Empreender

Salário mínimo no Canadá: quanto é e como funciona

Pinterest LinkedIn Tumblr

Apesar de o mundo todo enfrentar problemas na economia, no Brasil condições econômicas estão ainda menos favoráveis. O desemprego está crescendo e as pessoas começam a  procurar por alternativas.

Levando em consideração que o Canadá está precisando de mão de obra, ele é um dos países mais procurados por quem quer trabalhar no exterior.  Porém, antes as pessoas começam a procurar pelo valor do salário mínimo no Canadá. Este é o seu caso? Continue a leitura e confira informações atualizadas sobre os valores de 2020!

Quanto é o salário mínimo no Canadá?

O salário mínimo no Canadá não é único, uma vez que cada província estabelece o valor de acordo com o custo de vida local. Veja alguns exemplos:

British Columbia: em 2019 o salário mínimo era de $13.85 dólares canadenses por hora, mas está previsto um aumento para $14.60 dólares canadenses em junho de 2021.

Alberta: o salário mínimo geral atualmente é de $15 dólares canadenses por hora, já o dos vendedores é de $598 dólares canadenses por semana e os das empregadas domésticas que residem na casa dos patrões é de $2,848 por mês.

Ontario: até setembro de 2020, o salário mínimo em Ontário é de $14.00 dólares canadenses por hora. Porém, está previsto um aumento em outubro que elevará o salário mínimo da província para $14.25 dólares canadenses por hora.

Quebec: desde o dia 1º de maio o salário mínimo do Quebec passou a ser $13.10 dólares canadenses por hora.

Nova Scotia: desde o dia 01/04/2020, o salário mínimo da Nova Scotia é de $12.55 dólares canadenses por hora e a taxa mais baixa que os empregadores costumavam pagar funcionários inexperientes foi eliminada.

Você pode consultar também os valores do salário mínimo de Manitoba, New Brunswick, Newfoundland & Labrador, Northwest Territories, Nunavut, Prince Edward Island, Saskatchewan, Yukon.

Como funciona o pagamento do salário mínimo no Canadá?

Como você pode perceber, os salários no Canadá não são mensais como no Brasil (tirando algumas exceções). Com isso, a quantia mensal que você recebe é diferente conforme as quantidades de horas trabalhadas, sendo reduzidas conforme os recessos, faltas, feriados e aumentadas quando por algum motivo você trabalha por mais tempo.

Não se assuste caso algum empregador lhe informe o valor anual, pois aqui é comum, bem como o pagamento semanal ou quinzenal.

Se você trabalhar em um local que recebe gorjetas, como os restaurantes e os cafés, saiba que o dinheiro total irá para você. Levando em conta que a média de gorjetas são de 15% a 20% do valor total da conta, isso certamente fará diferença no final.

É possível viver bem com o salário mínimo canadense?

O custo de vida das cidades variam bastante, o que afeta bastante a qualidade de vida com um salário mínimo na cidade. Nas grandes metrópoles como Toronto e Vancouver, as contas e o aluguel costumam ser mais caros, enquanto em cidades menores como Ottawa e Montreal o salário mínimo é menor, mas o custo de vida também é mais baixo.

Quais são as leis trabalhistas do Canadá?

No Canadá o salário mínimo acaba sendo mais “justo” do que no Brasil, levando em consideração o custo de vida. Também existe saúde pública e educação de qualidade para a população.

Por outro lado, as leis trabalhistas no Canadá são diferentes do Brasil. Por aqui, se você faltar, ainda que tenha atestado médico, pode ser descontado.

Mas calma, as empresas costumam adotar o “sick day” que é uma quantidade de dias que o empregado pode se ausentar por motivos de saúde sem redução de salário.

Também não é costume que os empregadores paguem por férias, planos de saúde, nem auxílio refeição, mas, como mencionado, os salários costumam ser mais altos.

Ainda assim, se você está com planos de trabalhar no Canadá, analise primeiro o salário mínimo e as leis trabalhistas de cada província.

Procurando emprego no Canadá? Confira empresas que estão contratando durante a pandemia!

Write A Comment