Educação

Guia completo para quem deseja estudar francês no Canadá

Pinterest LinkedIn Tumblr

Quem tem vontade de aprender francês, normalmente tem como primeira opção a França. No entanto, existe uma alternativa que pode ser ainda melhor: o Canadá. Além de ter duas línguas oficiais, o inglês e o francês, o país ainda pode proporcionar alguns benefícios extras. Fizemos um guia para que você possa compreender porque estudar francês no Canadá pode ser um excelente empreendimento. Continue a leitura e confira!

Conheça as províncias francófonas

Várias comunidades espalhadas em diversas regiões do país falam francês (Ontário, Manitoba, Nova Scotia, entre outras), mas as cidades mais procuradas por intercambistas são Québec e Montreal. Decidir entre as duas é uma questão de afinidade com o estilo de vida.

Québec City

Québec é a capital, mas tem um estilo interiorano, com um aspecto mais tradicional e aconchegante. As belezas do local incluem uma arquitetura secular que, inclusive, é considerada Patrimônio Mundial pela Unesco. Você ainda pode aproveitar a visita a esta cidade para se deliciar com a receita original do poutine, que foi inventado aqui!

Montreal

Montreal já é mais indicada para quem gosta de cidades grandes. Com, em média, 1,7 milhões de habitantes, é muito movimentada, palco de vários eventos durante o ano inteiro. Além disso, é um polo cultural incrível, com galerias, monumentos históricos e museus. De quebra, ela ainda fica próxima a Ottawa, portanto, é fácil passear entre as cidades durante os finais de semana.

Entenda quais são os benefícios de estudar francês no Canadá

Lembra que dissemos que existem vantagens em optar por estudar francês no Canadá? Abordaremos os benefícios e você poderá comprovar por si mesmo, veja:

Preço

De fato, é mais barato estudar francês no Canadá do que na França. A cotação do euro costuma encarecer mais os cursos na França, além de ser um país com estilo de vida naturalmente mais caro. Este é um dos motivos que levam os estudantes a optarem pelo Canadá.

Possibilidade de falar em inglês

Ao contrário do inglês, o francês não é tão estudado nas escolas. Portanto, provavelmente você tem um conhecimento maior em inglês do que em francês. A vantagem do Canadá é que, mesmo nas cidades francófonas, você tem a opção de se comunicar em inglês e ser entendido em restaurantes, cafés e outros estabelecimentos.

Porém, se você deseja realmente estudar francês, tente aproveitar essa experiência para usá-lo ao máximo e use o inglês apenas caso seja realmente necessário. Aproveite que em Québec, você encontra placas de trânsito, folhetos, livros, pessoas conversando na rua, tudo em francês.

Semelhanças com a Europa

Não é apenas no idioma que você encontrará semelhanças com a Europa. Como a arquitetura é bem antiga, é nítida a influência europeia. Casas coloridas com portões baixos, ruas estreitas de paralelepípedos, muros de pedra e outras características do Velho Continente são bem evidenciadas.

Qualidade de vida

O sistema de saúde, de ensino, de transporte e segurança no Canadá são surpreendentes. As cidades são organizadas, limpas, arborizadas, bem sinalizadas e seguras. Gosta de andar de bike? Montreal conta com 650 km para você pedalar à vontade!

Clima

O clima da região leste do Canadá durante o verão é bem agradável, já no inverno, as temperaturas podem chegar a -10°C com direito a muita neve. Se você não é do tipo que adora o frio, não se preocupe.

Em Montreal há uma cidade subterrânea (RÈSO) de 32 km que dá acesso a diversos estabelecimentos e são interligadas às estações de metrô. Por lá você pode passear à vontade, mesmo que esteja bem frio na superfície.

Receptividade

A receptividade dos canadenses é outro ponto vantajoso. Eles recebem estrangeiros com muita cordialidade e, se você precisar de auxílio, rapidamente encontrará alguém disposto a ajudar. Além disso, boa parte da população é imigrante e você encontra japoneses, coreanos, indianos, tailandeses e pessoas de várias outras nacionalidades.

Saiba que existem diferenças entre o francês do Canadá e da França

Ainda que você consiga obter todas as vantagens citadas acima, é preciso saber que o francês do Québec não é o mesmo da França. O idioma tem a mesma base, mas, assim como o inglês britânico e o inglês americano, eles possuem algumas características diferentes:

Expressões e vocabulário

Muitas expressões do Québec possuem referências do inglês e algumas são bem diferentes do francês da França, tanto que o idioma também é conhecido como “québecois”.  Um exemplo é a forma como as refeições são chamadas em cada um dos países.

  • Café da manhã – na França é “Petit déjeuner”, já em Québec é “Déjeuner”;
  • Almoço – na França é “Déjeuner” e em Québec é “Dîner”;
  • Jantar – na França é “Dîner” e em Québec é “Souper”.

Sotaque

A principal diferença é o sotaque. Os fonemas em Quebec são pronunciados de maneira diferente, como o “a” que é mais fechado no quebécois. Além disso, os canadenses costumam juntas palavras em conversas informais.

Se você já conhece um pouco a língua francesa, pode comparar os dois sotaques conferindo filmes franceses e filmes do cinema québecois  — como os do diretor Xavier Dolan).

Apesar das diferenças, as duas variações são compreensíveis. Suas particularidades são apenas uma prova de que a língua é viva e muda de acordo com seus falantes. Como a base é a mesma, o importante é você aprender o francês padrão para se comunicar em ambientes formais e realizar exames.

Agora que você já tem as informações sobre o tema, se quer dar os próximos passos para estudar francês no Canadá, precisa do auxílio de uma agência.

A Empreender no Canadá conta com parcerias de qualidade para seu empreendimento de vida, trabalho ou estudos no Canadá. Conheça nossos planos e venha conosco empreender em um dos melhores países do mundo pra se viver!

Fonte: Canada Ponto

Write A Comment