Comunidade

Conheça 30 comidas típicas do Canadá e prepare seu paladar!

Pinterest LinkedIn Tumblr

Imigrar está nos seus planos? Então você precisa conhecer as comidas típicas do Canadá e já preparar o paladar para comer o tradicional arroz com feijão apenas de vez em quando, além de se adaptar com um mega café da manhã e um lanche no horário do almoço.

As diferenças culturais podem até levar um tempo, mas com certeza você vai gostar da culinária canadense que é diversa e muito saborosa. Conheça agora mesmo 30 comidas típicas do Canadá e confira!

1. Poutine

Criado em Quebec, atualmente o poutine é um dos pratos mais vendidos em todo o Canadá, tanto que existem restaurantes dedicados a servir apenas o prato em suas diversas versões.

O sabor original leva  molho gravy (uma espécie de molho de carne) e queijo derretido ou coalhada em cima da batata frita. Já existem muitas variedades e até versões vegetarianas. Não deixe de provar.

2. Maple Syrup

A folha que estampa a bandeira canadense é o maple e, de sua árvore são extraídas seivas usadas para preparar um xarope de sabor único. Ele costuma ser consumido no café da manhã com panquecas americanas, , waffles e crepes, além de ser utilizado como ingrediente em produtos que são comercializados no Canadá.

3. Bannock

Apesar de ter origem escocesa, o bannock é um pão muito saboreado no café da manhã canadense e em lanches rápidos e sanduíches. A receita original levava cevada ou grão de aveia, mas a versão canadense é mais leve, feita com  farinha de trigo e água, fermento ou bicarbonato de sódio como agentes de fermentação.

4. Tourtière

Se você passar um Natal em uma casa canadense, provavelmente encontrará a tourtière no cardápio. Ela é bem parecida com um empadão, com a diferença que sua massa é mais leve e o recheio pode ser de frango, carne ou porco, bem temperados e levemente apimentados. Dependendo da província em que você está, ela pode ser comprada em supermercados também.

5. Double double (Tim Hortons)

O Tim Hortons é uma rede de cafés muito famosa no Canadá e, em seu menu está o double double, um café com duas vezes mais creme e duas vezes mais açúcar. Muitos canadenses tomam a bebida todos os dias. Se você prefere sentir o sabor do café, pode estranhar um pouco, uma vez que ele perde parte do seu sabor e fica bem adocicado com o creme, mas vale a pena experimentar!

6. Donuts

No Tim Hortons e em outras lanchonetes você também encontra os donuts, que são conhecidos no Brasil como rosquinhas. Eles também fazem parte da lista de comidas típicas do Canadá mais famosas.

A massa é parecida com a do bolinho de chuva e são cobertos com sabores variados, sendo possível encontrar também as versões recheadas.

7. Bloody Caesar

Já se imaginou tomando um drink alcoólico salgado? Conheça o Bloody Caesar, inventada em 1969 pelo gerente do restaurante Walter Chell de Calgary, ela é feita com suco de tomate, molho Worcestershire (um tipo de molho inglês), molho de tabasco, aiopo, sal e… vodka.

Costuma ser servida com as bordas do copo com sal, uma fatia de limão e dentro um talo de salsão. Faz sucesso no Canadá assim como a caipirinha faz no Brasil. E aí, você encara?

8. Bagels

Os bagels têm a mesma forma dos donuts, mas sua massa é feita com farinha de trigo fermentada, são fervidos em água e depois assados. Podem ser doces ou salgados, de acordo com a cobertura.

 

Os canadenses consomem os bagels em qualquer hora do dia e eles são encontrados em vários estabelecimentos. Uma das maneiras mais comuns de servir os bagels é no formato de um sanduíche com cream cheese e salmão defumado no recheio.

9. Pescados

O Canadá está localizado próximo ao Oceano Pacífico e os pescados são muito consumidos no país. British Columbia, por exemplo, tem o famoso salmão de BC, servido caramelizado com cenouras e picles.

Por aqui você também pode provar peixes mais variados como Coho, Sockeye, Cutthroat, Chinook, Chum, entre outros.

10. Mac ‘N’ Cheese

Macaroni and cheese ou Mac ‘N’ Cheese é como se fosse o miojo dos canadenses, com a diferença de que ele é um pouco mais incrementado. Basicamente esse prato típico do Canadá é feito com macarrão caracol, queijo, leite, farinha de trigo e manteiga, mas você também encontra as mini caixinhas pré-prontas nos supermercados.

11. Pizza

Sim, você também encontra facilmente a pizza no Canadá, eles amam pizza e são vendidas em diversos sabores. A preferida dos canadenses é a de pepperoni.

12. Fireball

Fireball é um whisky vendido no Canadá. Seu sabor tem um toque de canela e seus shots são conhecidos por “queimar” a boca (por isso o nome). Embora seja mais comum entre os adolescentes, tomar shots de Fireball pode ser uma experiência divertida.

13. Waffles e panquecas

Apesar de não serem receitas amadas só pelos canadenses, os waffles e as panquecas são tão comuns que podemos colocá-las como comidas típicas do Canadá. Costumam ser consumidas com Maple Syrup no café da manhã e no café da tarde.

14. Beavertail

O beavertail é uma massa de farinha de trigo integral frita que parece com a massa de pastel e tem o formato do rabo de um castor. Ela é servida com coberturas doces como maçã com canela, Nutella com banana, pasta de amendoim, entre outras.

Ok, o prato não é nada saudável ou fitness, mas é uma delícia. Você encontra a rede que vende essa iguaria em muitas províncias do Canadá.

15. Blueberries lowbush

As blueberries são muito consumidas frescas e in natura no Canadá (que é o maior produtor mundial da fruta). Também são usadas para preparar delícias como bolos, pães, recheios de torta, cheescake, muffins e muito mais.

16. Fish and fries

Batata frita e peixe é uma combinação bem apreciada no almoço canadense. Não se assuste, elas costumam ser servidas em um jornal com formato de cone e são acompanhadas de molhos como maionese, ketchup e mostarda.

17. Oka Cheese

Há muitos anos atrás, os monges trapistas que tinham o monastério em Oka, uma pequena cidade de Quebec, começaram a produzir um queijo e o vendiam para custear as despesas do mosteiro. Atualmente ele é produzido por uma empresa, ainda em Oka.

Seu sabor é marcante, pois é feito com leite de vaca levemente curado e um leve sabor frutado e de nozes. Se você é fã de queijos e vinhos, precisa experimentar essa delícia.

18. American breakfast

Se você é do tipo que não tem apetite de manhã, pode se espantar um pouco com o café da manhã servido no Canadá. Ele é bem reforçado e pode ter ovos (fritos, mexidos ou omelete), bacon, pão torrado, waffles, panqueca, sausage (um tipo de salsicha) e, para beber, água, café ou suco.

Aproveite para se alimentar bem, pois o almoço costuma ser apenas um lanche rápido no trabalho ou na escola. Muitos levam um sanduíche de casa mesmo.

19. Peameal Bacon

É um tipo de bacon feito com lombo de porco e com uma camada crocante de farinha de milho. Apesar de ser encontrado com mais facilidade em Toronto, você encontra sanduíches com recheio de peameal bacon e também ele pré-pronto para ser feito em casa. Podem ser feitas muitas receitas com esse ingrediente.

20. Cenouras babies

Os canadenses também gostam muito de comer as cenouras babies como snacks entre as refeições. Elas são vendidas nos mercados em pequenos saquinhos, já prontos para caber na bolsa.

21. Caesar salad

Uma saladinha para acompanhar o almoço? A Caesar salad é uma ótima escolha, principalmente se você estiver procurando por algo leve e saboroso. Ela pode ser composta com pasta de anchova, alcaparras, molho inglês, mostarda, bacon, croutons, queijo parmesão, alface, entre outros ingredientes.

22. Butters Tarts

As butter tarts são uma das comidas típicas do Canadá mais populares. Sua massa é feita de farinha, manteiga e açúcar. Em seu recheio tem ovos, manteiga, açúcar, e um ingrediente extra como noz-pecã, nozes, maçã, abóbora, blueberries ou passas.

23. Manteiga de amendoim

Apesar dos americanos serem mais conhecidos pelo consumo da manteiga de amendoim, dificilmente você encontrará uma casa que não tenha um pote da manteiga de amendoim, consumida com pães, torradas, waffles, panquecas, entre outros. Aqui o valor dela é muito em conta, se tornando um acompanhamento delicioso e econômico.

24. Smoothies

Você já deve saber que o verão no Canadá é muito quente, portanto, os smoothies se tornam uma escolha deliciosa. Feitos com vários tipos de frutas, você pode encontrar estabelecimentos especializados em fazer essa bebida.

25. Coffee Crisp

Imagine um Bis, um pouco maior e com o chocolate com sabor de café. Esse é o Coffee Crisp, uma barrinha da marca Nestlé, muito popular entre crianças e adultos. Você pode comprá-las em lojas de conveniência, bancas, supermercados, lanchonetes, entre outros estabelecimentos. Ela também tem variações de sabores como caramel, raspberry, triple mocha e orange.

26. Montreal smoked meat

Se você for até Montreal, não pode perder o sanduíche smoked meat, feito com uma carne defumada e preparada com ervas e especiarias, cortada em fatias fininhas e, para completar, um pão caseiro. Ele também pode ser encontrado em outras províncias, mas os restaurantes mais famosos especializados estão em Montreal.

27. Nanaimo Bar

A nanaimo bar está para o Canadá assim como o brigadeiro está para o Brasil. Feito com uma camada de creme de baunilha, outra de chocolate e bolacha waffer, ela também pode ser combinada com castanhas, nozes, amendoim, amêndoas e coco.

28. Ice Wine

O inverno do Canadá é bem rigoroso e até as uvas congelam. Com isso, seu açúcar fica mais concentrado, resultando em um vinho doce e delicioso. A origem do ice wine é alemã, mas o Canadá se tornou um dos principais produtores da bebida.

29. Canada Dry (Ginger Ale)

A Canada Dry é uma fábrica de bebidas que produz vários refrigerantes, mas o queridinho dos canadenses é o Ginger Ale, um refrigerante a base de gengibre. O sabor é marcante e pode causar estranhamento no início, mas é muito saboroso.

30. Tea Red Rose

Entre as heranças inglesas no Canadá está o hábito de tomar chá. A Red Rose é uma das marcas mais famosas, principalmente os sabores Orange Pekoe e o Chai, consumidos com água ou leite quentes.

As opções são incrivelmente deliciosas, não é? No site da nossa parceira, Canada Ponto, você encontra algumas das receitas adaptadas para poder fazer aí no Brasil!

Gostou das comidas típicas do Canadá? Conheça agora um pouco mais sobre a cultura canadense!

Write A Comment