Visto & Imigração

Entenda o que é um Labour Market Impact Assessment (LMIA)

Pinterest LinkedIn Tumblr

Uma das maneiras de trabalhar no Canadá é quando uma empresa canadense precisa de profissionais qualificados e você se encaixa no perfil. Neste caso, a parte burocrática acaba sendo responsabilidade, principalmente, da empresa e algumas até arcam com algumas das despesas da mudança.

No entanto, para que a contratação seja realizada, a empresa precisa obter o LMIA. Para compreender como funciona esse processo, confira o artigo abaixo!

O que é o LMIA?

O LMIA (Avaliação de Impacto no Mercado de Trabalho) é um documento que o empregador no Canadá precisa ter para contratar um trabalhador estrangeiro. Ele é emitido pelo Employment and Social Development Canada (ESDC) e seu objetivo é comprovar que há realmente a necessidade da contratação de um estrangeiro e que não há nenhum residente permanente ou canadense que possa ocupar o cargo.

Quando o empregador consegue o LMIA, o trabalhador precisa obter o work permit, que é a permissão de trabalho. Para isso, ele terá de apresentar: uma carta de oferta de trabalho, um contrato, comprovantes da qualificação para a vaga, uma cópia do LMIA e o número LMIA.

Como funciona o processo de solicitação do LMIA?

Apesar de ser mais simples para o candidato trabalhar no Canadá por meio da oferta de emprego de uma empresa canadense, o empregador precisa passar por uma série de processos para conseguir ter o LMIA.

Para começar, a empresa tem que divulgar a vaga em veículos de grande circulação por cerca de 4 meses, além de publicar a vaga no Canadian Job Bank, fornecer várias informações sobre o cargo, incluindo quantos canadenses e residentes permanentes aplicaram para a vaga, quantos foram entrevistados e os motivos pelos quais nenhum deles foi contratado.

Além disso, existem alguns requisitos, como exigir somente inglês e francês nos idiomas — com exceção de cargos em que outra língua é comprovadamente necessária — se comprometer a não demitir ou cortar horas de trabalho de canadenses, entre outras.

Quanto tempo demora para o retorno da aprovação do LMIA?

O tempo para obter o retorno depende dos cargos para quais a aplicação foi realizada. No caso de empregos em alta demanda, trabalhos temporários de até 120 dias e salários que estão no top 10 dos recebidos pelos canadenses do território em questão, ele costuma ser de 10 dias úteis. Nos demais casos o retorno é dado em até semanas.

Vale ressaltar, que existem casos de cargos e empresas que são dispensadas do LMIA, mas os trabalhadores ainda precisarão do work permit. Além disso, o LMIA tem validade e, se a permissão de trabalho estiver relacionada a ele, ambas terão o mesmo período de vencimento.

Você pode tentar realizar o procedimento de solicitar o seu visto ou permissão de trabalho sozinho, porém, a ajuda profissional reduz as chances dele ser negado por conta de preenchimento incorreto de formulários, falta de documentos e outros erros que poderiam ser facilmente evitados.

A Empreender no Canadá presta suporte para brasileiros que desejam trabalhar no Canadá e ajudamos, inclusive, na solicitação e preenchimento de documentos, na adaptação no país, entre outros diversos fatores. Entre em contato com nossos consultores para que eles possam auxiliá-lo!

Write A Comment