Empreender

Criptomoedas no Canadá: como funcionam, quais tipos e principais regulamentações

Pinterest LinkedIn Tumblr

As criptomoedas como Bitcoin, Ethereum e Litecoin não têm fronteiras. Elas estão decolando em todo o mundo e no Canadá não é diferente, tanto que Vancouver foi considerado pela Forbes como a 8ª cidade do mundo que mais aceita Bitcoins em todo o mundo e o Banco do Canadá irá desenvolver um projeto de criptomoeda própria.

Quer entender melhor como funcionam as criptomoedas no Canadá, quais tipos são mais usados e as regulamentações no país? Basta continuar a leitura do artigo abaixo!

Funcionamento das criptomoedas

Antes de falarmos sobre as criptomoedas no Canadá, vamos fazer um rápido resumo sobre o que elas são e como funcionam, mas, se você já sabe dessas informações, é só pular para o próximo tópico.

Se você não conhece, não se preocupe. De acordo com um relatório emitido pelo Banco Central do Canadá, a maioria dos canadenses não entende do tema. Apesar do interesse pelo assunto (84% dos canadenses estão familiarizados com as moedas digitais), muitos deles estão aprendendo ainda sobre como elas funcionam de fato.

Criptomoedas são moedas virtuais usadas para transações comerciais, como o nosso real e o dólar canadense. A diferença é que elas não existem na vida real, são criadas por sistemas computacionais e não dependem de nenhum Banco Central para funcionar, sendo que suas transações são gratuitas.

Elas são criptografadas e usam o sistema blockchain para funcionar. Esse mesmo sistema é o que proporciona transparência, uma vez que as transações são públicas, mas ao mesmo tempo asseguram o uso anônimo.

Principais criptomoedas

Apesar do Bitcoin ser o mais conhecido, existem muitos tipos de criptomoedas em todo o mundo. Nós vamos falar um pouco sobre as x principais:

Bitcoin

Não temos como começar essa lista sem falar dele. O Bitcoin foi a primeira criptomoeda a surgir no mercado e existem mais de 17 milhões em circulação. Em 2008, Satoshi Nakamoto (nome fictício de alguém ou de um grupo), publicou um artigo explicando seu conceito.

A plataforma hospeda um livro-razão digital que os usuários usam para explorar, armazenar e trocar Bitcoins. Quando o endereço é vinculado a uma identidade real, as transações podem ser rastreadas até o usuário, mas quando não estão, as informações são bem difíceis de obter.

Ethereum

Uma plataforma descentralizada que faz contratos inteligentes, como aplicativos que funcionam exatamente como programados. Os aplicativos são executados em blockchain e permite a criação de mercados, além de registros de dívidas, mudanças de fundos programadas (contratos futuros e testamentos) e muito mais.

Essa moeda digital foi desenvolvida pela Fundação Etherum, uma organização suíça sem fins lucrativos e, por ser open-source, tem a ajuda de grandes mentes em todo o mundo para evoluir. Sua principal diferença é a programação das transações.

Litecoin

Derivada de uma bifurcação do protocolo blockchain, a Litecoin tem como diferença a maior produção de moedas e seu algoritmo de mineração é diferente. Em 2017 o Litecoin fez uma melhoria que permitiria aumentar ainda mais o número de transações por bloco.

A popularização das criptomoedas no Canadá

As criptomoedas estão se tornando cada vez mais populares no Canadá, tanto que em Toronto foi criado o Instituto de Pesquisa Blockchain que tem como objetivo expandir economias baseadas em blockchain em todo mundo.

Além disso, recentemente o Canadá implementou uma emenda legal que permite que as empresas de criptografias do país sejam reconhecidas como empresas de serviços monetários, as chamadas “Money Service Businesses (MSB)”. Elas também serão obrigadas a manter manutenção de registros, identificação e relatórios para transações acima de US $ 10.000 CAD (US $ 7403 USD) e as enviem para a unidade de inteligência financeira do Canadá, FINTRAC.

O Canadá também é conhecido por ser um país que acompanha as inovações e, por isso, está estabelecendo bases para criar sua própria criptomoeda. De acordo com Tim Lane, o vice-diretor do Banco do Canadá, embora ela não esteja programada para ser lançada agora, eles estão desenvolvendo um protótipo.

Você pensa investir em criptomoedas no Canadá? Sem dúvidas é uma opção e tanto, mas deve ser analisada com cautela, pois o investimento em moedas digitais requer conhecimentos para que não ocorram perdas desnecessárias.

Você também pode empreender de outras maneiras. Confira um desses meios na nossa entrevista com Daniela, que foi de estudante à empresária!

Write A Comment