Visto & Imigração

Entrevista no Canadá: prepare-se para essas perguntas após a pandemia

Pinterest LinkedIn Tumblr

Se você sonha em trabalhar no Canadá, deve estar ansioso para a pós-pandemia, uma vez que o governo já disse que retomará o plano de trazer imigrantes para trabalhar no país. No entanto, mesmo com a grande demanda, para ser contratado, você precisará se destacar durante a sua entrevista.

Juntamente com isso, há o fato de que a pandemia ainda será um tema bastante abordado no futuro e pode, inclusive, ser tema de perguntas em entrevistas.Por isso,  Andrew Seaman, Editor da coluna Job Seekers & #GetHired do LinkedIn News, fez um artigo abordando as perguntas relacionadas a pandemia que podem ser feitas durante a entrevista no Canadá e como respondê-las. Nós o traduzimos, adaptamos e trouxemos para você. Confira!

O que você aprendeu sobre si mesmo durante a pandemia?

Recrutadores e gerentes de contratação são obrigados a pedir que você conte um pouco sobre si mesmo durante a entrevista. Embora eles ainda possam fazer as perguntas mais tradicionais, de acordo com Sharon W., uma executiva de desenvolvimento de talentos, eles podem usar a pergunta sobre o que você aprendeu sobre si mesmo durante a pandemia para avaliar sua inteligência emocional.

Ela acrescentou que a pergunta pode ajudar um empregador a entender como você gerencia suas emoções quando enfrenta uma crise.

“Acho que há muito a aprender sobre a resiliência, motivação e atitude de um candidato, fazendo perguntas sobre como ele lidou com a quarentena”, escreveu Lynda Grossman, que é coach de carreira.

Você pode trabalhar home office?

Uma empresa que planeja contratar alguém em um futuro próximo provavelmente precisará contratá-lo, mesmo para trabalho home office. Portanto, durante a entrevista no Canadá, você deve esperar perguntas sobre sua capacidade de trabalhar em casa e os recursos disponíveis para realizar o trabalho.

Eles podem perguntar se você tem um espaço dedicado em sua casa para trabalhar, escreveu Laurie Jay Bailey. Ela acrescentou que também podem perguntar se há alguma consideração especial que eles devam conhecer e se você pode trabalhar um dia normal de trabalho enquanto estiver em casa. “Será o nosso novo normal daqui para frente.”

Porém, recrutadores e gerentes de contratação provavelmente não se interessarão muito pelo seu dia-a-dia. Conhecer algumas informações em determinadas situações pode criar complicações legais para as empresas.

Você está disposto a trabalhar em um escritório quando a pandemia terminar?

Enquanto muitas pessoas trabalham em casa durante esse período difícil, outras estão prontas para voltar para o escritório em algum momento de um futuro não tão distante. Sendo assim, você deve estar preparado se perguntarem sobre a transição para um ambiente de escritório, quando for seguro fazê-lo.

“Hoje em dia me perguntam constantemente se eu vou trabalhar no escritório quando as coisas voltarem ao normal”, escreveu Cindy Vasey.

Você pode procurar posições anunciadas como “remotas”, se não estiver disposto a trabalhar em um escritório. Caso contrário, isso deve ser discutido com o recrutador ou o gerente de contratação, pois ele pode decidir se o empregador avança com você como candidato ou não.

“Eu suspeito que as pessoas serão rastreadas nas primeiras rodadas de entrevistas para garantir que estejam dispostas a voltar do trabalho de casa para o trabalho no local novamente”, escreveu Tom B.

Como você tem passado seu tempo?

Por vários motivos, a jornada de trabalho de muitas pessoas foi reduzida durante a pandemia. Como resultado, os recrutadores podem questionar o que você fez neste período para se manter ocupado.

Se eles fizerem essa pergunta, Rob Kim escreveu que o empregador está “procurando evidências de como você tem sido proativo e lidando com o estresse, para ver se você trará valor à empresa deles”.

Esse tipo de pergunta é uma ótima oportunidade para mencionar o trabalho voluntário que você está realizando para manter seu talento ou aulas on-line que você está realizando para aprender novas habilidades ou aprimorá-las.

Você tem alguma pergunta para nós?

Além dos recrutadores e gerentes de contratação perguntarem sobre a pandemia, também pode surgir a oportunidade de você fazer perguntas. Uma questão importante a levantar durante a sua entrevista no Canadá, é se a empresa planeja contratar imediatamente, mesmo que todos ainda estejam trabalhando remotamente. Afinal, você não quer ser contratado só para depois descobrir que sua data de início é só daqui a semanas ou meses.

“No que diz respeito à tecnologia, algumas empresas já estavam preparadas para trabalhar remotamente antes do COVID-19; enviando computadores, configurando uma VPN e contratando novos funcionários com sucesso ”, escreveu Lindsay Lewis.

“É uma mudança para os outros, mas muitas empresas estão definitivamente contratando pessoas, quando encontram o candidato certo e que se adaptam também aos tempos de home office”.

Você também pode perguntar sobre a cultura e o treinamento da empresa durante a pandemia. Eles esperam que você esteja totalmente preparado para fazer o trabalho no primeiro dia? Que treinamento eles oferecerão? Como a empresa está mantendo o moral durante a pandemia? Qual é o plano da empresa para quando as contaminações começarem a diminuir?

Não se esqueça de praticar

Atualmente, muitas entrevistas de emprego no Canadá são feitas por vídeo. Por isso, é importante praticar, conversando com as pessoas por meio de uma webcam.

“Eu recomendaria simular entrevistas com alguém da sua profissão ou, melhor ainda, alguém que trabalhe no RH do seu segmento”, escreveu Bernadette Pawlik.

A preparação para essas discussões, as perguntas tradicionais das entrevistas de emprego e a confiança durante a entrevista em vídeo, ajudará a mostrar aos possíveis empregadores que você é resiliente diante de circunstâncias difíceis. Uma característica que todas as empresas ficariam felizes em ter nos funcionários.

“O que estamos experimentando não acabou e eles querem a garantia de que você será alguém resiliente com quem podem contar, não apenas para sustentar seus negócios, mas também para ajudá-los a crescer”, escreveu Sharon W .

Gostou do artigo e já sabe como se preparar para a sua entrevista no Canadá? Você pode conferir as informações completas aqui. Aproveite e confira também quais empresas estão contratando durante a pandemia!

Write A Comment