Visto & Imigração

Já pensou em imigrar para Saskatchewan no Canadá?

Pinterest LinkedIn Tumblr

Você já ouviu falar de Saskatchewan? A província tem um nome diferente, originado pelo rio homônimo batizado pela tribo Cree e significa “rio que corre velozmente”. A cidade tem belezas naturais exuberantes, além de diversas oportunidades de trabalho e também imigração. 

Inclusive, há programas de imigração provinciais próprios com excelentes oportunidades para quem pensa em imigrar para o Canadá. Continue a leitura e saiba mais!

Conheça a cidade de Saskatchewan

Saskatchewan é uma província que faz parte das províncias das pradarias, uma região localizada no oeste do Canadá que é coberta por pradarias (pastagens). Ela não tem fronteiras naturais, sendo que 10% do território é coberto de água doce, com rios, reservatórios e 100 mil lagos.

Sua capital é Regina, mas também faz divisa com Manitoba, Nunavut, Northwest Territories e Alberta. Também faz fronteiras com os estados americanos Dakota do Norte e Montana. Enquanto a parte sul da província é mais populosa, a região norte é, em sua maior parte, pouco habitada e florestada.

Por conta desse aspecto mais rural, a economia é fortemente relacionada à agricultura, sendo principalmente voltada ao cultivo de grãos como ervilha, lentilha, linho, canola, centeio, aveia, cevada e semente de alpiste. Ela também é a maior exportadora mundial de sementes de mostarda. Além da agricultura, a mineração também é parte importante da economia, se destacando nas vendas de potássio e urânio.

O clima de Saskatchewan

Com o clima continental, a província conta com invernos rigorosos e amplitude térmica, além de verões quentes no sul. As cidades que fazem fronteira com os Estados Unidos (Yellow Grass e Midale) já registraram as maiores temperaturas do Canadá e, no sul da província as temperaturas negativas podem chegar a −45 °C. É conhecida como a província mais ensolarada do país, apesar das chuvas frequentes, por conta dos rios e lagos.

Pontos Turísticos

Levando em consideração a quantidade de lagos e natureza do local, é comum que as atividades estejam relacionadas a atividades ao ar livre e esportes como natação, canoagem, pesca, entre outras. Mas não para por aí, as principais cidades da província também contam com monumentos históricos, museus e até castelos. Veja abaixo!

Stone Hall Castle (Regina)

Em Regina você encontra uma experiência incrível de um castelo europeu, em pleno Canadá. A residência onde hoje está localizado o castelo foi danificada durante um ciclone devastador em 1912.

A lenda diz que Annie, a esposa do proprietário (Dark) pediu a ele que construísse um local em que ela pudesse se sentir segura. A beleza do local é espetacular, você pode conferir algumas fotos no site da atração

Tunnels of Moose Jaw

Que tal reviver os dias de contrabando de Al Capone, experimentar as dificuldades dos primeiros imigrantes chineses ou caminhar pelas ruas do centro de Moose Jaw em visitas teatrais guiadas? Nesta atração você conhece diferentes períodos da história e ainda pode se divertir com toda a família. Confira o site da atração.

Saskatoon Forestry Farm Park & Zoo 

Com jardins cuidadosamente cuidados, edifícios históricos restaurados e playground, o Saskatoon Forestry Farm Park & Zoo é o único zoológico credenciado pelo CAZA-AZAC de Saskatchewan. Vale a pena checar a programação e curtir suas atividades recreativas e programas que podem atrair toda a família. Veja no site da atração.

Batoche national Historic Site 

O Batoche national Historic Site é um local histórico em que são realizadas atividades que remontam a história da cidade, seja revivendo a última batalha da resistência Métis em 1885, liderada por Louis Riel e Gabriel Dumont contra as tropas do governo dos homens do General Middleton ou conhecendo as histórias da vida de Métis ao lado das margens do rio South Saskatchewan. É uma verdadeira imersão histórica, muito interessante. Confira mais no site da atração.

Imigração para Saskatchewan

Para imigrar por meio do programa provincial Saskatchewan Immigrant Nominee Program (SINP), você pode optar por 3 categorias diferentes de imigração:

International Skilled Worker

Nesta categoria se encaixam os trabalhadores qualificados de acordo com o perfil profissional, ela é dividida em outras três subcategorias. Na Employment Offer (Oferta de um Empregador), há uma lista de profissões buscadas pela províncias e não precisa de experiência de trabalho canadense, mas precisa de uma oferta de trabalho de uma empresa, a “job offer”.

Na subcategoria Occupation In-Demand (Ocupação sob demanda) estão os trabalhadores que, apesar de não contarem com uma proposta de emprego, são altamente qualificados em uma das profissões de grande demanda. Para ela é preciso atingir os critérios da sub-categoria, que tem entre outros requisitos ter feito o ECA (Education Credential Assessments).

Por último, a Saskatchewan Express Entry é para candidatos que vão imigrar pelo Express Entry, um sistema de imigração bem popular e facilitado, como você pode ver em nosso artigo sobre o tema.

Saskatchewan Experience

Essa categoria consiste em estrangeiros que estejam estudando e vivendo em Saskatchewan com um visto de trabalho válido, como o PGWP (Post-Graduate Work Program). Ela também tem subcategorias:

Skilled Worker With Existing Work Permit: é usada, principalmente para  estrangeiros que estejam em Sasktchewan, trabalhando com uma LMIA e requer uma oferta de emprego.

Hospitality Sector Project: quem trabalha em áreas da hospitalidade em locais aprovados pelo SINP com visto de trabalhador temporário (PGWP) e cumprir outros requisitos.

Semi-skilled Agriculture Worker with Existing Work Permit: é para pessoas que trabalhem ou planejem trabalhar no setor de agricultura na província. Por meio dela é necessário trabalhar na província ao menos 6 meses na agricultura e receber uma oferta do empregador por meio dos NOCS 8431 e 8432 (fazendeiro/peão de fazenda e trabalhador de estufa).

Health Professionals: para profissionais da área de saúde que estejam ou venham a trabalhar em Saskatchewan. Quem já trabalha na área precisa passar por um processo de revalidação de diploma e passar em algumas provas.

Há ainda outras subcategorias voltadas a áreas como motoristas de caminhões, estudantes, estudantes graduados em Saskatchewan, entre outros.

Entrepreneur and Farm

Nesta categoria você precisa começar um negócio na província, comprar um empreendimento, se tornar sócio ou comprar e operar uma fazenda. 

Entre outros passos, é preciso cadastrar o perfil em um sistema e esperar ser chamado, sendo que, para se cadastrar é preciso cumprir com requisitos mínimos que incluem contar com, no mínimo, $500 mil dólares canadenses em negócios e/ou investimentos pessoais.

São várias as formas de imigrar e escolher a opção adequada pode ser essencial para obter uma resposta positiva. Por isso, obter assistência de profissionais capacitados e especializados é o caminho mais indicado. 

Apesar de nenhum deles poder assegurar sua imigração, podem fazer com que você evite erros desde a escolha do programa até envio de documentos e informações. Nós contamos com parceiros que podem te ajudar nessa jornada. Entre em contato conosco e saiba como imigrar para Saskatchewan da melhor maneira!

Write A Comment