Empreender

Carpinteiro no Canadá: confira o relato de um brasileiro que trabalha na área

Pinterest LinkedIn Tumblr

Este é mais um texto sobre a área de construção civil no Canadá. Por lá, o setor cresce a largos passos e existem muitas oportunidades para preencher vagas e conquistar o tão sonhado objetivo de imigrar para o Canadá.

Neste artigo você pode conferir o relato do Lucas, um ajudante de carpinteiro no Canadá e que trouxe um pouco do dia a dia dele para que você possa entender como é a rotina dessa profissão por aqui. Confira!

As diferenças entre os estilos de construções brasileiros e canadenses

Olá, Sou Lucas, ajudante de carpinteiro no Canadá e irei contar um pouquinho mais sobre meus dias na carpintaria. Gosto muito do que estou fazendo e acho legal compartilhar um pouco da minha experiência e visão sobre construções no Canadá.

Para quem não está muito familiarizado, o estilo de construção no Canadá é um pouco diferente. O trabalho do carpinteiro é bem valorizado, já que a maioria das casas por aqui são feitas de madeira e materiais isolantes, isso devido a disponibilidade dos materiais e dos benefícios que eles trazem para a casa e para o processo de construção.

A rotina de um carpinteiro no Canadá

Os dias para quem trabalha na construção começam bem cedo, isso é importante para aproveitar ao máximo a luz do dia. Geralmente saímos para o trabalho as 6:30 h da manhã e terminamos entre 4h ou 5h da tarde. Os dias podem se tornar bem longos, mas é questão de costume para as coisas ficarem mais tranquilas.

Em média, conseguimos construir a estrutura de uma casa inteira tirando o revestimento externo, em aproximadamente três ou quatro semanas. A utilização da madeira e de outros matérias como drywall permitem uma construção mais rápida e sem muito resíduo. Algumas pessoas podem achar que isso torna a casa mais “fraca”, porém essas estruturas são bem resistentes e funcionais.

No dia a dia, costumo dizer que é como montar um grande lego. As peças a serem usadas costumam vir já separadas e usamos as instruções e plantas para juntar tudo.

O início da obra

Nos estágios iniciais da obra, o carpinteiro começa o serviço sobre a fundação de concreto já existente. Começamos com todo o frame de madeira, levantando a estrutura das paredes. É importante sempre garantir que as paredes estejam apoiadas corretamente, alinhadas e que toda estrutura de apoio e segurança para o segundo andar estão sendo colocadas também.

Assim que terminamos  as paredes, começamos a trabalhar o piso do  segundo andar. Para isso, utilizamos as máquinas como auxílio, já que as vigas de madeira para o piso são bem pesadas. Quando todas as vigas são posicionadas e as placas de madeira são colocadas sobre as vigas como base para o piso, começamos com o processo do frame das paredes novamente. Esse processo se repete até o telhado ser posicionado. Geralmente, as casas não tem mais de três andares.

Logo após terminarmos o frame das paredes, a primeira camada de revestimento externo, os pisos, a estrutura da varanda e o telhado, nosso trabalho está basicamente pronto, e a partir desse ponto, outros profissionais começam a trabalhar na obra e aplicar os revestimentos internos, externos, isolamentos e  aquecimento.

Os desafios e as recompensas de um carpinteiro no Canadá

É interessante dizer que no Canadá os profissionais da construção civil são especializados e se dedicam a uma atividade. Existem equipes responsáveis por cada etapa da obra, sendo divididos entre  fundação,  estrutura da casa,  revestimento, e assim por diante.

Na minha opinião, os principais desafios de fazer parte desse processo de construção são os perigos no manuseio das ferramentas e o desgaste de carregar os materiais. O clima também pode ser um obstáculo, já que trabalhamos nas baixas temperaturas do inverno, ou nas elevadas temperaturas no verão.

O único momento que o clima nos impede de trabalhar é quando chove, já que algumas ferramentas não podem ser molhadas. Porém isso tudo é uma questão de costume e adaptação, e com o tempo o trabalho flui melhor.

Por outro lado, fazer parte da construção aqui no Canadá é bem interessante. Eu fiz cursos de construção no Brasil e acho muito bacana poder aprender os diferentes métodos e técnicas de construção utilizados por aqui. Pela forte utilização da madeira, a carpintaria tem um leque muito grande de atividades, então tem muita coisa interessante para trabalhar.

Apesar de ser um trabalho desgastante, ver o resultado final das casas em um período relativamente curto é muito gratificante.

Nesse texto tentei explicar brevemente um pouco do que eu faço no trabalho como ajudante de carpinteiro, e como funcionam as etapas de construção na minha função. Como disse antes, fico muito empolgado com a possibilidade de aprender mais sobre construção no Canadá, e espero ter passado alguma coisa de positivo sobre isso.

Você gostou do relato do Lucas sobre a rotina de um carpinteiro no Canadá? Se você trabalha nessa área, confira também o texto que fizemos sobre as técnicas de construção civil em casas de madeira no Canadá!

Write A Comment