Empreender

10 etapas para o sucesso na execução da estratégia de negócio no Canadá

Pinterest LinkedIn Tumblr

Ter uma estratégia de negócio no Canadá é essencial para alcançar o sucesso. Além de bem definida e planejada, a execução da estratégia é ainda mais essencial e requer atenção e trabalho. Com a pandemia do COVID-19, muitas empresas estão se reinventando, se adaptando e, até mesmo, trabalhando em estratégia de novos negócios, baseada nessa nova realidade.

Mas esse processo de “revisão” não é somente necessário para os grandes empresários, mas sim para todos os empreendedores, independentemente do tamanho da empresa.

Para aproveitarmos esse momento de reinvenção, compartilharemos com vocês a seguir 10 etapas para o sucesso na execução da estratégia de negócio. Dessa forma, você poderá identificar os pontos e realizar as alterações em sua empresa. Continue a leitura e confira!

1 – Identifique o objetivo final da sua estratégia de negócio no Canadá

Pense em sua empresa no futuro e se faça perguntas como:

  • Qual é o propósito da sua empresa?
  • Quantos clientes a empresa tem?
  • Em quais regiões minha empresa está vendendo?
  • Qual é a abordagem utilizada para atingir seu público-alvo?
  • Qual é a sua meta de receita?
  • Quanto sua empresa vai lucrar daqui 5 anos?

Inclua informações claras como:

“Em 2021 atingiremos CAD 100,000.00 de receita.”

Também inclua os critérios não mensuráveis como:

“Seremos reconhecidos como a melhor empresa de consultoria para empreendedores do Canadá.”

2 – Defina onde sua empresa está hoje

Use as informações que você já possui e se faça perguntas como:

  • Como está o meu mercado de atuação?
  • Meu produto ou serviço atende aos requisitos do meu mercado?
  • A abordagem que usamos para atingir o público-alvo funciona?
  • Meu modelo de negócio funciona? (nessa pergunta é necessário olhar para a empresa como um todo)

Além disso, ouça seus clientes, parceiros e funcionários para ter uma ideia de seus respectivos pontos de vista. Somente assim você conseguirá reinventar a sua estratégia de negócio no Canadá com maior assertividade.

3 – Registre as estratégias do seu negócio

A estratégia de negócio é o que move a sua empresa de onde ela está para onde ela quer chegar. Por isso, é importante documentar e comunicar para todos da sua empresa qual é a estratégia, assim todos caminham na mesma direção.

4 – Identifique o que será necessário para o sucesso

Olhe para o que você definiu sobre onde sua empresa está hoje e avalie o que ainda precisa ser feito ou corrigido para atingir o objetivo final. Exemplos:

“Precisamos entender melhor as regras do governo canadense para o nosso segmento.” “Precisamos entender melhor o mercado consumidor de Ottawa.”

5 – Anote suas convicções

As vezes temos convicções como, por exemplo:

“As grandes empresas não vão entrar nesse mercado, pois ele é pequeno.”

Com isso, baseamos nossos planos em convicções de maneira tão intensa que as tomamos como verdade. É necessário separar o que é a estratégia e o que é convicção.  Depois, busque informações e entenda se são realmente verdade.

6 – Priorize objetivos

Sem priorizar os objetivos, muitas vezes nos deparamos com uma extensa lista e que não necessariamente precisam ser realizadas naquele momento. Por isso, uma dica simples, mas muito eficaz, é classificar suas atividades e objetivos de acordo com a urgência e o impacto dela para atingir os resultados.

Uma forma fácil de fazer isso é classificando a urgência de 1 a 3, de modo que 3= Muito Urgente, 2 = Médio e 1 Não é urgente. Depois classifique o impacto também de 1 a 3 (3 = Alto Impacto, 2 = Médio Impacto e 1 = Baixo Impacto).

Em seguida, multiplique o valor da Urgência pelo Impacto, você deverá considerar esse resultado para priorizar suas atividades e objetivos, sendo que as notas mais altas deverão ser realizadas primeiro.

7 – Concentre-se

Concentre-se nos objetivos importantes de acordo com as prioridades analisadas anteriormente. Entenda o seu perfil e veja se prefere trabalhar com vários objetivos ao mesmo tempo ou com poucos objetivos. Mas lembre-se, a ideia é priorizar, organizar e dar foco ao que é essencial.

8 – Engaje

Ter a equipe engajada é necessário para conquistar os objetivos da sua estratégia de negócio no Canadá. Por isso, saiba para quem delegar cada objetivo. É importante identificar as pessoas certas para cada tarefa, assim você terá mais confiança de que aquilo dará certo. Além disso, é importante o alinhamento de prazos, dessa forma ficará mais fácil para você acompanhar.

9 – Comunique-se

Comunicação com os seus clientes é muito importante, mas comunicação dentro da empresa é ainda mais. As metas de negócio e o plano de execução de cada uma devem ser extremamente claros para todos que trabalham em sua empresa.

Saber onde a empresa quer chegar e qual é o caminho que ela irá percorrer, ajudará para que todos contribuam para o sucesso.

10 – Acompanhe

Alinhe prazos e faça reuniões regularmente com sua equipe para entender o andamento das coisas. Essa é uma ótima maneira de estar inteirado sobre o que está acontecendo na sua empresa e as possíveis correções de rota necessárias.

Também é importante se demonstrar acessível e disposto a ajudar e discutir propostas de mudanças com sua equipe.

Agora que você já tem as diretrizes, é hora de colocar a mão na massa e iniciar a execução da sua estratégia de negócios no Canadá. O objetivo desses passos é garantir alinhamento e foco nas prioridades, mas é preciso lembrar-se de que o engajamento gera responsabilidade sobre os resultados!

Artigo traduzido e adaptado de Invest Ottawa

Write A Comment