Comunidade

O que é o greencard? Entenda aqui como funciona!

Pinterest LinkedIn Tumblr

Já ouviu falar, mas não sabe o que é o greencard? Imigrar para o Canadá e ter a cidadania canadense, ou de outros países é o sonho de muitas pessoas que querem melhores condições de vida e oportunidades profissionais. Diante disso, a busca pelo greencard “canadense” aparece como uma alternativa para se tornar legal e parte da população. 

Não é à toa que, somente no Canadá, o visto de residência permanente entre os brasileiros cresce cerca de 128%. A seguir, você entenderá o que é esse documento, quais direitos ele assegura e, o mais importante, como conseguir um. Confira!

O que é o greencard? 

O greencard é o nome popular do Residence Permanent Card (PR Card), ou seja, um visto de residente permanente. Obtê-lo é essencial para todos os que ambicionam em empreender no Canadá, ou simplesmente viver no país por tempo indefinido. Por isso vamos conhecer um pouco mais sobre esse visto tão sonhado por muitos!

E como funciona? 

Agora que já sabe o que é o greencard, vamos aos direitos que ele assegura. Apesar do PR Card ter caráter permanente, ele não torna o estrangeiro cidadão canadense, apenas um residente permanente que é cidadão de outro país. No entanto, na prática, não há nenhum problema em não ser cidadão canadense. É possível estudar, trabalhar e viver normalmente com esse visto.

Para pessoas que já estão no Canadá com visto de estudante ou de trabalho e gostariam de conseguir a residência permanente, comprovar a permanência de aproximadamente três anos no país, não necessariamente ininterrupta (1.095 dias vividos no Canadá) facilita o processo, mas lembre-se, a regra não é válida para menores de 18 anos.

Quais são os direitos e deveres de quem tem o visto de residente no Canadá? 

Apesar de se tornar residente com o greencard e poder aproveitar diversos programas e benefícios, é preciso atentar quanto aos pontos que você não poderá fazer ou participar. Então, entenda sobre o que estamos falando, a seguir. 

DIREITOS DO RESIDENTE PERMANENTE

Como residente permanente você pode:

  • ter acesso a vários benefícios sociais, como assistência médica;
  • estudar, trabalhar e viver em qualquer província do país;
  • solicitar cidadania canadense, caso cumpra os requisitos;

O QUE O RESIDENTE NÃO PODE FAZER

  • votar ou exercer cargos públicos;
  • desrespeitar as leis canadenses;
  • trabalhar em cargos que exigem certificado de segurança de alto nível;

Além de entender o que é o greencard, é importante que tenha em mente que o residente permanente deve viver dois anos, de um período de cinco, no Canadá. Caso passe menos tempo no país, cometa crimes graves ou se torne cidadão canadense, perderá sua residência permanente.

Ficou com alguma dúvida? Fale conosco, será um prazer atendê-lo! 

Write A Comment