Empreender

5 dicas para adaptar um projeto de negócio brasileiro para o mercado canadense

Pinterest LinkedIn Tumblr

Quem tem uma empresa no Brasil e deseja fortalecer a marca e conquistar novos consumidores, pode optar pelo Canadá, um país em que há uma maior facilidade de operação, além de ações de incentivo ao empreendedorismo e legislação tributária favorável.

No entanto, é preciso adaptar o projeto de negócio ao mercado canadense, uma vez que existem diferenças comerciais de um país para o outro. Confira essas 5 dicas e saiba como fazer isso!

1. Faça uma análise do mercado canadense

O mercado canadense é bastante desafiador e você encontrará consumidores exigentes, além de concorrentes muito bem preparados. Isso porque o país está sempre descomplicando a legislação e estimulando o empreendedorismo.

O resultado são consumidores com diversas possibilidades de opções de fornecedores, escolhendo os que realmente consigam solucionar seus problemas com eficiência, além de concorrentes se aprimorando cada dia mais para se destacar.

Sendo assim, estude bem o mercado canadense, identifique necessidades, possibilidades de diferenciais para a empresa e não exite em realizar essas mudanças para assegurar o seu sucesso. Se possível, contrate um especialista no mercado local (como a Empreender no Canadá) para auxiliar com essa análise.

2. Adapte seu plano de marketing

Assim como o mercado canadense se diferencia comercialmente do Brasil, os consumidores também possuem uma cultura diferente, o que impacta diretamente no modo como o produto deve ser ofertado, sendo necessário adaptar o plano de marketing da empresa.

No Brasil é comum que o consumidor se baseie em reputação e qualidade de soluções, mas no Canadá este ponto acaba sendo apenas um dos fatores. Sendo assim, é importante adaptar também o plano de marketing e vendas, otimizando todos os fatores que sejam necessários, desde a linguagem, até na marca.

Inclusive, diversas marcas já fizeram alterações conforme o país em que passam a atuar, incluindo o Burger King, a Axe, a Kibon e muitas outras.

3. Aproveite os ajustes do plano de operação

Essa adaptação você vai gostar de fazer. Isso porque no Canadá existem algumas facilidades quando se trata do plano de operação. Afinal, você terá como encontrar profissionais qualificados, os processos logísticos são mais fáceis e ainda é possível abrir o seu negócio com menos tempo e recursos em licenças, contabilidade e manutenções. Estude esses diferenciais e os aproveite, pois a concorrência com certeza o fará.

4. Compreenda as alterações necessárias para o plano financeiro

Se por um lado diversos custos que existiriam no Brasil não serão um problema no Canadá, por outro existem custos no país que também não existem no Brasil. Quer um exemplo? No Brasil é necessário pagar cerca de 76% de encargos em cima da remuneração de um funcionário, enquanto no Canadá a taxa cai para 7,4%.

Porém, no Canadá há seguros obrigatórios que não existem no Brasil. Ainda assim, tais seguros são uma proteção a mais para o seu negócio e podem fazer toda a diferença em casos de imprevistos. Além deles, as taxas também são realizadas de maneira diferente, portanto, é essencial conhecer esses aspectos e se preparar para as mudanças que deverão ocorrer.

5. A consultoria de uma empresa especializada pode fazer toda a diferença

Internacionalizar seu negócio será bem mais fácil se você for assessorado por pessoas especializadas que conheçam o mercado canadense e o brasileiro e que tenham experiência nesse tipo de empreendimento.

A Empreender no Canadá é uma empresa que disponibiliza consultorias para brasileiros que desejam realizar empreendimentos de diversos tipos, incluindo a expansão de seus negócios no país.

Quer ajuda para abrir ou expandir o seu negócio no Canadá? Entre em contato conosco para que possamos auxiliá-lo!

 

Write A Comment