Como ser um empreendedor individual

Pinterest LinkedIn

Quando falamos sobre empreender individualmente muitas dúvidas vêm à mente. Afinal, do que se trata isso tudo? Seria um tipo jurídico de empresa? Será que já sou um empreendedor individual? Como posso me tornar um empreendedor individual?

Apesar do termo gerar algumas dúvidas ele pode ser facilmente compreendido. Para saber como ser um empreendedor individual e ter outras dúvidas respondidas, continue a leitura!

Empreendedorismo como uma realidade

O empreendedorismo tem se tornado uma solução para muitas pessoas. Entre elas, temos dois grandes grupos: aquelas que empreendem por oportunidade (sonho ou desejo) e aquelas que empreendem por necessidade.

Empreendendo por oportunidade

Pessoas que empreendem por oportunidade, são aquelas que conseguiram identificar uma grande oportunidade de negócio e então assumiram os riscos, iniciaram seu próprio negócio, investindo em uma ideia inovadora ou solucionando um problema, por exemplo.

Empreendendo por necessidade

Já quem empreende por necessidade, de forma geral, é quem busca manter-se ativo economicamente (mesmo diante do desemprego), quem busca recolocação ou transição de área de trabalho.

Então, em ambos grupos temos profissionais empreendendo individualmente.

Cenário atual

Segundo dados do Portal do Empreendedor (órgão governamental brasileiro), 2020 foi o ano com maior número de inscrições de novos empreendedores na história do país.

Ou seja, foram 1,49 milhões de novos inscritos entre os meses de março e dezembro.

Dessa forma, percebemos que as crises econômicas e sanitárias impulsionam ainda mais a necessidade de empreender. E esta pode ser uma excelente alternativa, dentro e fora do país.

Você e sua “eupresa”

No universo do empreendedorismo, é comum chamarmos de “eupresa” aquele profissional que é seu próprio gestor, seu vendedor, seu setor de marketing, seu caixa etc.

Ou seja, o empreendedor individual o qual estamos tratando neste artigo.

Se você já se identificou como um empreendedor individual (ou uma “eupresa”), saiba que, você pode profissionalizar-se ainda mais e explorar todo seu potencial empreendedor no Canadá!

Leia também: Como ter atitude empreendedora?

Profissionalize-se

Alguns passos são essenciais para que você ascenda como um empreendedor individual, independentemente de faturamento, tipo jurídico, ou outros fatores. Conheça mais sobre eles logo abaixo!

  • Consolide sua área de atuação, (caso você ainda não a tenha definido): responda as perguntas “qual serviço ou produto vou oferecer?”. Durante este processo, tenha em mente suas habilidades, conhecimentos e experiências prévias, propósito e “temperatura” do mercado;
  • Busque mais conhecimento: capacite-se ainda mais através de palestras, cursos onlines e mentorias. Adote um profissional experiente como um “tutor”. Experimente também os cursos próprios sobre empreendedorismo. Mantenha-se sempre atualizado;
  • Conheça seu diferencial: para destacar-se em meio a concorrência, é preciso ir além do esperado, entregar aos seus clientes uma experiência incrível. Para isso, estude o mercado, esteja sempre se atualizando quanto às novas tendências;
  • Use as redes sociais a seu favor: como comentamos anteriormente, o digital já é um fato no novo normal. Dessa forma, invista no seu marketing digital, utilize as ferramentas disponíveis com sabedoria. Apresente seus produtos ou serviços, traga depoimentos de clientes, esteja presente.

Empreendendo no Canadá

A atitude empreendedora, muito associada à abertura do próprio negócio, também pode estar presente na sua vida de outras formas. Seja através de uma grande mudança, participação em novos projetos, entre outros.

Empreender no Canadá, não só é possível, como também é uma verdade. Para ficar conectado com o que há de mais atual sobre o país, continue navegando por nosso site!

 

Conheça o E-book: 9 dicas de ouro para começar a empreender no Canadá

 

Write A Comment