Visto & Imigração

Como comprar casa no Canadá? Descubra!

Pinterest LinkedIn Tumblr

Se você vai empreender no Canadá e pretende se fixar no país, a compra de um lugar todinho seu pode ser vantajosa. Porém, assim como em qualquer lugar do mundo, antes de comprar casa no Canadá, você precisará tomar alguns cuidados e seguir passos para não se arrepender depois. 

Quer saber como funciona esse processo no país? Continue a leitura do artigo!

Planejamento e pesquisa

Toda boa escolha começa com essas duas ações. Planejar e pesquisar bem na cidade, conversando com amigos, nos sites, jornais, revistas, vai te dar uma ideia do preço médio dos imóveis da região que você pretende morar.  Se você vai imigrar com a família, confira também as escolas da região, transporte público, hospitais e outros pontos que são importantes para o dia a dia. 

Em grandes cidades como Toronto e Vancouver, o mercado imobiliário é muito aquecido, com uma procura acima da demanda, fazendo com que os valores sejam mais altos e as vendas mais rápidas.

Auxílio de profissionais

No Canadá, os profissionais que atuam como corretores de imóveis são os realtors. Apesar da profissão ser semelhante, os realtors possuem uma atuação mais independente, com regras de acordo com a província.

Mas não é somente do realtor que você precisará, na verdade, também é necessário o acompanhamento de um  real state lawyer (advogado especializado no mercado imobiliário), um inspetor e o mortgage broker, que ajudará a avaliar seu perfil e emitir um pre-approval, uma pré-aprovação para compra de um imóvel de determinado valor.

Processo de compra

Você pode conferir diversos imóveis para alugar no site Realtor.ca. Caso tenha ajuda do realtor, fique tranquilo, pois a porcentagem da comissão é paga pelo vendedor e não pelo comprador. Os imóveis geralmente recebem lances de diversos interessados, por isso, uma prática comum é dar um depósito de segurança junto com a oferta para mostrar interesse.

Esse valor fica em uma  trust account e, se houver desistência antes da assinatura do contrato, o valor volta para a conta de seu proprietário. Caso a proposta seja aceita, é firmado um contrato condicional até que o financiamento do comprador seja aprovado e ele possa vistoriar a casa.

Mas fique atento: o governo provincial solicita, geralmente 5% do valor da entrada, mas quem chegou a pouco no país pode ter que pagar até 35%. Para economizar no seguro, o ideal é pagar no mínimo 20% do valor total do imóvel como entrada.

Com o financiamento aprovado e a vistoria realizada, o contrato é fechado e, a partir dessa fase, o comprador não recebe mais o valor do depósito de segurança caso desista da compra.

Custos e taxas

O primeiro custo será a hipoteca, que costuma ter duração média de até 30 anos. Também será necessário pagar os honorários do advogado, a taxa da inspeção, o seguro (se o valor da entrada for abaixo de 20%) despesas mensais (água, luz, condomínio), a Property Tax, uma espécie de IPTU e outros impostos.

Se você tem vontade de comprar casa no Canadá, nós podemos te ajudar a realizar o primeiro passo, que é o processo de imigração com segurança e economia, além de prestar o suporte que você precisa no país. Quer saber mais? Entre em contato conosco!

Write A Comment