Comunidade

Como funciona a aposentadoria no Canadá? Saiba agora!

Pinterest LinkedIn Tumblr

Você passou anos contribuindo com o INSS e agora que vai se mudar para o Canadá está pensando no que acontecerá com os valores acumulados? Não se preocupe, neste artigo falaremos sobre essa questão e também informações importantes sobre os planos de aposentadoria no Canadá. Confira!

Os anos de contribuição para o INSS são aceitos no Canadá?

A boa notícia é que sim. Os anos de contribuição são aceitos no Canadá, graças a um acordo feito entre os países. Isso porque existem dois tipos de planos de aposentadoria no Canadá: o Canada Pension Plan (CPP) e o Old Age Security Program. Conheça-os melhor abaixo.

Canada Pension Plan

É a previdência governamental canadense, parecida com a brasileira, ela proporciona uma renda para o contribuinte e para os familiares em casos de invalidez, aposentadoria ou morte. Ela é paga obrigatoriamente por qualquer trabalhador com mais de 18 anos que esteja empregado em empresas canadenses, sendo que o percentual máximo de contribuição é de 4.95% e a empresa contribui com a mesma porcentagem. Autônomos pagam duas vezes.

Quanto a idade para se aposentar, o mínimo é 60 anos, mas quem se aposenta antes dos 65 anos tem o valor reduzido em 0,6% ao mês. A idade máxima é de 70 anos e, ao passar dos 65 anos, a pessoa recebe um acréscimo de 0,7% ao mês.

O valor da aposentadoria muda conforme fatores como idade, tempo de contribuição e ganhos médios ao longo da vida profissional. No entanto, de acordo com o site do governo, costuma ficar entre $696,56 CAD e o máximo é de $ 1.175,83 CAD. O próprio site tem uma calculadora para saber uma média de quanto você poderia receber mensalmente.

Old Age Security Program

Neste plano de aposentadoria no Canadá o que conta é a idade, não o tempo de contribuição. Isso porque ele é um fundo de pensão dos idosos e o valor vem de um montante que é retirado do pagamento dos impostos.

Para recebê-lo é preciso ter morado no Canadá por mais de 40 anos e nos últimos 10 anos anteriores à aplicação, não ter saído do país por mais de seis meses. É possível recebê-lo um mês depois de completar 65 anos.

De acordo com o site do governo canadense, o valor máximo para o recebimento do OAS é de $613.53 CAD (visto em setembro de 2020), sendo que é possível aumentar esse valor um pouco mais a cada mês que decidir atrasar o primeiro pagamento. Além disso, outros fatores também podem contribuir para aumentar o valor, como uma renda baixa. Rendas mais altas fazem com que o indivíduo perca o direito a receber os valores.

Os canadenses costumam investir em previdência privada

Diferente do que ocorre aqui no Brasil, os canadenses costumam investir mais em previdência privada para assegurar uma vida confortável no futuro. Mais da metade da população conta com alguma das opções de investimento da previdência privada e o motivo é simples: o valor da aposentadoria no Canadá não é suficiente para uma vida realmente confortável.

Inclusive, algumas empresas canadenses incluem em seu plano de benefícios um plano de aposentadoria ou poupança privada. Portanto, ainda que você consiga utilizar o seu tempo de contribuição do Brasil para obter a aposentadoria pelo CPP, o indicado é se planejar para ter outros meios de investimentos e poupar dinheiro.

Se você já mora no Canadá e deseja aplicar para receber a aposentadoria, acesse o site do governo e preencha os documentos solicitados.

Agora, se você ainda está planejando a sua imigração, pode contar conosco. Nós já auxiliamos diversos brasileiros a virem para o Canadá. Entre em contato com nossos consultores para que possamos auxiliá-lo!

Write A Comment