Quem vai morar no Canadá por vezes fica em dúvidas sobre como enviar e receber valores, guardar dinheiro e abrir conta no país. Vamos abordar estes assuntos de maneira que, ao final deste artigo, você saiba como guardar e movimentar seu dinheiro no Canadá. Confira!
Moeda do Canadá e conversão em Reais
O Canadá tem como moeda oficial o dólar canadense (CAD) que é representado pelo $ ou C$. Apesar de alguns lugares aceitarem dólares americanos, ela é a moeda mais utilizada no país e você deve providenciá-la mesmo que venha apenas visitar.
O dólar canadense é encontrado em notas de plástico de 5, 10, 20, 50 e 100 dólares e moedas de 5, 10, 25 e 50 centavos, 1 e 2 dólares. Conheça as notas canadenses do passado e que estão em circulação.
*Nota de 10 dólares canadense em homenagem à Viola Desmond, empresária negra presa, condenada e multada por não deixar uma área exclusiva para brancos de um cinema em 1946.
A cotação do dólar canadense é menor do que a do americano, tornando as compras no país mais vantajosas. Veja abaixo:
Dólar americano: R$ 5,58*
Dólar canadense:R$4,50*
*valores consultados em março de 2021 no Portal da Uol
Como comprar dólar canadense?
O ideal é que você compre o dólar canadense ainda no Brasil, em casas de câmbio. Isso porque, se for realizar o saque de dólares canadenses em caixas eletrônicos terá que pagar o IOF e a cotação do dólar será a do dia da retirada. Cartões de crédito também são aceitos, mas é importante checar as taxas das administradoras para depois não levar um susto com a fatura.
Para estudantes que vão fazer intercâmbio há uma alternativa que é o Transfermate (Pay to Study), usado pela nossa parceira, Canada Ponto. Existem também empresas que realizam transferências para essas finalidades, como a Wise (antiga Trasnferwise).
Abrir conta no banco e guardar dinheiro no Canadá
Se você já está com tudo pronto para morar no Canadá, pode ser interessante abrir a sua conta. Primeiro porque as taxas daqui são menores do que as brasileiras e também porque, se vai trabalhar, precisará de um lugar para deixar seu dinheiro no Canadá. Existem diversos bancos no Canadá. Confira a lista dos mais conhecidos abaixo:
É preciso conhecê-los e verificar as taxas e os benefícios que eles oferecem.
Qual a documentação necessária para abrir a conta no banco?
Ao contrário do que muitos imaginam, não é tão burocrático abrir uma conta em um banco canadense. Na verdade, é bem mais simples do que abrir uma conta no Brasil.
Será solicitado dois documentos de identidade com foto, que podem ser o passaporte e carteira de motorista, por exemplo. Além de:
- Comprovante de residência no Canadá;
- Visto válido (de trabalho, estudos ou visita);
- Pay Stub (para pessoas que já estão trabalhando).
Se você é estudante, pode ter uma conta de estudante que costuma ser sem taxas. Neste caso, precisará de:
- Passaporte original;
- Visto de estudante;
- Cartão de crédito que está usando no país;
- Student ID;
- Letter of Accepctance de escolas de inglês;
- Comprovante de matrícula nos colégios e universidades do país.
Indicamos que você consulte o site do banco em que você tem interesse em abrir a conta e confira quais outras documentações eles podem solicitar.
É possível abrir uma conta ainda no Brasil?
Muitos processos de abertura de conta podem ser realizados online, mas é preciso estar atento: por vezes o banco não permite transferências e saques até que haja uma validação da abertura da conta pessoalmente. Sendo assim, não é indicado realizar depósitos na conta até que você consiga passar por todo o processo e, de fato, estar no Canadá.
Histórico de crédito
O histórico de crédito no Canadá é tão importante quanto no Brasil. É por meio dele que você poderá comprar seu carro, casa e outros bens com maior praticidade e facilidade.
Os cartões de crédito são muito úteis para construir um histórico de crédito. Para consegui-los, é preciso seguir as exigências de cada banco. No Scotiabank, por exemplo, é possível obter o cartão de crédito mesmo sendo um imigrante recém-chegado sem a necessidade de um depósito de segurança, muito comum nos bancos.
Gostou das dicas e já sabe como movimentar seu dinheiro no Canadá? Dê o próximo passo e venha conversar conosco para que possamos ajudar com a sua imigração!