois anos. O tempo máximo é de três anos. Saiba mais no site do governo canadense.

Convite de uma empresa

Como o Canadá precisa de profissionais para trabalhar, as empresas podem solicitar a contratação de um estrangeiro. Para isso, é necessário que ela obtenha um LMIA (Labour Market Impact Assessment) e comprove que nenhum cidadão canadense pode ocupar o cargo. No entanto, algumas oportunidades não precisam de um LMIA, confira quais.

Residentes permanentes

Você pode solicitar um visto de residente permanente para trabalhar no Canadá. O modo mais simples de obtê-lo é por meio do Express Entry, um programa do governo que define quais são as pessoas qualificadas para trabalhar no país. Saiba mais sobre o Express Entry.

Visto de estudo

Caso o seu curso seja de menos de 6 meses, o mais indicado é solicitar o visto canadense de turismo. Já se o prazo para a conclusão for maior, precisará do visto de estudos, também conhecido como permissão de estudos. 

Neste caso, você precisará de uma carta de aceitação de uma escola canadense, para comprovar o seu período de estudos. Se estiver em Quebec, precisará também da aprovação CAQ – Certificado de Aceitação de Quebec. Também é preciso um passaporte e comprovação de que você pode se manter durante o seu período no Canadá. Saiba como solicitar aqui.

A importância do auxílio profissional

Nem sempre os vistos são aceitos e, muitas vezes, o visto canadense é negado por falta de documentação, formulários preenchidos incorretamente e até perda de prazos de envio de documentos. Em alguns casos, a pessoa solicita um visto e depois descobre que, na verdade, precisaria de outro.

Por isso, o auxílio de profissionais experientes é recomendado. Eles podem ajudar em todo o processo, instruindo e tirando as dúvidas, para aumentar as suas chances de ter o visto liberado e viajar, estudar ou imigrar para o Canadá. Nossa equipe e nossos parceiros estão preparados para te ajudar a tirar seu visto canadense. Saiba agora como funciona a consultoria de imigração para o Canadá!

Write A Comment