Empreender

Trabalhar no Canadá: conheça a profissão de drywaller

Pinterest LinkedIn Tumblr

Se você acompanha nossos artigos, já deve ter conferido os materiais que fizemos sobre o trabalho de construção civil, uma área muito promissora para quem deseja trabalhar no Canadá. Neste artigo nós falaremos de mais uma das ramificações dessa área, que é a profissão de drywaller, um setor em grande expansão no país.

Cerca de 95% das casas do Canadá tem paredes internas e telhados feitos de Drywall e o mercado está com falta de profissionais da área. Quer entender melhor como funciona esse mercado? Veja as informações abaixo!

O que é Drywall e porque os canadenses o utilizam?

O Drywall é uma parede composta de perfis de aço e parafusada com chapas de gessos. Como sua estrutura é oca, as fiações, os sistemas hidráulicos e linhas telefônicas podem passar pelo seu interior.

No Brasil as paredes são feitas de alvenaria, mas no Canadá, praticamente todas as paredes são feitas de Drywall. Os canadenses utilizam esse material por conta da praticidade, o baixo custo, facilidade de instalação e também de futuros reparos. As vantagens são tantas que o método começou a se tornar popular também no Brasil.

Como é o dia de um drywaller no Canadá?

O dia começa cedo como qualquer atividade ligada a construção no Canadá. A instalação do drywall se inicia uma vez que toda estrutura de paredes, elétrica e hidráulica já foram finalizadas ou estão próximas de finalizar.  É considerada uma etapa intermediária em uma construção, pois é quando a casa passa a tomar forma antes do acabamento final.

Quem vai trabalhar no Canadá e precisar comprar as próprias ferramentas, não encontrará problemas, uma vez que a instalação de uma folha de drywall requer apenas equipamentos simples como parafusadeira, estilete e um crowbar pequeno. Já as folhas e parafusos podem ser adquiridas em lojas como Home Depot, Lowes, entre outros.

Engana-se quem acredita que a atividade se resume a cobrir as paredes. Antes da fase de pintura final é necessário fazer a aplicação de massa corrida e o acabamento posterior. Ainda assim, o processo é bem rápido, um profissional experiente consegue finalizar uma casa mediana em uma semana de trabalho.

Por que trabalhar no Canadá como draywaller?

Nos últimos anos, o Canadá tem perdido grande parte da sua mão de obra de algumas áreas como a construção civil. A população do país é formada por muitos idosos e os profissionais da área estão se aposentando e não têm profissionais para atender a essa demanda. Por isso o país tem feito esforços para trazer imigrantes.

Além disso, a área é muito promissora, uma vez que praticamente todas as casas utilizam esse material para serem construídas. Ainda em dúvida? Confira abaixo esse vídeo em que uma especialista em Drywall do Canadá fala sobre o sucesso da profissão no país:

Quanto ganha um drywaller?

Se você se interessa em trabalhar no Canadá e gostou dessa opção, provavelmente está curioso para saber qual é o salário de um drywaller no Canadá. O valor é pago por hora, bem como a maior parte das outras profissões. O salário varia entre CAD 19,00  a CAD 28,00 por hora. Acima da média do salário mínimo do país.

É possível obter uma licença para se trabalhar como drywaller e ela pode ser um diferencial, mas pouco exigida no mercado. Geralmente os anos de experiência contam mais do que a certificação. O Governo do Canadá disponibiliza uma página para maiores informações – job bank. NOC 7284

Além da profissão de drywaller, outras atividades podem ser exercidas na área de construção civil, como é o caso da carpintaria. Confira o relato do cotidiano de um carpinteiro no Canadá!

Write A Comment