Se você olhou para o termo “pivotar” e fez uma careta, fique tranquilo. Ele é um pouco mais desconhecido em empresas mais tradicionais, sendo muito utilizado em startups e até pela comunidade do Vale do Silício.
No entanto, de modo algum é exclusivo a estes modelos de negócios e pode até te ajudar a crescer durante a pandemia.
Para compreender melhor do que se trata e conhecer uma das técnicas utilizadas por grandes empresas inovadoras, basta continuar a leitura deste artigo!
O que é pivotar?
Em alguns esportes existe o pivot, também conhecido como pivô. Ele é o jogador que mantém sua posição, mas ao mesmo tempo, analisa todas as possibilidades para ter mais chances de marcar pontos para o seu time.
Nos negócios, muitas vezes é comum que o empreendedor se depare com situações muito difíceis e arriscadas para a empresa.Eric Ries é um norte americano que trabalhava com startups de alta tecnologia e desenvolveu um método chamado “Lean Starturp” em que a empresa passa constantemente por análises de desperdícios e tem como base três etapas: construir, medir e aprender.
Na segunda e terceira etapa, ele passou a inserir o termo pivot para traçar estratégias de acordo com as possibilidades, assim como os jogadores pivot fazem durante as partidas, e tornar os modelos de negócios mais eficientes.
Mas não se engane, pivotar vai muito além de apenas analisar novas possibilidades. Ela inclui a mudança brusca e ágil de foco e exige muita análise e planejamento para que proporcione eficiência.
Por que pivotar durante a pandemia?
A pandemia de Covid-19 trouxe novos desafios e causou mudanças drásticas na sociedade. Com isso, mesmo empresas que tinham sucesso e eram líderes em seus setores, precisaram se reinventar rapidamente.
O momento forçou empreendedores de empresas grandes, médias e pequenas a obter conhecimento e encontrar novas maneiras de divulgar e vender seus produtos e serviços para atrair e fidelizar clientes.
Considerando que o pivô consiste na alteração das direções que estavam sendo realizadas para testar novas hipóteses para o core business da empresa, o momento acaba se tornando essencial para realizá-lo.
Como pivotar a empresa?
Pivotar não se resume a mudar o produto. Um pivô pode significar a mudança do segmento de clientes, o modelo de negócios, realizar parcerias, investir em novas atividades, canais de divulgação e muitas outras estratégias.
Inclui também pensar em novas maneiras de interagir com os clientes para que eles possam ter um life time value maior, ou seja, para que passem mais tempo adquirindo produtos da sua empresa, seja comprando novos produtos ou pagando por serviços recorrentes.
Agora durante a pandemia, está na hora de descobrir como participar mais ativamente do mercado e enxergar oportunidades significativas que surgiram. Pense em como você pode:
- Chamar a atenção dos consumidores neste momento;
- Se adaptar para gerar mais receita;
- Criar estratégias para campanhas bem sucedidas.
As estratégias devem ser realizadas rapidamente e otimizadas de modo constante, afinal, o cenário atual demanda essa adaptação mais do que nunca. Veja como diversas corporações que não investiam online passaram a fazê-lo, muitas vezes da noite para o dia. A necessidade os forçou a isso para se manterem ativos e fortes no mercado.
E você, quando vai pivotar a sua empresa? Ou vai preferir esperar e correr o risco de ficar para trás?