Visto & Imigração

Conheça o GTS (Global Talent Stream) e confira as atualizações de 2020

Pinterest LinkedIn Tumblr

Lançado em 2017, o Global Talent Stream é um programa que tem o objetivo de trazer profissionais qualificados temporários para o Canadá mais rapidamente.

A necessidade por mão de obra especializada é um problema no país e ele tem traçado, há alguns anos, estratégias para suprir essa demanda e o GTS é uma delas. Em 2020, por conta da pandemia de Covid-19, o programa passou por algumas atualizações.

Quer saber mais sobre o tema e descobrir como se candidatar e realizar seu objetivo de trabalhar no Canadá? Confira o artigo abaixo!

Quem pode se candidatar?

Além de ter fluência em inglês e/ou francês, o GTS conta com duas categorias, a A e a B e, para se candidatar, é necessário enquadrar-se em uma delas. Na categoria A, são elegíveis candidatos contratados por empresas indicadas ao programa por meio de um parceiro designado que esteja contratando profissionais especializados. Confira a lista de parceiros no site do governo canadense.

Além disso, o candidato precisa cumprir com requisitos como o conhecimento avançado da atividade que será desempenhada, graduação na área de atuação, mínimo de cinco anos de experiência e o cargo deve ter um salário mínimo anual de CAD$ 80,000.

Já na categoria B, é necessário ocupar posições em vagas da Lista de Ocupações de Talentos Globais. Confira alguns exemplos:

  • Gerentes de computadores e sistemas de informação
  • Engenheiros de computação (exceto engenheiros de software e designers)
  • Matemáticos e estatísticos * As vagas para atuários ou ocupações relacionadas estão excluídas deste subconjunto
  • Analistas e consultores de sistemas de informação
  • Analistas de banco de dados e administradores de dados
  • Engenheiros e designers de software
  • Programadores de computador e desenvolvedores de mídia interativa
  • Web designers e desenvolvedores

Algumas vagas possuem ainda outras exigências, por isso, é importante checar a elegibilidade de acordo com a sua especialização, currículo e experiências.

Quais são as vantagens do GTS?

Quando as empresas contratam um profissional estrangeiro por meio do GTS, elas precisam pagar uma taxa de de processamento de CAD$1.000 e devem comprovar que tentaram empregar residentes permanentes antes de buscarem um profissional que ainda não mora no país.

A grande vantagem é que a autorização da empresa pode ser obtida em muito menos tempo. A rapidez é muito grande, quando comparada a outros meios de imigração, por isso, há muita procura por quem deseja iniciar no mercado de trabalho canadense.

Novidades do Global Talent Stream em 2020

Embora o Global Talent Stream já seja rápido normalmente, a pandemia trouxe ainda mais necessidade de realizar contratações e, por isso, o governo federal, além de permitir que esse programa continue em vigor durante a pandemia, simplificou ainda mais a análise dos pedidos de LMIAs (Labour Market Impact Assessments) para agilizar a contratação em setores essenciais.

O objetivo é avaliar os pedidos em 10 dias úteis e processar os vistos em 14 dias úteis, totalizando menos de um mês para a finalização dessa etapa. Além disso, também trouxeram outras exceções, veja abaixo.

Extensão de LMIAs

Os novos pedidos de LMIAs estão sendo emitidos com um período de validade de nove meses — antes o prazo era de seis meses. Para candidatos inscritos no Programa de Trabalhadores Agrícolas Sazonais (SAWP) e nas vagas relacionadas ao setor agrícola, o período de validade vai até 15 de dezembro de 2020 ou nove meses, o que for maior.

O programa também está concedendo extensões de três meses para aqueles que já tiveram seus LMIAs aprovados, para transformar o período de validade para nove meses.

Flexibilidade para empregadores canadenses

As empresas canadenses também estão desfrutando de uma maior flexibilização nos relatórios administrativos quando se trata de relatar demissões e alterações nos contratos, inclusive com relação a salários e carga horária. Além disso, não estão sendo realizadas vistorias, nem de documentação, nem presencialmente, para evitar o contato com empregadores e trabalhadores estrangeiros.

Envio de LMIA por e-mail

Os LMIAs serão temporariamente aceitos por e-mail, devido a interrupções de serviços e em antecipação aos possíveis fechamentos de alguns escritórios de processamento.Os empregadores também podem usar o LMIA Online para concluir o processo.

Você também pode checar outras alterações temporários no processo no site do próprio governo canadense. Por lá, eles afirmam ainda que as empresas precisam contribuir para evitar a disseminação da Covid-19 e, portanto, devem estabelecer processos de segurança durante todo o processo de contratação e jornada de trabalho.

Como imigrar por meio do GTS?

Para imigrar para o Canadá por meio do GTS é necessário se candidatar a uma vaga em uma empresa que atenda aos requisitos do programa. Além disso, a profissão precisa estar entre as que são atendidas pelo programa.

Para encontrar empresas que se encaixem nos requisitos, é possível se candidatar em sites de vagas canadenses como o Workopolis, Glassdoor, Eluta, Job Bank e até o LinkedIn. Uma dica é procurar por vagas antigas que ainda estejam abertas, pois, mesmo que o empregador não tenha pensado inicialmente em optar por essa estratégia, ao ver que há um interesse, pode mudar de ideia.

Quer ajuda para imigrar para o Canadá pelo Global Talent Stream? Nossa equipe pode te auxiliar nesse processo. Entre em contato conosco!

Write A Comment