Imigrar para o Canadá é um grande passo e, antes da viagem, muitas pessoas já fazem planos para se recolocar no mercado de trabalho ao chegar no país. Enfermagem no Canadá costuma ser um dos principais tópicos de busca e, pensando em ajudar, nós trouxemos dicas importantes tanto para quem já atua na área no Brasil, como também para quem deseja se formar e ser enfermeiro no Canadá. Confira!
Já sou enfermeiro no Brasil
Quem já é formado no Brasil e deseja ser enfermeiro no Canadá, é necessário compreender que há alguns passos para conseguir ser aprovado para exercer a profissão no país.
Aqui no Canadá cada província tem um órgão regulamentador diferente que aprova as credenciais dos enfermeiros e, quem chega de outro país precisa se registrar e atender a alguns critérios para obter as credenciais. Em Ontário, por exemplo, este órgão é o CNO.
Além disso, é necessário realizar a validação do diploma, um processo consideravelmente longo (3 meses a 1 ano), mas que pode ser iniciado ainda no Brasil e depois finalizar no Canadá.
Você pode verificar lista de associações e outras informações no site da CNA (Canadian Nurses Association), mas em províncias inglesas o processo é feito por meio do NNAS (National Nursing Assessment Service). Isso significa que é esse órgão que recebe o diploma, verifica e dá início a validação. Depois, cabe a província estabelecer se o candidato é elegível para exercer enfermagem no Canadá.
É necessário comprovar, entre outros conhecimentos, a fluência em Inglês, Francês ou ambas. Mas se você não tem o domínio de inglês, a boa notícia é que o Canadá precisa tanto de profissionais para a área que existem cursos de inglês específicos para área da saúde, onde os profissionais aprendem termos técnicos, nomenclaturas e desenvolvem a fluência no idioma.
Outra etapa importante é a realização do o exame nacional de enfermagem CPNRE (Canadian Practical Nurse Registration Exam) que verifica se o profissional tem o conhecimento necessário para atuar no país.
Em algumas províncias é possível trabalhar em empregos temporários acompanhado de um profissional registrado (como em um estágio), durante o tempo de preparação para o exame.
Quero me formar em enfermagem no Canadá
No Canadá existem dois tipos de atuação em enfermagem: a Registered Nurse (nível universitário) e a Registered Pratical Nurse (nível técnico). Se você já é formado no Brasil, fazer um college ou uma universidade para atuar no Canadá pode ser vantajoso para reciclar conhecimentos e também compreender as diferenças técnicas da atuação da profissão no país.
Neste caso, a vantagem é que você pode ser dispensado de algumas matérias, conforme a sua grade curricular do Brasil e assim finalizar o curso em menos tempo. Existem, inclusive, cursos voltados para enfermeiros estrangeiros que desejam obter o nível técnico no Canadá.
Já para quem tem outra formação ou o ensino médio completo, precisa optar por fazer um college ou uma universidade na área para obter o diploma e se registrar como enfermeiro no Canadá.
Existem diversas opções de cursos, em diversas instituições, por isso, o ideal é contar com uma consultoria especializada que indique o melhor caminho para os seus objetivos.
O mercado de trabalho de enfermagem no Canadá
O mercado de trabalho para enfermeiros no Canadá é bem aquecido. Para se ter uma noção, há uma estimativa projetada pelo Job Bank que no período entre 2013 e 2022 a demanda seja de 156.576 ofertas de emprego para 110 candidatos.
Tanto que, em fevereiro, aconteceu uma missão especial da Recrutement Santé Quebec (RSQ), um programa do Ministério da Saúde e Serviços Sociais de Québec, que veio ao Brasil para recrutar profissionais da saúde diplomados.
Quanto ao salário, atuar na área de enfermagem no Canadá pode ser bem recompensador. Em média, profissionais com bacharelado recebem cerca de C$ 57 mil por ano e técnicos de enfermagem C$ 32 mil anuais. Quando falamos na área da gerência, as remunerações chegam a 105 mil dólares por ano.
Se interessou por fazer enfermagem no Canadá? Conte conosco para te auxiliar a realizar este objetivo. Entre em contato!