Quem deseja trabalhar no Canadá, normalmente fica em dúvida com relação às profissões mais promissoras. Isso é normal, já que, assim como acontece em qualquer país — dependendo da época e da situação econômica — existem alguns empregos com maior demanda, com melhores salários e aqueles que não têm muitas oportunidades disponíveis.
Profissões mais bem remuneradas
O site da University Magazine compartilhou em julho deste ano as profissões mais bem remuneradas do Canadá em 2018. Veja se a sua área está entre as listadas e confira os respectivos salários médios anuais.
- Negócios / Administração: CAD$110,000 e CAD$115,000
- Engenharia de petróleo ou química: CAD$104,000
- Finanças: CAD$103,376
- Farmácia: CAD$102,398
- Geociência: CAD$100,006
- Engenharia de software: CAD$90,001
- Administração de empresas: CAD$85,508
- Engenharia especializada: CAD$85,009
- Enfermagem: CAD$84,510
- Engenharia civil: CAD$80,080
Embora os salários sejam tentadores, é importante ressaltar que, para entrar nas áreas mencionadas é preciso validar o diploma e passar por outros processos. No entanto, isso não quer dizer que seja impossível.
Basta verificar os requisitos, ter certeza de que os cumpre, fazer um bom currículo, uma boa carta de apresentação e ir atrás de seu sonho!
Profissões com maior demanda
A empresa de RH Randstad Canadá divulgou uma lista com as profissões com as demandas mais altas no Canadá. Confira os 15 colocados:
- Representante de vendas
- Motorista
- Recepcionista
- Soldador
- Desenvolvedor
- Gerente de desenvolvimento de negócios
- Trabalhador geral
- Gerente de projetos
- Mecânico
- Publicitário
- Engenheiro elétrico
- Contador
- Gerente de RH
- Conselheiro financeiro
- Enfermeiro
A maior parte dessas profissões estão atreladas a indústrias digitais, ainda que seus serviços não sejam diretamente executados por meios digitais. Isso ocorreu principalmente por conta da quantidade de e-commerces que aumentou muito no último ano.
Como trabalhar no Canadá
A forma mais simples para conseguir trabalhar no Canadá é por meio de uma oferta de emprego de uma empresa canadense. O visto então é concedido por meio do programa Labour Market Impact Assement (LMIA).
É a empresa que inicia o processo do LMIA, depois o candidato contratado precisa dar entrada no visto de trabalho e esperar o passaporte chegar. O visto tem duração temporária de acordo com o contrato do empregador.
Também é possível fazer um intercâmbio e utilizar o programa de permissão de trabalho para estudantes, o Post-Graduation Work Permit (PGWP). Durante o curso, o intercambista pode trabalhar por 20 horas semanais — nas férias o período pode ser integral, com 40 horas semanais.
Alunos de cursos de idiomas não podem utilizar este programa, mas para os cursos que são elegíveis, é possível conseguir autorização para permanecer trabalhando no país por até três anos após o final do curso.
Quem cursa a faculdade no Canadá com o PGWP pode obter residência permanente, mas precisam iniciar o processo chamado Express Entry. Vale ressaltar que para os autônomos o processo é diferente.
Quer iniciar a sua jornada e trabalhar no Canadá? Fale conosco para que possamos auxiliá-lo durante todo este processo!
Fonte: Canada Ponto