No Brasil há uma forma de governo chamada presidencialismo. Nela, o presidente governa sem nenhum tipo de interferência monárquica, há o Congresso Nacional, formado pela Câmara dos Deputados e o Senado Federal.
Já no Canadá, há uma monarquia constitucional, ou seja, existe o poder de um monarca (neste caso a rainha Elizabeth II), além da Constituição, que é feita pelo primeiro-ministro, que atualmente é o Justin Trudeau. Quer conhecer melhor o primeiro-ministro? Vem com a gente!
Quem é Justin Trudeau?
Justin nasceu em 25 de dezembro de 1971. Filho de Pierre Elliot Trudeau, que foi primeiro-ministro do Canadá durante 15 anos, e de Margaret Sinclair. Justin cresceu com o pai, após o divórcio do casal, quando ele tinha 5 anos de idade. Acompanhou desde muito cedo o cenário político canadense.
Em sua infância, conheceu mais de 50 países, além de ser apresentado à rainha Elizabeth II. Formou-se em literatura em 1994 na Universidade McGill e cursou um programa de educação pela Universidade da Colúmbia Britânica em 1998.
Depois disso, o futuro primeiro-ministro deu aulas por três anos em Vancouver, na Colúmbia Britânica. De 2002 a 2003 cursou um programa de engenharia na Escola Politécnica de Montreal, depois fez um mestrado em geografia ambiental na Universidade McGill entre 2004 e 2005. Também em 2005, casou-se com sua amiga de infância, Sophie Grégoire, com quem teve três filhos.
Em 1998 um de seus irmãos, Michael, foi atingido por uma avalanche e caiu em um lago, seu corpo nunca foi encontrado. Seu pai, Pierre, morreu 2 anos depois, após recusar o tratamento pelo câncer de próstata. Em seu enterro, Justin marcou sua estréia na vida pública, quando fez um discurso que emocionou a todos.
Carreira política
Justin Trudeau, além de professor, já teve diversas profissões, incluindo ator, monitor de acampamento, instrutor de snowboard, porteiro de boate e guia de canoagem. Também era ativista em uma ONG, mas não era advogado, nem empresário.
Virou congressista em 2008, pelo distrito de Papineau, em Montreal. Na época, o Partido Liberal sofria duras quedas e, em 2013, ele se tornava líder do partido. Em 2015 o partido já havia conseguido aumentar a ocupação de 36 para 184 das 308 cadeiras do Parlamento.
Justin tornou-se primeiro-ministro do Canadá em 4 de novembro de 2015, sucedendo a Stephen Harper, um consevador. Desde então, tem feito discursos e mudanças que o tornaram amado por uns e odiado por outros. Entre elas estão:
- Legalização da maconha (2018);
- Gabinete com o mesmo número de homens e mulheres, além de dois aborígenes, um afegão-canadense, dois têm deficiências e três são da minoria religiosa sikh;
- Políticas para facilitar a imigração de estrangeiros qualificados para trabalhar;
- Promessa de neutralizar o carbono até 2050;
- Promessa de proibição de plásticos descartáveis;
- Políticas de igualdade de gênero;
- Projetos em prol da proteção da identidade de gênero;
- Entre outras.
Sua popularidade no país é inegável, o primeiro-ministro chegou a ganhar um personagem da Marvel — um boxeador que dá conselhos aos super-heróis. Ele foi retratado como amigo e parceiro de treino de Tony Stark. Sua primeira aparição foi na HQ “II Guerra Civil: Escolhendo Lados”.
Mas ele não é apreciado por todos. Se envolveu em alguns escândalos, como o do blackface, pelo qual se desculpou. Em 2020 as ameaças contra Justin Trudeau aumentaram. Dados da Royal Canadian Mounted Police (RCMP) mostram que houve 130 ameaças contra Trudeau e ministros de janeiro a julho. Um número grande comparado ao do ano anterior em que 30 ameaças foram registradas.
Justin Trudeau e a pandemia de COVID-19
Durante a pandemia, ele tem feito discursos para que a população cumpra os protocolos, higienize as mãos e fiquem em casa o máximo que puderem. Ele ficou em isolamento voluntário assim que sua esposa teve a suspeita da contaminação.
O Governo também liberou auxílio em dinheiro, ampliação de subsídios federais e programas de seguro-desemprego e investimentos na economia, para promover mais liquidez às empresas e assegurar os empregos da população, Deste modo, as pessoas podem ficar em casa e se proteger.
O país foi líder global de vacinas compradas e elas já estão sendo distribuídas, apesar de alguns problemas ocorridos na distribuição e produção.
Há quem aprove, há quem desaprove Justin Trudeau, mas as terras canadenses continuam sendo um excelente lugar para se viver e, se você tem o sonho de morar aqui, descubra agora como morar no Canadá!
Se o seu sonho é morar no Canadá, o primeiro passo para a sua jornada é o intercâmbio. Por meio dele, você pode desenvolver seu inglês, conhecer melhor o país, realizar um curso profissionalizante em uma instituição de ensino canadense e ainda obter experiência de trabalho no país.
Esses pontos são muito relevantes e facilitam a aprovação do processo de residência permanente. A Canada Ponto Intercâmbio, empresa do nosso grupo, oferece todo o suporte nessa jornada para que você comece agora mesmo. Confira os programas de intercâmbio disponíveis e outras informações!
Fonte da Imagem: Conferencia de Prensa – Primer Ministro de Canadá Justin Trudeau by G20 Argentina, no Flickr.