Como ter ideias inovadoras

Pinterest LinkedIn

Quando se trata de empreender, uma das maiores necessidades constantes que o empreendedor enfrenta, é a de ter novas ideias.

Com elas, o empreendedor pode continuar em alta no mercado, superar dificuldades e crises no mercado, além de oferecer mais para seus consumidores.

Mas ter novas ideias, que sejam inovadoras, nem sempre é fácil.

Ainda mais quando a pressão de inovar surge.

Por isso, hoje vamos mostrar algumas dicas que vão te ajudar de uma vez por todas a ter as ideias que vão trazer mais novidades para sua vida e seus negócios.

Confira!

Mente tranquila = mais criatividade

Em primeiro lugar, precisamos ressaltar a importância da saúde mental no processo de ter boas ideias.

Isso porque, quando nossa mente não está funcionando como deveria, todos os mecanismos do nosso corpo são prejudicados.

Manter a saúde mental em dia, tirando tempo para descansar, praticar um hobbie e cuidar de você, é uma das tarefas que precisa ser incluída no seu planejamento diário e semanal.

Manter a mente tranquila, leve e ter momentos para relaxar ajudará as suas ideias a fluírem melhor e com mais criatividade.

Ideias inovadoras nem sempre farão sentido

Depois que entendemos a necessidade de cuidar da nossa saúde mental, precisamos aprender a valorizar o que criamos.

Muitas vezes, valorizamos os serviços que fazemos, os produtos que vendemos, o negócio que estamos construindo.

Mas ainda assim, continuamos subestimando nossas ideias que parecem fugir da curva.

No entanto, são elas que nos levarão ao próximo patamar do sucesso.

 

Ideias inovadoras não surgem de pensamentos iguais.

Aqueles que realmente inovaram, realmente fizeram a diferença e mudaram o mercado (e por consequência, nossas vidas), não tiveram medo de ousar e criar coisas inusitadas.

Muitas vezes, as pessoas não acreditarão na sua ideia, mas siga seus instintos! Ninguém melhor que você mesmo para saber o que o seu negócio precisa, e como ele pode evoluir.

Na prática, ter ideias inovadoras dependerá, em certo ponto, da sua capacidade de ser autêntico, se desvencilhando do que as pessoas dizem ou pensam sobre você.

 

Expanda seus horizontes

Quanto mais aberta for sua visão, mais possibilidades se abrirão diante dos seus olhos.

E é possível expandir seus horizontes em todos os locais onde você está.

Você pode fazer isso lendo e aprendendo sobre assuntos que você nunca teve interesse em conhecer, ouvindo a história de vida de outras pessoas mais ou menos experientes, frequentando lugares novos…

Todas essas opções vão te ajudar a sair da bolha em que você vive, e descobrir não só outros grupos, mas outras formas de pensar.

Leia também: Como empreender no pós pandemia

 

Conheça novas pessoas

Todo relacionamento produz uma troca, seja positiva ou negativa.

Quando conhecemos novas pessoas e fazemos novos relacionamentos (e aqui, relacionamento não se refere apenas a envolvimentos amorosos, mas a toda e qualquer construção de amizade, parceria, etc.) também agregamos novas visões e pontos de vista a nossa vida.

Por consequência, conhecer novas pessoas – em especial as diferentes de nós – nos ajuda a aprender sobre outras realidades e nos leva a desenvolver mais empatia, tolerância entre outras vantagens que somente a convivência com pessoas diferentes trazem.

Quando conhecemos pessoas, abrimos espaço para inovarmos também nas nossas criações, já que somos inspirados por experiências não vividas anteriormente.

 

Se exponha a culturas diferentes

Nada nos engrandece mais do que sair de nossa zona de conforto.

E nada nos tira mais de nosso comodismo do que estar imerso em uma cultura diferente.

Seja através do convívio com estrangeiros, da realização de viagens e intercâmbios, ou até mesmo no conhecimento a distância, através de vídeos, livros e outras mídias que possam nos ensinar sobre outras culturas.

Todo contato com o novo e diferente é bem-vindo e ajuda na construção de ideias inovadoras.

Afinal, rodeado de coisas nunca vistas, fica ainda mais fácil inovar e aprender a considerar válidas as suas ideias.

Além disso, estar em outra cultura também exige criatividade, para lidar com os “perrengues” do dia a dia fora do seu país.

Conhecer outras culturas também nos beneficia como humanos, uma vez que aumenta a chance de valorizarmos as diferenças e encontrarmos valores que nos unem a todos, independentemente de credo, estilo de vida e etc.

Consumir outras culturas, seja através de filmes, séries, livros, música e arte, também nos ajudam a ter novas ideias e encontrar novas fontes de inspiração.

Agora que você já conhece algumas formas de ter ideias inovadoras, não deixe de colocar em prática essas dicas.

E lembre-se, as melhores ideias podem ser as mais improváveis, contudo, nenhuma delas será impossível, se você acreditar.

Write A Comment